segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Reino do Messias Segundo a Graça

O REINO DO MESSIAS, SEGUNDO A GRAÇA – PRIMEIRA PARTE

Primeiro

Relata a Palavra de Deus que Javé tendo rejeitado Saul, então comissionou o profeta Samuel para que fosse à casa de Jessé e ungisse um de seus filhos rei de Israel. Saul fora rei não segundo a vontade de Deus, mas seguiu o caminho dos reis das nações. Fez segundo os reis das nações.

Tendo chegado à casa de Jessé então Samuel fez passar diante de si seus filhos que estavam na casa. Sete filhos. Nem um deles Javé escolheu, nem mesmo Eliabe a quem Samuel julgou era o escolhido de Javé. Tendo sido informado por Jessé de outro filho, que não estava presente na casa do banquete, mas fora, pastoreando as ovelhas, ora, quando Samuel ouviu sobre este oitavo filho de Jessé então o espírito de Javé começou a pulular em seu coração, de modo que Samuel exclamou: Manda deveras trazê-lo, porque não nos assentaremos para a refeição até ele chegar. E quando este filho de Jessé foi trazido, ora, ele era ruivo, rapaz de belos olhos e bem parecido. De modo que Javé disse então: Levanta-te, unge-o, pois é este! E Samuel tomou o chifre de óleo e o ungiu no meio dos seus irmãos. E o espírito de Javé começou a tornar-se ativo em Davi daquele dia em diante.

Quem é este Saul que Deus rejeitou? É Lula! Lula tem sido um rei não segundo a vontade de Deus, mas segue o caminho dos reis das nações. É dado a conchavo político, como fazem os reis das nações, mas incapaz de fazer brotar uma nação de justiça. Como Saul que desobedeceu a voz de Deus para que matasse Agague, rei amalequita, e destruísse seus pertences valiosos, mas mostrou-se amigo de Agague e conservou as suas coisas valiosas destinadas à destruição, destruindo apenas as suas coisas de pouco valor, assim agiu Lula com respeito ao reino opressor. Foi levantado naquele ano de 78 para que matasse Agague e devotasse à destruição todas as suas coisas valiosas, e Agague está tão vivo depois de Lula como se achou antes dele.

Segundo

Nos últimos dias Adamir Gerson fez circular nas redes sociais um trabalho em que dizia que o reino do Messias se instalara na terra com a revolução do 25 de Outubro. Apesar de que o universo cristão reagiu violentamente contra a revolução que trouxe o socialismo, e muitos com a Bíblia na mão – e o paradoxo é que a revolução do 25 de Outubro era justamente o cumprimento da Palavra de Deus, não só Tiago 5, não só Lucas 6.24, não só Isaías 16.4, 19.20 e 26.5-6, e não só Jó 20, mas o resto das Escrituras – mesmo assim Adamir Gerson fez constar no trabalho que o reino do Messias, uma esperança aguardada por muitos, se instalara na terra naquele final do ano de 1917. Começara a sua gestação teórica nos anos de 1843, 1844, e se manifestou na prática naquele ano de 1917, 1918.

Mas dizia que o reino do Messias se instalara pelo lado da lei, revivedor de Moisés e do judaísmo; mas que, futuramente, o reino do Messias iria ser estabelecido pelo lado da graça, revivedor de Jesus e da práxis cristã. De fato, Lênin voltando do exílio e se juntando a Trotsky e estes dois revolucionários, unidos a outros revolucionários, indo fazer a revolução e quebrar o poder dos opressores conduzindo os trabalhadores libertos na direção do socialismo, para o lugar que tempos antes Marx creu seria o lugar de descanso dos oprimidos pelo capitalismo, ora, tal foi o antítipo do momento em que Moisés voltou do exílio de Midiã e se juntou a Arão e, junto a Miriã, a Josué, a Nadabe e Abiú, foram quebrar as algemas de Faraó e conduzir o povo de Deus liberto na direção de Canaã, para o lugar que tempos antes Abraão creu seria o lugar de descanso de sua descendência peregrina.

E Adamir Gerson foi claro que se o reino do Messias se manifestou na terra no país Rússia, lugar preparado para ele, cujas condições objetivas o gestavam em seu ventre, por outro foi claro que o reino do Messias pelo lado da graça iria se manifestar no Brasil. O Brasil, desde tempos imemoriáveis, desde o tempo do império português que semeava um caldo cultural miscigenado mundo afora, ora, se a Rússia foi o berço preparado para o reino do Messias segundo a Lei, por outro o Brasil vinha sendo preparado para nele nascer e abrigar o reino do Messias segundo a Graça. Ao necessário ódio revolucionário comunista, o necessário amor revolucionário cristão, não negador, mas o seu consumador. Uma consumação que se dá em outro plano de existência, onde o reino da igualdade é construído, não mais na destruição de uns e libertação de outros, não mais incluindo uns e excluindo outros, mas a partir da participação consciente de todos, que se tornou tal pela chegada da seiva do Evangelho em suas vidas. Destarte, o Evangelho possui não apenas uma dimensão religiosa libertadora, mas também uma dimensão política libertadora e uma dimensão filosófica libertadora. O Evangelho se manifestando assim de forma integral, totalizado, nada escapa ao seu ângulo de visão, mas tudo é por ele transformado, feito novas criaturas.

E Adamir Gerson empregava ao socialismo a terminologia de reino do Messias porque nos cem anos que antecedeu a revolução do 25 de Outubro, desde o ano de 1823 quando o inglês John Acquila Brown publicou o livro The Even Tide –  A Noite até o final do ano de 1917, um número grande de pregadores e de teólogos saíram às ruas proclamando a chegada do reino do Messias, que segundo uns se estabeleceu no ano de 1844, segundo outros no ano de 1914, e segundo o pioneiro John Acquila Brown iria ser estabelecido no ano de 1917. Inquiridos onde, porque, como, todos respondiam que o reino do Messias se estabeleceu de forma invisível, com Deus o gerenciando a partir do céu. Por isso os homens não podiam percebê-lo, vê-lo, senão este grupo seleto de Anunciadores que o enxergavam no espírito. E Adamir Gerson está aqui para dizer que todos estes pregadores eram na verdade homens sendo usado pelo Deus que não faz nada sem antes revelar aos seus escravos, os profetas E está aqui para dizer que realmente o socialismo se estabeleceu na terra e ninguém percebeu que o mesmo era o reino do Messias por eles anunciado. Completamente invisível aos homens, senão para este grupo seleto tanto é que naquele ano de 1917 e 1918 quando os bolcheviques venciam o mundo e começava uma revolução negação de todo existente, como são as imagens de Sofonias 1.1-18, nos Estados Unidos um grupo de religiosos conhecidos como Estudantes da Bíblia saíram às ruas proclamando que Deus já começara a governar. Que Deus já estabelecera o reino do Messias, e que em breve o reino do Messias iria esmagar os reinos humanos, sendo uma verdade em toda a terra. E o governo dos Estados Unidos, que enviara tropas para combater os bolcheviques na Rússia, suspeitando de que estes religiosos estavam se referindo e fazendo apologia à revolução que acontecia na Rússia, os encarcerou. Depois, porém, ao constatar que sua pregação não tinha nada que ver com os bolcheviques, então os soltou.

Ora, se o reino do Messias realmente se gestou e foi dado à luz, pelo lado da Lei, e o homem escolhido e preparado por Deus para gerenciá-lo foi Lênin, de igual modo o mesmo Deus iria escolher e preparar um homem para gerenciar o reino do Messias segundo a graça. Escolheria, o prepararia, e no tempo certo o colocaria em evidência, a começar na terra o reino do Messias segundo a Graça. E quem tem sido este político?

Tendo chegado o tempo do reino do Messias segundo a Graça então Adamir Gerson como um Novo Samuel se pôs a escolher qual político brasileiro iria ser ungido para começar na terra o reino de Jesus segundo a Graça. Tendo se esgotado o tempo de Lula, como se esgotara o tempo de FHC (queiram quer não, tanto FHC como Lula prepararam o caminho para o reino do Messias segundo a Graça que há de ser construído na inclusão de todos, sem qualquer barreira ideológica) então Adamir Gerson lançou um olhar sobre os políticos que estavam na casa de Jessé, no banquete de Jessé, isto é, os presidenciáveis de plantão. E eis que viu no Governador de Pernambuco Eduardo Campos o homem que poderia começar na terra, a partir do país Brasil, o reino do Messias segundo a Graça. De modo que passou diante de Adamir Gerson o Governador de Pernambuco.

E começou a escrita momentos antes do Supremo decidir sobre o futuro da Rede Sustentável da Marina Silva. De modo que quando começou a escrita acreditava que caso a Rede Sustentável não conseguisse o registro Marina Silva iria se filiar a algum destes partidos que lhe ofereceram a sigla, o PEN ou o PPS. E quando ela anunciou o ingresso no PSB Adamir Gerson continuou com a escrita, ao final a incorporando na chapa com a missão para começar na terra, a partir do Brasil, o reino do Messias segundo a Graça.

E quando circulava o trabalho entre os interessados, então ficou sabendo que fora da casa de Jessé, do banquete de Jessé, isto é, dos presidenciáveis, se cogitava que o senador por Brasília Cristovam Buarque poderia ser lançado candidato. De modo que o Espírito enquanto com uma mão fazia Adamir Gerson olhar para o candidato que estava fora do banquete presidenciável, Cristovam Buarque, com a outra o fazia saber que o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ambientalista Marina Silva eram apenas representativos dos filhos que Jessé fez passar diante de Samuel e Deus não escolheu nenhum deles. Como Deus foi claro, claríssimo a Samuel de que o seu escolhido para ser ungido rei sobre Israel era o jovem Davi, era claro, claríssimo a Adamir Gerson que se o Lênin foi o homem escolhido, preparado, para começar na terra o reino do Messias pelo lado da Lei, por outro o senador Cristovam Buarque fora o homem escolhido, preparado, para começar na terra o reino do Messias segundo as benesses da Graça. Não fora escolhido neste preciso instante, mas escolhido desde o ventre da mãe, muito antes do nascimento, pela presciência de Deus. Não por acaso que o nome Cristo-vam tem o significado de Portador de Cristo. A mesma presciência de Deus que fez com que o persa Ciro ganhasse este nome no nascimento, fez com que os pais de Cristovam dessem a ele o nome que carrega.


Ora, relata a Palavra de Deus que quando Samuel despejou sobre Davi o óleo da unção, no meio dos seus irmãos, então o espírito de Deus ficou ativo em Davi daquele dia em diante. E Davi passou a envidar todos os esforços, para que o reino de Israel se passasse para as suas mãos, não por vaidade, mas com o sentido da responsabilidade e a consciência de que esta era a vontade de Deus. O que é isso? Que o senador Cristovam Buarque passe a envidar todos os esforços para que isto venha ser uma realidade. E os esforços é convergir todo o Brasil para o trabalho e as propostas de Adamir Gerson. Em especial para o conteúdo do trabalho O APARECIMENTO DO VERDADEIRO, mas também para o Projeto Presidente Prudente. O povo brasileiro tem de saber que há um profeta no seu meio; que, se por intermédio de Paulo Deus fez saber seu querer religioso, se por intermédio de Marx Deus fez saber seu querer político, por intermédio de Adamir Gerson é aquele momento em que Deus irrompe soberano sobre a História, findando uma História que pode ser chamada de Pré, e iniciando a verdadeira História, aquela que diz o Livro Sagrado: Eis que faço novas, todas as coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário