segunda-feira, 2 de maio de 2011

Che Guevara e os Arautos Celestiais

Os Arautos Celestiais e Che Guevara

A TV Cultura exibiu um documentário sobre Che Guevara. E ao final aparece o diálogo real entre Che Guevara e a professora que acompanhou seus últimos minutos.

Então lhe pergunta a professora: Como pode o senhor com esta grande inteligência, gozando de uma grande reputação, vir parar num lugar como este? O que o senhor veio fazer aqui? A sua família tem conhecimento desta decisão do senhor? E Che Guevara responde: “Aqui estou por causa dos meus ideais. E se vivo daqui eu sair irei continuar a minha luta e vou vencer; e então vou voltar a este lugar e vou construir para vocês uma escola, e todas as suas necessidades serão supridas. Vocês irão ser felizes.” (Adamir Gerson assistiu ao documentário já nos seus dois ou três minutos finais. Se alguém tiver mais informação e quiser repassar é bem aceito).

Até aqui Adamir Gerson tem falado de que o Celestialismo ou Socialismo Celestial foi gestado no ventre do Marxismo, nasce dele, mas como a sua negação, assim como aconteceu com o Cristianismo em relação ao Judaísmo. E tem falado também da existência de dois Che Guevara, o da lei (hay que endurecerse) e o da graça (pero sin perder la ternura jámas), do trono da metafísica os dois sendo irmãos, irmãos gêmeos gerados no ventre de Deus, não univitelinos, mas bi-vitelinos, portanto um sendo a negação do outro.

É neste momento que se estabelece a diferença e distinção entre um e outro. Não se trata mais de fazer a revolução para dar ao povo escola e a escola dar ao povo conhecimento; mas agora, ao contrário, dar ao povo a revolução através da escola. Dar a escola ao povo para que o povo tenha conhecimento e o conhecimento nas mãos do povo tornando sem sentido todo e qualquer indivíduo que só pensa naquilo, o dinheiro.

Mas esta escola não é a imanente, mas a transcendente. A escola imanente forma cidadãos técnico-burocratas para servir aos burgueses e a si mesmo. O próximo não entra nas suas considerações a não ser para lhe dar um bom dia, e uma boa tarde e uma boa noite.

Quão diferente é a escola transcendente! Ela forma cidadãos para servir a Deus e para servir ao próximo. O conhecimento adquirido não é causa para enriquecimento e nem para a ascensão social nesta sociedade classista – onde o valor do indivíduo é medido não pelo caráter, mas pela posse material – mas para ajudar a sociedade no seu crescimento, não o crescimento da sociedade burguesa, mas o crescimento da sociedade socialista. De homens e mulheres que querem viver em igualdade, pois esta é a vontade de Deus expresso em sua santa e bendita Palavra (Ainda mais, a multidão dos que haviam crido era de um só coração e de uma só alma, e nem mesmo um só dizia que qualquer das coisas que possuía fosse a sua própria (...) Esta é a Palavra que Javé ordenou: “Colhei disso, cada um proporcionalmente ao que come. Deveis tomar a medida de um gômor para cada um, segundo o número de almas que cada um de vós tem na sua tenda.” E os filhos de Israel começaram a fazer isso; e foram apanhá-lo, alguns recolhendo muito e outros recolhendo pouco. Quando o mediam pelo gômor, quem tinha recolhido muito não tinha sobra e quem tinha recolhido pouco não tinha falta. Apanharam-no cada um proporcionalmente ao que comia.” (Atos 4.32; Êxodo 16.13-18).

Então Adamir Gerson está dizendo que Che Guevara partiu de um princípio errado? Que isto nunca aconteça! A lei e a graça é parte de um mesmo e único processo. A Graça só se manifesta a partir da Lei, como o fruto maduro só se manifesta a partir do fruto verde.

A ação de Che Guevara foi de suma importância. Ela conscientiza os espíritos a partir da escola para chegar à revolução. Conscientiza que para tudo há um tempo debaixo dos céus, e Che Guevara ao subir aos altos bolivianos levando na mão esquerda o Livro Capital e na mão direita o fuzil para por seu intermédio criar uma nova América Latina, livre, de gente feliz, foi na verdade preparação para que se procurasse construir uma América Latina assim livre, cheia de gente de rosto feliz, tendo na mão esquerda a Palavra de Deus e na mão direita a Escola. A Palavra de Deus esclarece os mecanismos reais da opressão, não só a positivista, a opressão que exerce o capitalista sobre o trabalhador (Ai dos que juntam casa a casa, e dos que anexam campo a campo, até não haver mais espaço e se ter feito que vós moreis sozinhos no meio da terra (...) Eis que os salários devidos aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, mas que são retidos por vós, estão clamando (...), Isaías 5.8; Tiago 5.4) mas também a opressão metafísica, que o pecado exerce sobre a inteira humanidade (Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (...) E ela põe a todas as pessoas sob compulsão, pequenos e gandes, ricos e pobres, e livres e escravos, para que dêem a estes uma marca na sua mão direita ou na sua testa, Romanos 3.23; Apocalipse 13.16).

É verdade, Che Guevara foi a Bolívia cumprir com a sua parte no processo de redenção da América Latina e do mundo, e agora chegou o momento de cumprirmos a parte que nos cabe. E o mundo por certo que há de presenciar um grande espetáculo, Che Guevara – que no entendimento positivista (letra) foi morto e está morto, mas que no entendimento metafísico (o espírito que vivifica) se recolheu ao casulo de sua existência – rompendo o casulo do entendimento humano para agora se levantar em nova figura de espírito, como a borboleta é a nova figura de espírito da lagarta que não somente trocou a locomoção das pernas pela locomoção das asas como deixou de se alimentar de gusanos para se alimentar de néctar. Destarte, em roupas novas, brancas, incorruptíveis, agora não estará mais sujeito a morte e ao opróbrio dos homens; e agora, seguido por um exército de guerrilheiros que tem o giz como fuzil e livros como as balas que abrem o caminho da libertação, ninguém mais impedirá do nascimento de uma nova América Latina e de um mundo fraternos, livres de toda e qualquer opressão.

Enrique Celst, Presidente do Conselho dos Arautos Celestiais (Orkut: arauto celestial)

Luiz Baldez, Vice-Presidente do Conselho dos Arautos Celestiais (Orkut: Pastor Baldez)

Adamir Gerson, Ideólogo dos Arautos Celestiais (Orkut: PCelestial)

No Rio de Janeiro, Ivan Hanauer, Orkut: Ivan Hanauer

Em Araçatuba, Edson Maciel, Orkut: Edson Maciel

Em Varjota, Ceará, Natan, Orkut: Natan Alves

Em São Leopoldo, RS, Adelar, Orkut: Adelar Ragazzon Appelt

Em Guarulhos, Professor Raphael Pignatari, Orkut: PROFº Raphael Pignatari

Em Laranjeiras, Sergipe, Emerson Maciel, Orkut: Emerson Maciel Santos, IWA

JAFE SEFE SEBEKH O FILHO DO SOL. Minas Gerais

Em Ibiúna, Ben Donin Kadosh, Orkut: Ben Donin Kadosh



Um comentário: