terça-feira, 17 de junho de 2014

Ao Cristovam Buarque e ao Pastor Everaldo

Ao Cristovam Buarque e ao Pastor Everaldo


Em junho do ano passado de repente estouraram manifestações no Brasil como nunca se viu, de forma inesperada, não programada, espontânea, e que muitos ficaram sem saber o porquê não faltando aqueles que disseram que foi um espasmo e que logo passaria. A quase totalidade dos intelectuais foi unânime em dizer manifestações vazias sem qualquer objetivo.


Mas o que escreve Adamir Gerson sabe muito bem o que ocorreu naquele junho brasileiro que não foi outra coisa senão que a Transcendência que gestara na Rússia as Jornadas de Julho, anúncio antecipado da revolução e que chacoalhou as hostes revolucionárias, na sua mesma necessidade, então no ano passado gestou o Junho brasileiro, sinal antecipado da revolução brasileira.


Revolução é um ato transcendente que a condensa no vetor que escolheu e preparou. Há ações preparadoras por conta desta mesma transcendência, mas o seu foco central estará neste vetor especial. Nele e jamais fora dele. Muitos revolucionários estiveram envolvidos na revolução na Rússia, mas a revolução russa foi um fenômeno que esteve unicamente na mente e no coração do Lênin. Pois é, no Brasil houve vetores de preparação para a revolução brasileira, e esses vetores foram pensadores como Rubem Alves, Paul Freston e Robinson Cavalcante, pelo lado protestante, dentre outros, e Hugo Assmann, Frei Beto e Leonardo Boff, pelo lado católico, dentre outros, mas o vetor central da revolução brasileira é unicamente Adamir Gerson; que, naquele ano de 1978 quando o operário Lula era levado para o ventre da igreja vermelha da Teologia da Libertação o operário Adamir Gerson, então um jovem com vinte e cinco anos, era levado para o ventre da igreja evangélica Assembléia de Deus. De modo que quando eclodisse a revolução brasileira não só a Assembléia de Deus, mas todo o segmento evangélico iria ser a base e o fundamento. O fundamento da revolução brasileira, ao contrário das revoluções, francesa e russa, negadoras da metafísica e radicalmente iconoclastas, dispensadoras de qualquer contribuição da religião, do sagrado, a revolução brasileira, ao contrário, será o desabar sobre este mundo decadente do reino e da força da metafísica, do reino e da força do religioso, que, atuando nos corações, atuando nas mentes, transformando-os, então eles se encarregarão da modificação das estruturas de poder e dominação.


E esse desabar do reino e da força da metafísica sobre este mundo decadente, para arrebatá-lo, para encerrar o seu domínio, de forma magnânima foi antevisto pelo profeta Isaías: Entra na rocha e encobre-te no pó por causa do pavor de Javé e diante da sua esplêndida superioridade. Os olhos soberbos do homem terreno terão de ficar rebaixados e o enaltecimento dos homens terá de encurvar-se; e somente Javé terá de ser sublimado naquele dia (...) E os próprios deuses que nada valem passarão inteiramente. E as pessoas entrarão nas cavernas das rochas e nas cavidades do pó por causa do pavor de Javé e diante da sua esplêndida superioridade, quando ele se levantar para fazer a terra sofrer tremores. Naquele dia, o homem terreno lançará diante dos musaranhos e dos morcegos os seus deuses de prata que nada valem e os seus deuses de ouro que nada valem, que fizeram para ele se curvar diante deles, a fim de entrar nas grutas das rochas e nas fendas dos rochedos, por causa do pavor de Javé e diante da sua esplêndida superioridade, quando ele se levantar para fazer a terra sofrer tremores. Isaías 2.10-21.


Não obstante, a revolução brasileira há de ser a revolução mais mansa da terra, com a autoridade do seu cetro de ferro, a Palavra de Deus, há de conduzir os injustos à prudência dos justos.


Portanto que Cristovam Buarque e o Pastor Everaldo que meditem sobre tudo isto porque uma vez que a revolução brasileira será um ato de Deus Cristovam Buarque e o Pastor Everaldo podem sim ser os vetores a quem preparou e que agora irá uni-los. O início da base da revolução brasileira, a união da Educação com o Evangelho, da Igreja com a Universidade, do Sacerdote com o Professor.


Destarte, que Cristovam Buarque olhe com simpatia para o Pastor Everaldo porque o Pastor Everaldo pode ser, e é mesmo, Deus provendo a força de que Cristovam Buarque – que porta Cristo, que carrega Cristo, que espalha Cristo – necessitava para se sagrar vencedor nas urnas. Atrás do Pastor Everaldo virá esse universo de cerca de trinta milhões de evangélicos pentecostais, que somados aos evangélicos tradicionais já simpáticos à Cristovam Buarque, formará uma força considerável que dará aos professores de todo o Brasil a confiança de que necessitavam para se engajar de corpo e alma numa vitória de Cristovam Buarque. Antes desta chegada do Pastor Everaldo, para os professores do Brasil inteiro, só havia a polarização PT – PSDB, e como a imensa maioria dos professores brasileiros, entendem o PSDB como retrocesso, se o país não está bem com o PT pior ainda com o PSDB, então entendiam a candidatura de Cristovam Buarque, de forma involuntária, apenas favorecendo os tucanos. Mas agora estão enxergando com a máxima de clareza que essa polarização foi quebrada e que Cristovam Buarque está emergindo com possibilidades claras de ter presença no Segundo Turno. Estão enxergando com a máxima de clareza de que Cristovam terá muito mais votos do que teve Garotinho em 2002 e muito mais votos do que teve Marina Silva em 2010.


Cristovam Buarque vai reagir? Cristovam Buarque não vai reagir, mas quem vai reagir será o próprio Deus. E a sua reação começou no dia 10 de junho do ano de 2014 quando Cristovam Buarque, no encontro do PDT que decidiu protocolar apoio à Dilma, deixando a expectação e assumindo o seu verdadeiro lugar, de líder maior do PDT, em quem repousa o espírito de Brizola e de Darci Ribeiro, fez um contundente discurso que causou um racha, uma divisão, dum lado o PDT “morto”, do outro o PDT vivo. (Adamir Gerson aspou o PDT morto porque este caçou terra nos pés e não achou senão lhe restando o caminho do atrelamento ao Palácio. O que foi falado em relação aos professores brasileiros. Mas, diante de um novo quadro, este PDT fatalmente voltará atrás em sua decisão seguindo o novo rumo).


A rigor, podemos dizer mesmo que o espírito que se manifestou em Cristovam Buarque neste dia 10 de junho foi o mesmo espírito que se manifestou no Lênin quando naquele abril de 17 desembarcou na estação Finlândia. Logo líderes revolucionários recalcitrantes lhe fizeram saber que as tarefas do momento era o atrelamento ao Governo Provisório e a defesa da recém revolução. Mas Lênin ignorou por completo o apelo destes revolucionários e foi claro em suas análises conjunturais que o Governo Provisório ao comando de cadetes e mencheviques não portava respostas para os anseios de libertação do povo russo. Era um governo que trazia melhoras em relação ao governo anterior, mas incapaz de fazer frente à demanda das grandes necessidades do país. E quem tiver a oportunidade de ler o discurso que Cristovam Buarque pronunciou dia 10 de junho verá que ele em larga medida repetiu todas as palavras do Lênin em relação a estas duas forças que polarizam a política no Brasil, PT e PSDB. O país apenas se aprofundará em suas crises ao tempo em que um novo modelo, um novo sistema, se tornará necessário ao país. Ou um novo modelo ou o retorno do golpismo civil-militar.


E vemos claro que assim como o Lênin não era um político subjetivo, mas objetivo, ao mesmo tempo em que dissecava toda a realidade russa ao mesmo tempo portava a alternativa ao país, e os acontecimentos posteriores e os vindouros mostraram de que o Lênin que criticava era o Lênin que realmente portava a alternativa, falava do que sabia de igual modo o Brasil inteiro precisa saber que a pesada crítica que Cristovam Buarque fez a esse Brasil político que aí está partiu de um homem que porta a sua alternativa. Mesmo que militantes do próprio PDT tivessem chamado o discurso de Cristovam de “oportunista”, social-liberal-babacoso (mas, e daí se tiveram aqueles que viram nos discursos do Lênin apenas oportunismo?), o Brasil inteiro terá de saber se há um novo Brasil por aparecer este Brasil está adormecido no espírito de Cristovam Buarque aguardando o momento de ser acordado para então entrar em ação.


Cristovam Buarque tem de entender que a contundência do seu discurso dia 10 foi apenas o início da revolução brasileira. Foi apenas o início da reação a esse PDT de atrelamento ao Palácio. O que o Brasil vai conhecer no ano de 2014 será mesmo uma revolução. E revolução causa ruptura, cisão, literalmente ela rasga. E Cristovam Buarque tem de entrar em ação para rasgar esse acordo que o PDT fez de atrelamento à Dilma. Em conversa com Valmor Stédile, pedetista que entendeu o atrelamento como uma faca que a conjuntura colocou no pescoço do PDT, se ficar o bicho come, se correr o bicho pega, e este PDT que aceitou o atrelamento foi porque entendeu que mais valia um pássaro na mão do que dois voando, pássaro na mão sendo o “quartinho” no Palácio de que falou Cristovam, e Valmor Stédile entendeu que o PDT estava passando por um momento difícil, e que acima de tudo todos teriam de dar as mãos para conservar a unidade do partido, ora, o mesmo Valmor Stédile respondeu à Adamir Gerson que a direção do Partido se quisesse podia cancelar o apoio á Dilma. O estatuto do partido dá esse direito à direção.


Então Cristovam Buarque, lembrando do Lênin, sempre a lembrar do Lênin, deve agir já para que o PDT cancele o apoio ao PT e procure o PSC com a proposta da chapa Cristovam – Pastor Everaldo.


E deve estar armado porque esse PDT do atrelamento, até o talo respirando a cultura européia, não da Europa guerreira do início do século, mas da que se formou no ventre da guerra fria, decadente, entregue a um materialismo vulgar, rasteiro, que reduz a necessidade do homem à boca, bolso e pênis – Mas, eis que há exultação e alegria, a matança de gado vacum e o abate de ovelhas, o consumo de carne e o beber de vinho: Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos – Cristovam Buarque vai ter de estar armado porque esse PDT do atrelamento, por conta desta cultura de matriz européia e que se esforçam para enfiá-la goela adentro do povo latino-americano, com a cumplicidade da mídia que vê nesta cultura forte antídoto contra o socialismo, sim, Cristovam vai ter de estar armado porque este PDT pode reagir ao nome do Pastor Everaldo com o falso argumento de que o Pastor Everaldo representa o “fundamentalismo” religioso, quando na verdade o Pastor Everaldo representa um segmento da sociedade brasileira composto hoje de cerca de trinta milhões de pessoas; um segmento que enquanto muitos estão entregues a essa cultura importada, de divertimento, de extrair do corpo o máximo de prazer, preocupados consigo mesmo, com o seu umbigo, este segmento da sociedade brasileira está preocupado com os que sofrem de todas as formas procurando os ajudar.


Ai do Brasil se não fosse estes “fundamentalistas”. No lugar de cinqüenta mil assassinatos por ano um número maior, muitíssimo maior; no lugar desta corrupção que se tornou epidêmica, eis a corrupção pandêmica. Sem esses “fundamentalistas” o número das mães que choram por ver seus filhos passar a juventude na prisão ou por vê-los mortos pela polícia ou em confronto entre marginais seria muitíssimo maior. Já é grande, intolerável, mas sem os “fundamentalistas” o seu número seria muitíssimo maior.


Certamente que sabemos que os evangélicos brasileiros, se tem uma forte inserção religiosa, não tiveram esse despertar político como ocorreu entre os católicos por conta do Concílio Vaticano II. Marina Silva se referiu a eles como “imaturos” politicamente. Mas, Adamir Gerson tem outra visão desta “imaturidade” política. Na verdade a politização iria se revelar em dois níveis, em dois momentos, que seria formada a partir do judeu Karl Marx e do judeu Jesus Cristo. Então, definitivamente, os evangélicos foram resguardados para quando chegasse o segundo nível da politização. Este segundo nível de politização, que trás o amor revolucionário no lugar do ódio revolucionário, a transformação de classe no lugar da luta de classe, o giz no lugar do fuzil, quando este segundo nível de politização se manifestasse e tocasse o seu espírito então os evangélicos iriam se acordar politicamente e com o mesmo ardor então se entregar à transformação sócio-material do país. Com o mesmo ímpeto em que transformaram a face espiritual do país iriam transformar a sua face material. A bem dizer iriam então concluir a transformação espiritual, pois esta, para se tornar plena, completa, depende também da transformação material, como esta, para se tornar plena, depende também daquela. Foi uma visão assim que católicos por conta da mão forte do Papa João Paulo II atuando sobre eles começou a compreender que o caminho da Teologia da Libertação não era a luta contra a Renovação Carismática, atiçada por teólogos imaturos, mas, sim, a mútua reconciliação, pois eram incompletos, metadilidades (ICoríntios 13.9), e o que faltava a um estava no outro.


Cristovam Buarque não deverá estar preocupado com as reações que poderão surgir à sua união com o PSC e o Pastor Everaldo, não só deste PDT que as circunstâncias levaram ao atrelamento, mas muito mais do universo acadêmico e intelectual ao mesmo tempo hospedeiro e transmissor desta cultura européia. A preocupação é ao bem que esta aliança trará, a político que porta alternativa de governo, ao Brasil e ao povo brasileiro. Estes que irão reagir no calor das discussões vão perceber que estes “fundamentalistas” são pessoas de bem e apenas querem o bem do Brasil e do povo brasileiro. Nem aqueles foram comedores de criancinhas e nem estes são bebedores de sangue de criancinhas, porque estes, que são aqueles mesmos do século I, instigados pela Roma pagã, eram tidos por populacho e pelas cabeças “pensantes” como “bebedores de sangue de criancinhas”. Acreditavam piamente em invencionices.



Que Cristovam Buarque tome a iniciativa, como tomou Lênin, e procure o PDT e o PSC para selarem esta aliança. Este final de semana tudo já pode ter sofrido grande encaminhamento a tempo de na data limite, 30 de junho, então ser registrado a chapa Cristovam Buarque – Pastor Everaldo e os partidos que em último minuto decidiram caminhar conosco. E esperar a reação do povo brasileiro, por conta destes trinta milhões, que, como aqueles soldados de Joel, os soldados de Joel, investirão para dentro da cidade, correrá sobre a muralha, subirão às casas, entrarão pelas janelas como o ladrão mostrando para todos os brasileiros que um Brasil novo, diferente, a resposta ao Junho Brasileiro, só poderá nascer da eleição de Cristovam Buarque e do Pastor Everaldo. Diante destes que está dançando em torno de um bezerro de ouro, diante de Dilma, diante de Aécio, como o valente Moisés que ao descer do monte com as duas tábuas na mão e ver o estado calamitoso então bradou: os que estão com Javé, a mim! Estes trinta milhões, tendo numa da mão a tábua da Educação e na outra a tábua do Evangelho, irão bradar a todo o povo brasileiro: Aqueles que querem um novo Brasil, com Cristovam e Everaldo! E o povo brasileiro reagindo a estes trinta milhões que intermitentemente está a lhe interrogar e a mostrar o caminho, então é só ir para o abraço e no dia 1º de Janeiro do ano de 2015 a terra inteira verá Cristovam Buarque e o Pastor Everaldo subindo a rampa do Palácio do Planalto para que Dilma coloque no seu pescoço a faixa presidencial. Assim como o Brasil conheceu o fim da Era Militar, o fim da Era PMDB, o fim da Era PSDB, agora o Brasil conhece o fim da Era Lula e o nascimento de uma nova Era que se manifesta com a capacidade intelectual de iniciar a construção de um novo Brasil, em que a riqueza produzida pelo povo brasileiro será canalizada para resolver os problemas deste mesmo povo. O Brasil será colocado ao serviço do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário