sábado, 10 de setembro de 2011

Porque o Partido Celestial e o Futuro do PSOL

PORQUE O PARTIDO CELESTIAL E O FUTURO DO PSOL

Quando o PT estava nascendo, naquele início da década de 80, então Adamir Gerson ouviu do Professor José Caetano, que então estava fundando o PT na cidade de Presidente Prudente e região, que PT e Lula representavam no Brasil a chegada de Lênin do exílio. Lula e PT eram o Lênin brasileiro a criar em terras tupiniquins o poderio político-econômico que Lênin criou na Rússia.

E já naquela oportunidade Adamir Gerson contestou, dizendo que PT e Lula representavam no Brasil, não a chegada de Lênin, mas a chegada dos mencheviques. Lula não representava Lênin, mas, sim, Kerensky; e a militância petista representava tão somente a militância menchevique.

E passado trinta anos podemos dizer que Adamir Gerson estava carregado de razão. Senão vejamos: Kerensky, na oposição revolucionária, prometia acabar com toda e qualquer opressão na Rússia e criar uma nova pátria em que o povo russo deixaria de ser escravo para ser senhor de seu próprio destino. Um povo livre. No entanto quando teve a oportunidade do poder o que se viu foi Kerensky fazendo aliança com o direitista Partido Liberal Cadete, e no lugar de trazer as profundas transformações que constavam nos seus discursos inflamados o que se viu foi ele procurando meios para através de marolas fazer funcionar um sistema que se revelara perverso. Não tratava de criar mecanismos para criar o novo sistema, mas tão somente através de falcatruas políticas remendarem o velho.

E mais, o que dizer da aliança política criada por Lula e chefes do PT? Difere da aliança política criada por Kerensky? As forças mortas do antigo regime que infestavam a aliança política criada por Kerensky não são elas mesmas que infestam a aliança política criada por Lula e PT?

Mas há esperança. Há esperança para o povo brasileiro. Porque naqueles dias em que Kerensky se juntava às forças mortas do antigo regime, confiando no seu apoio e não no apoio popular, no seu costado deu-se a chegada de Lênin do exílio. E Lênin, lançando nova luz sobre aqueles acontecimentos políticos, causou um racha espetacular nas hostes mencheviques: os que eram portadores de luz e eram críticos se passaram instantaneamente para o lado de Lênin e da revolução verdadeira, ao passo que os portadores da inanição política continuaram seguindo cegamente os chefes mencheviques.

Ora, uma vez que o PT representa no Brasil os mencheviques isto significa dizer que há uma força política para se manifestar no Brasil que de fato corresponde à chegada de Lênin do exílio. E estas forças políticas são os celestiais.

Os celestiais irão repetir pura e simplesmente o bolchevismo? Se assim for isto é a farsa de que falou Marx. O PT quando nasceu queria repetir puro e simples o bolchevismo. Seus líderes prometiam destruir a burguesia e construir no Brasil o socialismo. Por isso o PT se revelou uma farsa com o seu vermelho se transformando no roxo. Porque não compreendiam o Brasil. O Brasil vinha sendo preparado, não para repetir, mas para superar o bolchevismo. O bolchevismo foi fruto de um tempo, em que o capitalismo era mais do que selvagem, uma selvageria que foi amortecida pelo próprio avanço do socialismo que fez criar anticorpos sociais de defesa nas hostes opressoras.

Mas, porque já naquele início da década de 80 Adamir Gerson tinha plena consciência de que o Brasil não iria repetir puro e simples a Rússia, mas iria ser berço de um novo socialismo? Porque um profeta então tinha pleno conhecimento de que o bolchevismo na Rússia era tão somente a Razão Universal criando o antítipo ao Judaísmo. A volta de Lênin do exílio e se juntando a Trotsky e os dois fazendo a revolução e guiando o povo na direção do socialismo foi deveras o antítipo da volta de Moisés do exílio e o seu ajuntamento a Arão e os dois quebrando as algemas de Faraó e principiando a guiar o povo liberto na direção de Canaã.

Mas, Moisés e Judaísmo eram meio e não fim. A sua libertação particular veio preparar o caminho para a libertação universal. O escopo da ação de Deus era a libertação da inteira humanidade e não apenas de uma sua parcela. E tal começou a se dar com Jesus e os cristãos. Um novo Abraão. Um novo Moisés. Um novo Josué.

Eis porque Adamir Gerson já naquele início da década de 80 dizia que o Brasil não iria repetir puro e simples a Rússia: Porque se na Rússia iria dar-se a repetição da libertação particular israelita a verdade é que no Brasil iria dar-se a repetição da libertação universal trazida por Jesus. E não era por acaso que enquanto na Rússia crescia as forças políticas do socialismo, aqui no Brasil crescia na mesma proporção as forças religiosas do cristianismo, representadas no espetacular crescimento do pentecostalismo e depois dele no crescimento da Renovação Carismática. Movimentos espirituais é verdade, mas necessários ao socialismo, pois ao ensinar às massas populares o amor ao próximo dessa forma, inconscientemente, prepara os corações para a semente do socialismo. Eis porque foi dito é socialismo novo, porque reconhece importância fundamental à religião, ao contrário do tradicional que a via e vê como empecilho.

E a verdade é que a libertação trazida por Jesus se dava fundamentalmente no ventre da liberdade e era dirigida a todos. A liberdade, no corpo das boas novas, teve então o poder de fazer até mesmo que ricos vendessem suas propriedades e dispusessem o valor para ser usufruído por toda a comunidade. Fazia com que muitos trocassem as riquezas materiais pelas riquezas espirituais.

Então a importância que enxergamos no PT é que ele sim veio preparar o caminho para os celestiais, chamados na Palavra de Deus de “reis do nascente do sol” (Apocalipse 16.12) (Reis do Nascente do Sol encontra fundamento tipológico na aliança de medos e persas que conquistou e libertou o povo de Deus do jugo de Babilônia. Será hoje a aliança de cristãos e socialistas a libertar a inteira humanidade do jugo do imperialismo). Destarte, o PT é preparação porque os celestiais trás em si a idéia de aliança, mas no lugar desta aliança onde forças vivas têm de conviver com forças mortas, a nova aliança será formada pelas forças vivas que foram parturiadas no ventre da Reforma Protestante, no ventre do Concílio Vaticano II e no ventre de um socialismo que é movido por sentimentos de amor e não por sentimentos de vingança e de retaliação. O PT inaugurou para as forças de esquerda a idéia de aliança com o diferente, mas os celestiais a levarão a sublimação histórico-dialética ao convergir para um centro comum todas as forças que tiveram existência pelo sopro do Espírito. A sua unificação.

Estamos, pois, convidando a todos vós, estudantes, professores, intelectuais, sindicalistas, católicos, evangélicos, para a criação do Partido Celestial. Uma vez o Partido Celestial sendo criado em Araçatuba com certeza os seus núcleos irão se espalhar por todo o Brasil. Mesmo porque sabemos que não somente a militância de vida do PT virá para o nosso lado, mas também de todos os partidos de esquerda. O PSOL não vingou porque quem iria ocupar o lugar do PT seria o PCelestial, portador de liberdade e igualdade na forma, portador de liberdade e igualdade no conteúdo.

Não vingou, é verdade, mas poderá estar vingando agora. Pelo seguinte: O que é o PCelestial? É simplesmente a chegada daquele dia que segundo o profeta Malaquias chegaria ardendo como fornalha, reduzindo a restolho os presunçosos e os praticantes de iniqüidades. Iria devorar a todos os iníquos, não lhes deixando nem raiz e nem galhos. Mas, para os que temem a Deus, faria brilhar sobre eles o sol da justiça. Adjetivação esta que os cristãos souberam muito bem substantivar. De fato, este Sol da Justiça só tem uma referência: Jesus de Nazaré, chegando para iluminar a terra e a curar de todos os seus males.

Mas, há o mistério da semente. De fato, a semente esconde em si o precioso fruto que ao seu tempo vem à existência. E o PSOL pode sim ser esta semente escondendo o precioso fruto Sol da Justiça que agora chegou o tempo da sua manifestação.

Pelo seguinte: imediatamente após ter passado sobre Araçatuba aquele fogo ardente, que os meios de comunicação o mostraram como fenômeno raro da natureza – dado as suas imagens parecia que era um homem em fogo atravessando a rodovia – a verdade é que imediatamente após a passagem daquele fogo as boas novas de Jesus, segundo o que Ele revelou a Adamir Gerson, começaram a frutificar no coração e na mente de Edson Maciel, funcionário público que na cidade é líder do PSOL.

Vez após vez recebendo informes do socialismo celestial, amadurecendo nos seus ideais de convergência do povo cristão com o povo socialista, no espírito de Edson Maciel veio se formando a convicção de que o futuro político das forças pelo socialismo passará fatalmente pelo socialismo celestial. Num país em que as massas trabalhadoras na quase sua totalidade têm filiação religiosa, partidos políticos que não compactuam com a sua cultura estão fadados ao desaparecimento. Quer dizer, partidos políticos que portam barreiras que impedem a sua comunicação com esta cultura estão fadados ao desaparecimento. O próprio PT conheceu auge justamente por causa da militância religiosa das Cebs e do MEP.

Cada vez mais se inclinando para o PCelestial (porque cada vez mais se convencendo da importância do Cristianismo para a transformação do Brasil), a ponto de ter pedido informações como andava a construção do Partido, um fato aparentemente isolado pode ter sido a causa da “cisão” hegeliana: o militante do PSOL J_M_Benitez (deva ser de Porto Alegre) se referiu a Adamir Gerson como “canalha”. E segundo esse Benitez canalha porque mistura religião com socialismo. E isso pesou na decisão de Edson Maciel porque não se trata da opinião isolada de um militante, mas é uma opinião compartilhada por um grupo grande do partido. Poucos dizem o que disse Benitez, mas muitos pensam o que pensou Benitez. O que permitiu a ele descobrir as causas das dificuldades do Partido em crescer no meio das massas populares. E daí a sua completa inclinação para a criação do PCelestial.

Mas, não foi dito que o PSOL seria uma semente que esconde em si o precioso fruto do Sol da Justiça que é Jesus Cristo? O que seria isto? Uma vez que o PCelestial estaria nascendo em uma casa do PSOL, no caso Edson Maciel, de Edson Maciel ele não pode se espalhar para todas as casas do PSOL? De modo que os seus dirigentes lúcidos se inclinariam para Araçatuba, podendo, a partir de Araçatuba, começar um movimento no partido para a sua incorporação ao PCelestial? Quem sabe um Encontro na cidade onde a militância iria decidir pela incorporação, e a partir de então se levantando Aquele Fogo para todo o Brasil e a terra inteira, reduzindo a cinzas a iniqüidade, o Imperialismo, a Corte Internacional de Haia (que deixou de julgar por crimes contra a humanidade Bush e agora Obama), o sistema financeiro mundial e tudo que lhe diz respeito. De modo que o PCelestial nasceria dentro do ventre do PSOL. E a partir deste momento começar imediatamente a organizar o povo, dando a ele consciência política – o que o PSOL nunca fez nem nunca fará, pois o seu embasamento teórico está recheado de obstáculos que impedem o seu diálogo com as massas populares, pois nem só de pão vive o homem senão que de toda palavra que sai da boca de Deus – e a consciência política fazendo surgir os novos líderes, e os novos líderes indo ocuparem todas as instâncias de poder que estão nas mãos de cananeus e filisteus.

Como funciona a Justiça Eleitoral Adamir Gerson não sabe. Mas pode ser que o PSOL possa trocar o nome para PCelestial e já nas próximas eleições a sua militância disputar os cargos disponíveis pela nova sigla. Afinal o PFL mudou de nome, e parece que não teve de começar do zero.

O Sonho da Jovem Joseane

No ano de 2003, 2004, Adamir Gerson se achava na igreja Obras do Espírito Santo. Estava ali para falar das boas novas para o seu dirigente, pastor Luis Baldez (e seus frutos se manifestaram, porque no ano de 2010, pastor Luis Baldez chegou a pronunciar a frase, com esperança: novo socialismo). E chegou à igreja uma jovem por nome Joseane, vinda da igreja Nova Jerusalém. E narrou um sonho que tivera naqueles dias.

Narrando o sonho, disse que vira uma gigantesca caminhada acontecendo no centro da cidade de Presidente Prudente, lugar onde no apagar das luzes Ronaldo fez o gol que mais uma vez o levantou para o futebol. Segundo o que narrava então uma multidão imensa caminhava no centro de Presidente Prudente para o Parque do Povo. E quando a multidão ia entrar no Parque do Povo, uns clérigos parados na sua boca de entrada começaram a dizer entre si: quem deu poder para estes fazerem isto? E a grande multidão entrou no Parque do Povo e foi se postar diante de um grande palanque ali armado, ocupado pelos ministros da Palavra de Deus.

Narrando o sonho, segundo ela a grande multidão que caminhava no centro de Presidente Prudente era composta de católicos e de evangélicos; e os ministros da Palavra de Deus que enchiam o Palanque eram padres e pastores.

Narrou o sonho e pouco tempo depois retornou para a sua igreja, no entanto deixando a pergunta: o que foi fazer naquele lugar onde estava justamente o homem interessado? Por ventura que fora enviada ali pelo Deus que não faz nada sem antes revelar aos seus escravos, os profetas? De modo que Deus tinha sim esta grande caminhada para ser realizada na cidade de Presidente Prudente, caminhada esta que iria marcar o início da caminhada do período milenial, quando então todas as coisas iriam fazer-se novas, com todos os governos se passando para o domínio divino?

Os nossos olhos irão presenciar uma caminhada assim? Uma multidão enorme vinda de todas as partes do Brasil e ocupando as avenidas de Presidente Prudente, com as suas bandeiras, os seus tambores, as suas esperanças, cantando os mais belos cânticos? E lá vem, ouve-se nas suas avenidas. E todos olham naquela direção. E eis que vêm jovens carregando um gigantesco estandarte com os dizeres: 2012: O ANO EM QUE OS JUSTOS BRILHARÃO TÃO CLARAMENTE. ESCUTE QUEM TENHA OUVIDO. E atrás deles jovens empurrando um carrinho e em cima dele um livro aberto, e nas abas a inscrição, deste lado: EVANGELHO, PORTA PARA A LIBERDADE, e no outro lado: EDUCAÇÃO, PORTA PARA A IGUALDADE. Três jovens empurrando o carrinho, deste lado um jovem católico, daquele lado um jovem evangélico, com os dois jovens ladeando um jovem socialista.

E atrás do carrinho empurrado5271 pelos jovens, seis passos atrás, irão dois jovens montados cada qual em um cavalo branco. E levam ao ombro cada qual um estandarte, que segue girando em suas mãos. E quando giram deste lado aparecem a figuras de João XXIII e de John Wesley, e daquele lado as figuras de Che Guevara e de Francisco de Assis. O hay que endurecerse e o pero sin perder la ternura jámas girando em suas mãos.

E quando passam, com os estandartes de vida girando em suas mãos, então aparece o caminhão trazendo os homens e as mulheres escolhidos pelo Todo-Poderoso para começar na terra, a partir do Brasil, o governo do seu filho Jesus Cristo. Gerenciado pelos mansos que disse herdariam a terra, e que sabemos são os trabalhadores armados do amor e não do ódio revolucionário.

E em cima do caminhão vão Plínio de Arruda Sampaio, Eduardo Suplicy, Cristovam Buarque, Marina Silva, Luiza Erundina e todos os líderes do PSOL e dos partidos que compreenderam que finalmente está surgindo uma força política que vai opor-se e confrontar os desmandos do imperialismo e a vergonhosa submissão da ONU aos seus desmandos.

E a multidão, agitando as suas bandeiras, batendo fortes os seus tambores e cantando os mais belos cânticos finalmente entra no Parque do Povo e vai se postar diante do grande palanque visto em sonho pela jovem Joseane.

E depois das cerimônias concernentes ao grande dia, ao grande dia da vitória das forças do Reino, e então vai começar a justa homenagem, a mais justa das homenagens, a resposta àqueles que por debaixo do altar clamaram, dizendo: Até quando, Santo Senhor, santo e verdadeiro, abster-te-ás de julgar e vingar o nosso sangue dos que moram na terra? Então alguém ocupa os microfones e a sua voz diz (queira Deus que seja uma voz como de Zilda Arns): Estevam! E alguém no meio da multidão, previamente preparado, levanta o braço e diz: Presente! No que é acompanhado por todos no Parque do Povo que dizem: Presente! E a voz prossegue com a sua chamada, dizendo: Tiago! E alguém na multidão, previamente preparado, levanta o braço e diz: Presente! No que é seguido por todos no Parque do Povo que em uníssono respondem: Presente! “Justino!”: “Presente!” – “Agatonice!”: “Presente!” – “Sinforosa!”: “Presente!”. E quando a voz no microfone disser: “Perpétua e Felicidade!”, então duas jovens mães, com seus filhos ao colo, uma branca e outra negra, previamente preparadas, levantarão as mãos para o alto e dirão, a uma só voz: Presente! No que são seguidas por todos no Parque do Povo que a uma só voz respondem: Presente!


E depois de falar estes nomes, então a voz no microfone se porá a falar como é um lar que vive debaixo da espiritualidade cristã, como se relacionam pais com filhos, com seus vizinhos, com sua cidade, como é a sua sexualidade. E quando acabar de falar estas coisas, então a voz no microfone pedirá silêncio de três minutos. E quando os três minutos findarem então a voz no microfone dirá: “Inês!” E dentre a multidão uma jovem de doze ou treze anos, belíssima, levantará a mão e dirá: “Presente!” E imediatamente dedos femininos começarão a tirar das cordas do violino em suas mãos o som melodioso e divino do hino MAIS ALVO QUE A NEVE. E a multidão canta MAIS ALVO QUE A NEVE e lançam ao alto as rosas brancas em suas mãos que trouxeram de suas casas. E a multidão canta MAIS ALVO QUE A NEVE e lançam ao alto as suas rosas brancas, com o perfume universal de suas pétalas sendo levado pelo vento para os quatro cantos da terra e removendo dos espíritos as impurezas e os tornando mais alvos que a neve.


E depois que todos se abraçam e se confraternizam, enquanto os dedos femininos continuam tirando das cordas do violino o som melodioso e divino do hino MAIS ALVO QUE A NEVE, então uma voz nos microfones pedirá silêncio de três minutos. E quando os três minutos findarem, então a voz diz (queira Deus que seja uma voz como da voz de Terezinha Zerbini): “Carlos Mariguela!” E alguém no meio da multidão, previamente preparado, levanta a mão e diz: “Presente!” E todos no Parque do Povo respondem a uma só voz: Presente! E a voz no microfone há de prosseguir, dizendo: “Alexandre Vanucci Lemes!” E um jovem estudante no meio da multidão, previamente preparado, levanta a mão e diz: “Presente!”. E todos no Parque do Povo respondem a uma só voz: Presente! “Vladimir Herzog!”: “Presente!” – “Manoel Fiel Filho!” “Presente!” – “Santo Dias!”: “Presente!” – "Manoel Lisboa!": "Presente!" – "Chico Mendes!": "Presente!" – “Dom Oscar Romero!”: “Presente!” – “Josimo Tavares!”: “Presente!” – "Frei Tito!": "Presente!" – "Ranusia Alves Rodrigues!": "Presente!" – “Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht”, e dentre a multidão se levanta uma jovem mulher e um jovem homem, preparados, e dizem a uma só voz: “Presente!” – “Olga Benário e Luis Carlos Prestes!”, e uma jovem mulher de 34 anos e grávida, ao lado do esposo, levanta a mão e, juntos, dizem a uma só voz: “Presente!" – "Carlos Lamarca e Iara Yavelberg!" E um jovem militar de 36 anos, ao lado de uma companheira de 26 anos levantará a mão e, juntos, dirão: “Presente!”


Depois de falar todos esses nomes, a voz no microfone se põe a falar como é um país que vive debaixo da materialidade socialista. De como a riqueza produzida por todos é usufruída por todos; de como os jovens passam por todos os estágios do estudo para só depois serem inseridos no trabalho coletivo; de como todos tem casa para morar, comida para comer, lazer para descansar os corpos, roupa para vestir. E quando acabar de falar essas coisas, então a voz no microfone pedirá três minutos de silêncio. E quando os três minutos findam então a voz no microfone diz: “Dorothy Stang!” E uma senhora de setenta e quatro anos, previamente preparada, e que se achava ao lado da jovem belíssima, de doze ou treze anos, levanta a mão e diz: “Presente!” Neste momento a multidão irrompe em palmas por todo o Parque do Povo, tremendo o seu solo, com a jovem tirando das cordas do violino a música do Chico Silva, Vermelho, que o Brasil inteiro cantou na voz da Fafá de Belém. E canta: “Vermelho”, e lançam ao alto as rosas vermelhas em suas mãos, com o perfume universal de suas pétalas sendo levado pelo vento para os quatro cantos da terra e removendo dos espíritos a exploração de uns pelos outros e tornando-os solidários.


Ora, e quando todas estas coisas acabarem de acontecer, e todos acharem que chegou o momento de deixar o Parque do Povo e retornar para suas casas, no ínterim uma voz ocupará o microfone e dirá, apontando com o dedo para o alto: Olhem! E todos no Parque do Povo começam a olhar para o alto, querendo saber o que é que está no alto, o que é que está vindo do alto. E quando todos estiverem olhando para o alto, para as nuvens, o que está nas nuvens, por entre as nuvens, então a voz no microfone diz: JESUS E CHE GUEVARA! E neste momento todos se abaixam e apanham as pétalas brancas e vermelhas que cobrem o chão do Parque do Povo e as misturam em suas mãos, com o seu vermelho e o seu branco dando lugar ao rosa, e então as lançam para o alto. E o vento as toma em suas mãos e as leva para os quatro cantos da terra, e no lugar que chegam eis que se fazem novas todas as coisas! E seguem assim levadas pelo vento com a multidão no Parque do Povo cantando UMA CORTINA SE ABRIU E SURGIU/UM CAVALO E MIL CAVALEIROS / BRANCOS, VEMELHOS / ARMADOS, ARMADOS / DO RISO INOCENTE / QUE FAZ DESPERTAR / PISANDO FIRMES NA TERRA ABRINDO SEU VENTRE FAZENDO BROTAR / UMA CANÇÃO QUE SÓ FALA DE AMOR / QUE SÓ DIZ QUE A VIDA / JÁ VAI COMEÇAR /// DO BRANCO SOMOS A SUA BRANCURA / E DA VIDEIRA O SEU VERMELHÃO / O BRANCO DA PAZ, O VERMELHO DA VIDA / SOMOS A ROSA – A ROSA DE SAROM.

Por que estas homenagens aos mártires do cristianismo e aos mártires do socialismo? Porque quando o povo saiu do Egito levou junto consigo os ossos de José. Os mártires que sofreram o martírio nos Coliseus de Roma e os mártires que sofreram o martírio nos porões das ditaduras a sua memória e o que fizeram seguirão para sempre junto com os celestiais; aonde quer que irão eles estarão juntos. Porque eles foram a semente que com o seu sangue e o seu sofrimento estavam plantando um futuro de eterna paz e de eterna justiça. E como a semente é inseparável do fruto eles serão inseparáveis da caminhada dos celestiais.

Os líderes do PSOL irão compreender este novo tempo? Nas pegadas de Edson Maciel irão convergir seu olhar e suas esperanças para Araçatuba, lugar onde pousou e está o fogo divino? Marcando para esta cidade um encontro de toda a militância do PSOL para decidir a sua incorporação ao PCelestial? Uma data boa para a sua realização seria 15 de novembro do ano de 2011, o suficiente para em seguida trabalhar o acontecimento para as avenidas de Presidente Prudente, com o levante de toda a militância católica, e evangélica e socialista para esta cidade num histórico acontecimento que pode dar-se no último dia do ano de 2011? Neste último sábado do ano toda a militância já ocupando as suas avenidas, desde os primeiros raios de sol, e ficando ali o dia inteiro, em rodas de amigos, em rodas de conferências, discutindo o novo tempo. E então quando os relógios apontarem para a zero hora do ano de 2012 então todos se dirigirão ao Parque do Povo, para a justa homenagem?

Aqueles que sentiram a grandeza do chamado, e o fim de tanta mesquinharia política, então enviar e-mails para os líderes do PSOL expressando apoio. E, sobretudo, para Edson Maciel em Araçatuba, pois que enquanto muitos estão adormecidos nas águas do ateísmo e da fobia à religião Edson Maciel está acordado e atento para o novo tempo. O seu e-mail de contato é: edmaciel.seu.amigo@hotmail.com. Um amigo à disposição para ouvir. Quem sabe faz a hora e não espera acontecer.

2 comentários:

  1. Porque o Partido Celestial e o Futuro do PSOL?
    edmaciel.seu.amigo@hotmail.com

    Acho que se quer um novo partido de esquerda, não se inicia pelo nome do novo partido.
    Mas sim pelos princípios, os religiosos são bons o problema é o fanatismo. Tanto no partido quanto na religião.
    http://hartmutkraft.blogspot.com/2011/12/nova-esquerda.html

    ResponderExcluir
  2. Mas que coisa mais absurda. Querem transformar o País numa teocracia. É o fim.

    ResponderExcluir