segunda-feira, 13 de agosto de 2012

As Virgens Prudentes e as Imprudentes


As Virgens Prudentes e as Imprudentes

A Palavra de Deus narra que na escatologia, quando enfim ecoa a voz: Eis aqui está o noivo! Ide ao encontro dele, há uma profunda divisão. De um lado estão aqueles e aquelas que têm em suas lâmpadas o óleo de Jesus Cristo, chamados na Palavra de Deus de “discretas”; e de outro estão aqueles e aquelas que embora também possuam as lâmpadas, todavia elas estão vazias do azeite de Jesus Cristo. E estas são chamadas na Palavra de Deus de “tolas”.

E é bom esclarecer que quando a Palavra de Deus enfatiza o EIS AQUI ESTÁ O NOIVO! IDE AO ENCONTRO DELE, é porque finalmente se manifestou na terra Aquele que é O Verdadeiro. Forma-se um consenso de que este é sim o Verdadeiro e é com Ele, através dele, que Deus consuma a obra libertadora de Jesus Cristo. A obra de Jesus Cristo estava metida em um processo histórico, e ele porta a sua consumação lógica. Chega a primavera de Jesus, e então o botão histórico se abre na mais linda das flores, a flor pura do Reino de Deus.

Ora, uma vez que o escopo envolvendo as virgens prudentes e as imprudentes é que há uma festa de casamento a ser realizada; de modo que se torna necessário desvendar o que é esse casamento tanto insistido no Novo Testamento.

Esse casamento – casamento do Cordeiro – não é outro senão que o momento, na consumação histórica, então Jesus reúne em si o que de si saiu.

O que saiu de Jesus, de modo que na consumação dos tempos reúne a si? Simplesmente que o Cristianismo e o Socialismo. O Cristianismo, pregando o amor e o respeito pelo corpo que ama e gera a vida, o corpo da mulher, e o Socialismo, pregando o amor e o respeito pelo corpo que trabalha e gera todas as riquezas, o corpo do trabalhador, é o que saiu de Jesus e há um casamento escatológico no qual são novamente reunidos em Jesus.

Isto significa dizer a imortalidade de Jesus. Na ressurreição foi que ele começou todo o processo da redenção antecipado como ser de razão no seu sacrifício na cruz. Um ser de razão que iria se revelar como ser histórico – e que são as moradas eternas que Jesus um dia disse as iria construir para os seus.

De modo que a História, na plenitude de seus tempos espirituais, recebeu de Jesus a redenção espiritual, na mediação de Paulo apóstolo, e quando, com e a partir do Renascimento, a História atingiu a plenitude de seus tempos materiais, a humanidade recebeu de Jesus a redenção material, na mediação do judeu Marx. De modo que quando a História-humanidade entrasse na plenitude dos seus tempos espiritual-material então Jesus iria enviar a sua redenção em um só feixe de ação. E iria haver uma grande festa de casamento.

Podemos dizer que a História deixou para trás seu tempo material e já entrou no seu tempo espiritual-material? Certamente que sim, haja vista que no meio do povo católico já se manifestou tanto aqueles que nasceram de Jesus na mediação de Paulo, os carismáticos, como aqueles que nasceram de Jesus na mediação de Marx, a Teologia da Libertação; haja vista que no meio do povo evangélico já se manifestou tanto aqueles que nasceram de Jesus na mediação de Paulo, os pentecostais, e aqueles que nasceram de Jesus na mediação de Marx, os pastores progressistas.

E o que caracteriza que a História já entrou mesmo na plenitude dos seus tempos espiritual-material é que se tornou grande o número de evangélicos com abertura para a igualdade material pregada por Marx e se tornou grande o número da Teologia da Libertação com abertura para a igualdade espiritual pregada por Paulo. Cada vez mais se aproximam pastores progressistas e pentecostais; cada vez mais se aproximam Teologia da Libertação e Renovação Carismática; cada vez mais se aproximam católicos de evangélicos.

Isto é indício claro de que o fenômeno da nebulosa de Kant e Laplace, quando na maturação dos corpos celestes pelo próprio espaço então emergiu no seu centro o sol, a partir de então indicando com o delo que lugar e órbita cada um teria que tomar, ora, esta contínua aproximação entre estas esferas que nasceram de Jesus são indício de que a qualquer momento vai irromper entre eles o Sol da Justiça Jesus Cristo. A qualquer momento eles ouvem em sua vida o grito: AQUI ESTÁ O NOIVO! IDE AO ENCONTRO DELE.

Bem, se ficou claro que as virgens prudentes são todos os homens e mulheres que se engajaram na luta do socialismo contra o capitalismo, fica então a pergunta: porque a Palavra de Deus chama de “tolas” as virgens imprudentes?

Ora, uma vez que o capitalismo se caracteriza pela opressão, cada vez se quer ganhar mais, e isto leva à opressão e a desajustes sociais, e uma vez que o socialismo é a sua negação, é um remédio em combate com a doença, homens e mulheres que andam com a Bíblia debaixo do braço, pregando o nome de Jesus, e, no entanto, defendem o capitalismo, chamando-o de “mundo livre” (Mateus 7.13-14), ao tempo que odeiam o socialismo, lançando contra ele todo tipo de acusação (Apocalipse 12.10), convenhamos, a Palavra de Deus está corretíssima quando chama as virgens que não tinham óleo em suas lâmpadas de tolas. É notório nelas a falta do senso de justiça.

Mas, há condenação para as virgens imprudentes? Certamente que não. Porque quando o Noivo irrompe e tudo é clareado (Apocalipse 18; Isaías 29.18 – E naquele dia os surdos hão de ouvir as palavras do livro, e dentre as trevas e dentre a escuridão até mesmo os olhos dos cegos verão), então não é dito que as virgens imprudentes irrompem em pragas contra o Noivo, mas é dito que elas reconhecem o seu erro. Reconhecem que Deus travou uma luta contra o Mal na plenitude dos tempos materiais e elas se colocaram contra, lutando a favor do Mal. Senão vejamos: Dai-nos do vosso óleo, porque as nossas lâmpadas estão prestes a se apagar.

Há uma reviravolta, e o socialismo, de posse de alguns estudantes e alguns intelectuais, de repente ele irrompe no corpo popular. De forma avassaladora, como um tufão. E todos estes que andavam com a Bíblia debaixo do braço pregando Jesus, e que nunca se interessaram pelo socialismo, ou se tiveram interesse foi para abrir a boca contra, falando daquilo que não sabiam e que nunca viram, mas se prestando ao inglório papel de Balaão que instigado por Balaque (mídia capitalista) procurou amaldiçoar o povo saído da escravidão, a verdade é que eles começam a ficar isolados. E a verdade é que eles também começam a ser contagiados pelas boas novas. De modo que clamam: Dai-nos do vosso óleo, porque as nossas lâmpadas estão prestes a apagar-se.

Ora, quando é dito: Enquanto foram comprá-lo, chegou o noivo, e as virgens que estavam prontas entraram com ele para a festa de casamento, ora, este ir comprar por parte das virgens imprudentes é certamente que desperta nelas um interesse em conhecer o socialismo.

Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre eles a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário