segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Professor Sanfelici da Unicamp

Professor Sanfelici da Unicamp

No ano de 96 ou 97 o Professor Sanfelici da Unicamp foi à Unesp de Presidente Prudente e ali deu um curso sobre Marxismo, vários dias explicando as suas várias facetas para estudantes e professores. Como estudantes da Geografia convidaram Adamir Gerson para assistir às aulas eis que Adamir Gerson ali se achou presente.

E um dia quando Professor Sanfelici explicava de como a consciência é o resultado das tramas sociais, os indivíduos expressam a realidade em que vive uma professora nissei se levantou e dirigiu ao palestrante a pergunta: se é assim porque na minha casa tenho vários filhos e cada um é totalmente diferente do outro? Vivem a mesma realidade social, não é para terem um comportamento social similar?

Professor Sanfelici proveu a ela uma resposta? Ora, se proveu resposta não sabemos, mas que sassaricou, sassaricou, isto ele fez.


Quando o Filho do homem chegar com glória, e com o seu grande poder separar uns dos outros, o trigo do joio, pondo os bodes à sua esquerda, mas as ovelhas à sua direita, então dirá para o Materialismo Histórico: Vinde benditos de meu Pai e possuí o reino vos preparado desde a fundação do mundo. Pois tive fome, e vós me destes algo para comer; fiquei com sede, e vós me destes algo para beber. Eu era estranho, e vós me recebestes hospitaleiramente; estava nu, e vós me vestistes. Fiquei doente, e vós cuidastes de mim. Eu estava na prisão, e vós me visitastes. Mateus 25.34.40. E quando o Filho do homem acabar de proferir estas palavras então o anjo que o assiste abrirá a Arca do Pacto, onde estão as duas tábuas da Lei, o jarro com o maná e a vara de Arão da qual saíram brotos, floresceu e frutificou amêndoas maduras, e fará sair dela uma coroa régia coberta com toda sorte de pedra preciosa e a colocará nas mãos do Filho do homem. Então a colocará sobre a cabeça do Materialismo Histórico com as palavras: Vós sois os reis que haveriam de reinar os mil anos e a eternidade sem fim com o Cristo. E se sentará no trono. E quando passar três minutos, de silêncio absoluto, então um segundo anjo que também o assisti baterá palma. Então o Filho do homem se porá novamente de pé e, dando um giro de 180 graus, se dirigirá ao Materialismo Filosófico, posto à sua esquerda, e lhe proferirá a sentença: Apartai-vos de mim, obreiro da iniqüidade, pois eu nunca vos conheci!

Lembrando que o Materialismo Histórico é o revolucionário em luta para a superação do capitalismo e o estabelecimento de uma nova sociedade, em que a riqueza produzida por todos é usufruída por todos. Luta para o estabelecimento da sociedade prescrita por Paulo: Que cada um persista em buscar, não a sua própria vantagem, mas a da outra pessoa. ICoríntios 10.24.

E quem é o Materialismo Filosófico? É o cara que plantou bananeira e achou que o mundo estava invertido em Platão e em Hegel. Continuando de bananeira, e tudo girando à sua volta, piorou, pois acabou indo mais além achando que Platão e Hegel inventaram um mundo que não existia. E, a partir de então, se lançou em uma luta de vida ou morte para banir da sociedade e da consciência das pessoas tudo que diz respeito ao Idealismo Filosófico, Religião, Deus, transcendentalidade e autonomia do pensamento, conceitos como História Cristofinalizada e etc.

O Materialismo Filosófico é o cara que fica sentado em torre de marfim, um trono armado em Universidades, em especial as públicas, e quando jovens secundaristas entram na Universidade e em contato natural com as ciências sociais acabam se despertando para o socialismo então este cara começa a trabalhar na sua mente, pouco a pouco corroendo a sua crença religiosa, apresentada por ele como resquício da fase infantil do pensamento e da humanidade, até que se torna um com eles. Depois da queda do socialismo estes jovens não estão abraçando mais nada, nem fé religiosa, nem socialismo, senão que a gandaia do divertimento que os meios de comunicação lhes enfiam guela dentro.

Os partidos de esquerda estão cheios destes cães de guarda, zelosos da “pureza da doutrina”. PC do B, PCB, PCO, PSTU, PSOL. No início da década de 80 se lançaram a uma luta contra as Cebs que então era a espinha dorsal do PT em nascimento. A todo custo queriam impedir o crescimento das Cebs no PT a quem chamavam pejorativamente, depreciativamente, de “igrejeiros”. O trabalho dos “igrejeiros” não era analisado por eles de forma positiva, mas o germe de um socialismo religioso.

É um fato que no final da década de 30, alguém percebeu que a revolução e o socialismo iriam acabar sendo destruídos pelos ateus que cada vez mais ocupavam os espaços no partido e no governo e imprimiam a sua visão de mundo onde podiam. Horkheimer, que não logrou sucesso porque ele também carregava no corpo o mesmo tumor. Apenas que nele o tumor começou a se desenvolver, ao passo que nos demais o mesmo continuou calado e calado fazendo a sua obra. Depois foi a vez da Teologia da Libertação, que em surdina tentou arrancar o socialismo do domínio dos ateus e o colocar sob domínio dos católicos. Também fracassou. Perdeu o domínio do PT e perdeu-se a si mesmo.


Mas, quando se sabe que o fim do PT trará o domínio da direita fascista, porque as forças do socialismo são raquíticas, por conta deste câncer que lhe rouba as forças e as energias, então Adamir Gerson, que de posse do pero sin perder la ternura jámas vinha tentando esclarecê-los sobre a real natureza do Materialismo Filosófico, que o socialismo pode viver muito bem sem ele,  bem, a verdade é que Adamir Gerson, o Novo Che, deu um giro de 180 graus e lançou mão do Hay que endurecerse. Ou as esquerdas se livram desta ferramenta de pensamento ou o imperialismo e o fascismo ainda irão ter muitos anos de vida pela frente. Porque, a quem interessa um pensamento que afasta as massas religiosas do socialismo quando se sabe que o socialismo é a sua casa natural? Afinal qual é a base da Religião senão que o amor ao próximo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário