quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Leonardo Boff e o Socialismo Celestial

Leonardo Boff e o Socialismo Celestial

Em muitos escritos de Adamir Gerson Leonardo Boff é apresentado como o momento em que a Parúsia dá partida no motor para começar a sua longa caminhada do Milênio e da eternidade; e quando seus motores roncam, engatado – as massas saindo de sua inércia e estagnação política e avançando para conquistar o que lhe pertence por direito divino – já é o socialismo celestial. O seu longo processo da restauração de todas as coisas. E é isso mesmo. O que Leonardo Boff escreve abaixo faz jus a tudo isto que Adamir Gerson tem dito a seu respeito.

Senão vejamos, analisando apenas o que abaixo escreveu Leonardo Boff: A redução atual do crescimento representaria uma reação sábia da própria Terra que nos passa este recado: “parem com a idéia tresloucada de um crescimento ilimitado, pois ele é como um câncer que vai comendo todas as células sãs; busquem o desenvolvimento humano, dos bens intangíveis que, este sim, pode crescer sem limites como o amor, o cuidado, a solidariedade, a compaixão, a criação artística e espiritual”.

Basta ver que em artigos passados Adamir Gerson tem falado do socialismo celestial como nele tudo se fazendo novo, a começar que os homens trabalhariam sim, mas apenas quatro dias na semana, e os três restantes seriam dedicados ao trabalho e crescimento do espírito. Ao longo da história os homens sacrificaram o espírito para desenvolver as máquinas; chegou o tempo dos homens usarem as máquinas para desenvolver o espírito. As máquinas trabalhariam e os homens se dedicariam à vida do espírito. Destarte, a sexta-feira seria um dia do descanso do intelecto. Um dia de intensa atividade cultural, em que, através da dança, do teatro, da música, se reviveria todas as culturas que se manifestaram ao longo da História. Todas elas. Desde aquelas que enchem livros até aquelas que aparecem apenas em notas de rodapé de livros. O sábado seria o dia dedicado ao descanso da alma. O dia de se ir aos templos, o dia de se orar abertamente a Deus, o dia de se visitar os que estão enfermos, de levar amor e solidariedade aos que estão sofrendo. O dia da leitura dos livros sagrados. E o domingo seria um dia dedicado ao descanso do corpo. O dia em que se praticaria todo tipo de esporte constante no espírito olímpico. Dia das competições esportivas.

Esse modelo precisa ser revisto e não melhorado, mas findado. Já pensou com o desenvolvimento tecnológico que temos, e cada vez mais aumentando as suas descobertas, e os homens trabalhando como loucos?

Então temos de levar às pessoas um conhecimento genuíno do socialismo celestial, a saída para este mundo vil e cruel, como disse um amigo na internet.

Leonardo Boff
Teólogo/Filósofo
A Terra se defende: faz diminuir o crescimento

Hoje é vastamente aceita e entrou já nos manuais de ecologia mais recentes (cf.R. Barbault, Ecologia Geral, Vozes 2011) a idéia de que a Terra é viva. Primeiramente, ela foi proposta pelo geoquímico russo W.Vernadsky na década de 1920 e retomada, nos anos de 1970, com mais profundidade por J. Lovelock e entre nós por J. Lutzenberger, chamando-a de Gaia. Com isso se quer significar que a Terra é um gigantesco superorganismo que se autoregula, fazendo com que todos os seres se interconectem e cooperem entre si. Nada está à parte, pois tudo é expressão da vida de Gaia, inclusive as sociedades humanas, seus projetos culturais e suas formas de produção e consumo. Ao gerar o ser humano, consciente e livre, a própria Gaia se pôs em risco. Ele é chamado a viver em harmonia com ela mas pode também o romper o laço de pertença. Ela é tolerante mas quando a ruptura se torna danosa para o todo, ela nos dá amargas lições. 

Todos estão lamentando o baixo crescimento mundial, especialmente nos paises centrais. As razões aduzidas são múltiplas. Mas para uma visão da ecologia radical, não se deveria excluir a interpretação de que tal fato resulte de uma reação da própria Terra face à excessiva exploração pelo sistema produtivista e consumista que tomou conta do mundo. Ele levou tão longe a agressão ao sistema-Terra a ponto de, como afirmam alguns cientistas, inauguramos uma nova era geológica: o antropoceno, o ser humano como uma força geológica destrutiva, acelerando a sexta extinção em massa que já há milênios está em curso. Gaia estaria se defendendo, debilitando as condições do arraigado mito de todas as sociedades atuais, inclusive a do Brasi:do crescimento, o maior possível, com consumo ilimitado. 

Já em 1972 o Clube de Roma se dava conta dos limites do crescimento, este não sendo mais suportável pela Terra. Ela precisa de um ano e meio para repor o que extraimos dela num ano. Portanto, o crescimento é hostil à vida e fere a resiliência da Mãe Terra. Mas não sabemos nem queremos interpretar os sinais que ela nos dá. Queremos continuar a crescer mais e mais e, consequentemente, a consumir à tripa forra. O relatório “Perspectivas Econômicas Mundiais” do FMI, prevê para 2012 um crescimento mundial de 4,3%. Vale dizer, vamos tirar mais riquezas da Terra, desequilibrando-a como se mostra pelo aquecimento global. 

A “Avaliação Sistêmica do Milênio” realizada entre 2001 e 2005 pela ONU, ao constatar a degradação dos principais itens que sustentam a vida advertiu: ou mudamos de rota ou pomos em risco o futuro de nossa civilização. 

A crise econômica-financeira de 2008 e retornada agora em 2011 refuta o mito do crescimento. Há uma cegueira generalizada que não poupa sequer os 17 Nobeis da economia, como se viu recentemente no seu encontro no lago Lindau no sul da Alemanha. À excessão de J. Stiglitz, todos eram concordes em sustentar que o marco teórico da atual economia não teve nenhuma responsabilidade pela crise atual (Página 12, B. Aires, 28/08/2011). Por isso, ingenuamente postularam seguir a mesma rota de crescimento, com correções, sem se dar conta de que estão sendo maus conselheiros. 

Mas importa reconhecer um dilema de difícil solução: há regiões do planeta que precisam crescer para atender demandas de pobres, obviamente, cuidando da natureza e evitando a incorporação da cultura do consumismo; e outras regiões já super desenvolvidas precisam ser solidárias com as pobres, controlar seu crescimento, tomar apenas o que é natural e renovável, restaurar o que devastaram e devolver mais do que retiraram para que as futuras gerações também possam viver com dignidade, junto com a comunidade de vida.

A redução atual do crescimento representaria uma reação sábia da própria Terra que nos passa este recado: “parem com a idéia tresloucada de um crescimento ilimitado, pois ele é como um cancer que vai comendo todas as células sãs; busquem o desenvolvimento humano, dos bens intangíveis que, este sim, pode crescer sem limites como o amor, o cuidado, a solidariedade, a compaixão, a criação artística e espiritual”. 

Não incorro em erro na crença de que está havendo ouvidos atentos para essa mensagem e que faremos a travessia ansiada

Um comentário:

  1. Adamir: vc poderia se alongar um pouco mais nas diferenças entre a antiga teologia e a nova.
    abs

    ResponderExcluir