As Virgens Prudentes e
as Imprudentes
A
Palavra de Deus narra que na escatologia, quando enfim ecoa a voz: Eis aqui
está o noivo! Ide ao encontro dele, há uma profunda divisão. De um lado estão
aqueles e aquelas que têm em suas lâmpadas o óleo de Jesus Cristo, chamados na
Palavra de Deus de “discretas”; e de outro estão aqueles e aquelas que embora
também possuam as lâmpadas, todavia elas estão vazias do azeite de Jesus
Cristo. E estas são chamadas na Palavra de Deus de “tolas”.
E é bom esclarecer que quando a Palavra de Deus enfatiza o EIS AQUI ESTÁ O NOIVO! IDE AO ENCONTRO DELE, é porque finalmente se manifestou na terra Aquele que é O Verdadeiro. Forma-se um consenso de que este é sim o Verdadeiro e é com Ele, através dele, que Deus consuma a obra libertadora de Jesus Cristo. A obra de Jesus Cristo estava metida em um processo histórico, e ele porta a sua consumação lógica. Chega a primavera de Jesus, e então o botão histórico se abre na mais linda das flores, a flor pura do Reino de Deus.
Ora,
uma vez que o escopo envolvendo as virgens prudentes e as imprudentes é que há
uma festa de casamento a ser realizada; de modo que se torna necessário
desvendar o que é esse casamento tanto insistido no Novo Testamento.
Esse
casamento – casamento do Cordeiro – não é outro senão que o momento, na
consumação histórica, então Jesus reúne em si o que de si saiu.
O
que saiu de Jesus, de modo que na consumação dos tempos reúne a si?
Simplesmente que o Cristianismo e o Socialismo. O Cristianismo, pregando o amor
e o respeito pelo corpo que ama e gera a vida, o corpo da mulher, e o
Socialismo, pregando o amor e o respeito pelo corpo que trabalha e gera todas
as riquezas, o corpo do trabalhador, é o que saiu de Jesus e há um casamento escatológico
no qual são novamente reunidos em Jesus.
Isto
significa dizer a imortalidade de Jesus. Na ressurreição foi que ele começou
todo o processo da redenção antecipado como ser de razão no seu sacrifício na
cruz. Um ser de razão que iria se revelar como ser histórico – e que são as
moradas eternas que Jesus um dia disse as iria construir para os seus.
De
modo que a História, na plenitude de seus tempos espirituais, recebeu de Jesus
a redenção espiritual, na mediação de Paulo apóstolo, e quando, com e a partir
do Renascimento, a História atingiu a plenitude de seus tempos materiais, a
humanidade recebeu de Jesus a redenção material, na mediação do judeu Marx. De
modo que quando a História-humanidade entrasse na plenitude dos seus tempos
espiritual-material então Jesus iria enviar a sua redenção em um só feixe de
ação. E iria haver uma grande festa de casamento.
Podemos
dizer que a História deixou para trás seu tempo material e já entrou no seu
tempo espiritual-material? Certamente que sim, haja vista que no meio do povo
católico já se manifestou tanto aqueles que nasceram de Jesus na mediação de
Paulo, os carismáticos, como aqueles que nasceram de Jesus na mediação de Marx,
a Teologia da Libertação; haja vista que no meio do povo evangélico já se
manifestou tanto aqueles que nasceram de Jesus na mediação de Paulo, os
pentecostais, e aqueles que nasceram de Jesus na mediação de Marx, os pastores
progressistas.
E
o que caracteriza que a História já entrou mesmo na plenitude dos seus tempos
espiritual-material é que se tornou grande o número de evangélicos com abertura
para a igualdade material pregada por Marx e se tornou grande o número da
Teologia da Libertação com abertura para a igualdade espiritual pregada por
Paulo. Cada vez mais se aproximam pastores progressistas e pentecostais; cada
vez mais se aproximam Teologia da Libertação e Renovação Carismática; cada vez
mais se aproximam católicos de evangélicos.
Isto
é indício claro de que o fenômeno da nebulosa de Kant e Laplace, quando na
maturação dos corpos celestes pelo próprio espaço então emergiu no seu centro o
sol, a partir de então indicando com o delo que lugar e órbita cada um teria
que tomar, ora, esta contínua aproximação entre estas esferas que nasceram de
Jesus são indício de que a qualquer momento vai irromper entre eles o Sol da
Justiça Jesus Cristo. A qualquer momento eles ouvem em sua vida o grito: AQUI
ESTÁ O NOIVO! IDE AO ENCONTRO DELE.
Bem,
se ficou claro que as virgens prudentes são todos os homens e mulheres que se
engajaram na luta do socialismo contra o capitalismo, fica então a pergunta:
porque a Palavra de Deus chama de “tolas” as virgens imprudentes?
Ora,
uma vez que o capitalismo se caracteriza pela opressão, cada vez se quer ganhar
mais, e isto leva à opressão e a desajustes sociais, e uma vez que o socialismo
é a sua negação, é um remédio em combate com a doença, homens e mulheres que
andam com a Bíblia debaixo do braço, pregando o nome de Jesus, e, no entanto,
defendem o capitalismo, chamando-o de “mundo livre” (Mateus 7.13-14), ao tempo
que odeiam o socialismo, lançando contra ele todo tipo de acusação (Apocalipse
12.10), convenhamos, a Palavra de Deus está corretíssima quando chama as
virgens que não tinham óleo em suas lâmpadas de tolas. É notório nelas a falta do senso de justiça.
Mas,
há condenação para as virgens imprudentes? Certamente que não. Porque quando o
Noivo irrompe e tudo é clareado (Apocalipse 18; Isaías 29.18 – E naquele dia os
surdos hão de ouvir as palavras do livro, e dentre as trevas e dentre a
escuridão até mesmo os olhos dos cegos verão), então não é dito que as virgens
imprudentes irrompem em pragas contra o Noivo, mas é dito que elas reconhecem o
seu erro. Reconhecem que Deus travou uma luta contra o Mal na plenitude dos
tempos materiais e elas se colocaram contra, lutando a favor do Mal. Senão
vejamos: Dai-nos do vosso óleo, porque as nossas lâmpadas estão prestes a se
apagar.
Há
uma reviravolta, e o socialismo, de posse de alguns estudantes e alguns intelectuais,
de repente ele irrompe no corpo popular. De forma avassaladora, como um tufão.
E todos estes que andavam com a Bíblia debaixo do braço pregando Jesus, e que
nunca se interessaram pelo socialismo, ou se tiveram interesse foi para abrir a
boca contra, falando daquilo que não sabiam e que nunca viram, mas se prestando
ao inglório papel de Balaão que instigado por Balaque (mídia capitalista) procurou
amaldiçoar o povo saído da escravidão, a verdade é que eles começam a ficar
isolados. E a verdade é que eles também começam a ser contagiados pelas boas
novas. De modo que clamam: Dai-nos do vosso óleo, porque as nossas lâmpadas
estão prestes a apagar-se.
Ora,
quando é dito: Enquanto foram comprá-lo, chegou o noivo, e as virgens que
estavam prontas entraram com ele para a festa de casamento, ora, este ir comprar
por parte das virgens imprudentes é certamente que desperta nelas um interesse
em conhecer o socialismo.
Feliz
e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre eles a
segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e
reinarão com ele durante os mil anos.
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