terça-feira, 29 de maio de 2012

As Derrotas Bolchevique e Hebréia


A História registra, ao longo dos tempos, a similitude entre dois movimentos sociais de libertação, o hebreu e o russo-proletário. No caso hebreu, Moisés, por ter tomado o lado dos escravos, acabou fugindo para o exílio. Mas voltou, e ao se unir com seu irmão Arão, então os dois foram libertar os escravos e os conduzir para Canaã, a terra da promessa que manava leite e mel, para o lugar que tempos antes Abraão creu seria o lugar de descanso de sua descendência oprimida. E realmente eles escaparam do Egito e marchou rumo de Canaã.

Mas, quando iam longe, os egípcios reagiram, dizendo: Que é que fizemos, despedindo Israel de trabalhar como escravos para nós? De modo que aprontou suas forças militares e foi atrás do povo. E o povo quando olhou para trás e viu os egípcios marchando em sua retaguarda, então ficou muito amedrontado. Pois, deveras, à sua frente estava o mar, e atrás vinham os egípcios, de modo que ficaram literalmente sem saída.

Mas então houve a intervenção divina, partindo as águas do Mar, com os escravos o atravessando em solo seco. E os egípcios que entraram logo atrás foram todos mortos, pois as águas se fecharam novamente.

Bem, tudo isto veio a acontecer com o movimento revolucionário proletário. Lênin, por ter tomado o lado dos oprimidos, acabou fugindo para o exílio. Mas voltou e ao se juntar com Trotsky, em maio de 17, então os dois foram fazer a revolução. E libertaram os oprimidos, os guiando na direção do socialismo, para o lugar que tempos antes Marx creu seria o lugar de descanso dos trabalhadores.

E aconteceu que quando o povo se libertou dos opressores, então as nações imperialistas reagiram. E invadiu a Rússia revolucionária por todos os flancos, franceses, turcos, ingleses, japoneses, americanos, ao todo quatorze nações (mas Paulo Francis disse de Nova Yorque que foram 21 nações que invadiram a Rússia naquele ano de 1918, nações covardes, como ele mesmo disse, arrastando os erres).

Mas, três anos depois os revolucionários emergiram vitoriosos. Venceram tanto a resistência do Mar, a contra-revolução interna, como as forças dos egípcios que vinham na sua retaguarda, as nações imperialistas.

Mas, há um fato para também ser analisado: Tanto os escravos saídos do Egito como os bolcheviques conheceram duas derrotas. Duas únicas. E certamente que as duas são da mesma natureza, tipo e antítipo.

Vamos à derrota dos escravos hebreus: A isso me respondestes e dissestes: Pecamos contra Javé. Nós – nós subiremos e lutaremos de acordo com tudo o que Javé, nosso Deus, nos mandou. Assim, cada um de vós vos cingiu das suas armas de guerra e achou que era fácil subir ao monte. Javé, porém, me disse: Dize-lhes: Não deveis subir e lutar, porque não estou no vosso meio, para que não sejais derrotados diante de vossos inimigos. De modo que vos falei e vos não escutastes, mas começastes a comportar-vos rebeldemente contra a ordem de Javé e a ficar todo exaltados, e tentastes subir ao monte. Os amorreus que moravam naquele monte saíram então ao vosso encontro e foram no vosso encalso, assim como fazem as abelhas, e vos desbarataram em Seir, até Hormá. Depois voltastes e começastes a chorar perante Javé, mas Javé não escutou a vossa voz, nem vos deu ouvidos. (Deuteronômio 1.41-45).

E qual foi, então, a derrota bolchevique? Certamente que o exército bolchevique foi deveras muito vitorioso, mas ele conheceu uma derrota feia, como feia foi a derrota dos escravos hebreus diante dos amorreus. E qual foi ela? A derrota de 1920 frente aos poloneses!

E chama à atenção que não somente os escravos hebreus ACHARAM QUE ERA FÁCIL SUBIR AO MONTE como os bolcheviques acharam que era fácil vencer os poloneses. E invadiram a Polônia (subiram ao monte onde estavam os amorreus), chegaram aos portões de Varsóvia, mas uma coalizão de forças caiu sobre eles COMO ABELHAS e os expulsaram de volta ao seu país.

A derrota bolchevique frente aos poloneses teria sido a primeira derrota da revolução mundial, tanto invocada por Trotsky? Certamente, pois a intenção dos bolcheviques era após vencer na Polônia então partir para a libertação de outros países, até conseguir toda a Europa.

Foi a lição da derrota na Polônia que dialeticamente engendrou a nova tática de luta: abandonar a ideia de revolução mundial e concentrar a construção do socialismo em um único lugar. E depois, na medida do possível, ir ajudando outros povos.

Os escravos hebreus quando saíram da casa dos escravos rumo à terra da liberdade em meio a grandes conquistas eles experimentaram uma derrota, uma única derrota. E a história voltou a se repetir com os bolcheviques. Depois de experimentarem grandes vitórias eles conheceram uma derrota. Uma única derrota. Haveria alguma ligação entre elas. A derrota bolchevique foi o antítipo da derrota dos hebreus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário