sábado, 22 de outubro de 2011

Adamir Gerson e o Ancião - Capítulo Segundo

No Capítulo Primeiro Adamir Gerson narrou fatos ocorridos no ano de 81, quando Deus fez que levantasse com a Palavra e repreendesse um Ancião, que começou a andar na Congregação com uma lista debaixo do braço fazendo coletas, ao contrário da coleta que era feito tradicionalmente, desde Luis Francescom, isto é, dado segundo o que o Espírito toca no coração. E no final daquele ano, segundo o que foi dado pelo Espírito naqueles dias – vem, fica encerrado na tua casa. E tu, ó Filho do homem, eis que certamente porão sobre ti cordas e te atarão com elas, para que não possas sair para o meio deles. E a tua própria língua eu farei ficar apegada ao céu da boca e certamente ficarás mudo, e não te tornarás para eles um homem que dá repreensão, porque são uma casa rebelde – a verdade que aquele foi o último ano em que subiu com a Palavra no meio deles. Continuou indo normalmente na Congregação, e a única participação que tinha no meio deles era com o cantar dos hinos.

E aconteceu no final do ano de 92 que o Espírito que estava no Ancião ficou ativo nele. Muito mais ativo do que ficara naquele ano de 81. E neste final de 92 ele apareceu na Congregação onde congregava Adamir Gerson e fez uma coleta como aquela. Apenas que agora ele aumentou a dose. Se naquele ano de 81 a coleta que fazia era que a irmandade desse o nome numa lista e se comprometesse com uma quantia a ser dado para dali quinze ou vinte dias, neste final de 92 ele apareceu na Congregação onde congregava Adamir Gerson e fez uma coleta já um tanto diferente. Estipulou uma quantia a ser dada por cada membro. Adamir Gerson não estava presente neste dia, mas Benedito disse que fora uma quantia um tanto alta, pois um dos membros, o aposentado Ped’abeia, se mostrou insatisfeito. Como era ano de grande inflação, parece que a quantia que ele estipulou foi de 250.000. Adamir Gerson não tem certeza sobre o número, mas pela reação do irmão Ped’abeia se deduz que fosse cerca de 10% a 15% do salário mínimo, que hoje daria uma quantia aproximada de 60, 70 reais.

E no início do ano, por volta do mês de março, aconteceu que Adamir Gerson mais Benedito foram numa reunião de mocidade numa cidade vizinha, sessenta quilômetros.

E quando voltaram no dia seguinte irmã Fátima veio ao encontro de Adamir Gerson e lhe disse, completamente espantada: Irmão, não sabe do que aconteceu ontem a noite na igreja. O Ancião veio na igreja e assim que ocupou o púlpito foi logo dizendo: hoje eu vim aqui para ter uma conversa com um irmão que fica sentado em um banco da Congregação parecendo um sapo (mas no culto anterior Adamir Gerson estava, e ele também veio. E no final do culto apenas olhou por entre os óculos para Adamir Gerson quando este o foi saudar com ósculo santo. Foi valente no dia seguinte, quando Adamir Gerson não estava presente).

E a verdade é que naquela noite o Ancião deixou a irmandade da igreja tão assustada, tão amedrontada, que uma família que viera de São Paulo passar uns dias na cidade, familiares do irmão Ped’abeia, ficaram tão amedrontadas, com tanto medo, que no outro dia levantaram para ir embora da cidade. Mas o Espírito de Deus se tornou ativo sobre a irmã Calu, e ela não somente disse que ia ficar para ver no que daria aquilo como também dissera para Adamir Gerson: irmão fica em paz. Hamã levantou um madeiro para pendurar Mordecai e ao final Deus interveio e ele foi pendurado no lugar. O Hamã vai ter que aparecer.

Segundo o que vieram lhe contar naquela noite o Ancião ficou tão traspassado que todo momento dizia: e ele subiu no púlpito para contender com o ungido de Deus. Segundo o que lhe contara ele urrava e dizia: aquele homem, que fica sentado na Congregação parecendo um sapo, teve a ousadia de contender com o ungido de Deus neste púlpito...

E a verdade é que quando o culto terminou o Ancião se dirigiu ao Cooperador local e a uns irmãos próximos e disse para ele avisar a irmandade que o homem que ficava sentado na Congregação parecendo um sapo não era mais irmão, e que não era mais para ninguém o saudar.

De fato, no culto seguinte, ao término, então o Cooperador local chamou Adamir Gerson num canto e lhe disse o seguinte: irmão Gerson, o Ancião veio no culto passado e no final ele me pediu para avisar a irmandade que o irmão não é mais nosso irmão e que não é mais para ninguém o saudar. Mas eu senti da parte de Deus não avisar, mas estou dizendo para o irmão o que o Ancião pediu de mim. O irmão precisa se humilhar...

E Adamir Gerson saudou o Cooperador com ósculo santo e quando foi saudar os demais irmãos todos eles viraram o rosto para não ser saudado. Teve um que saiu apressado da igreja, teve outro que abaixou a cabeça quase ao chão, e teve outro, Zezin de Mané Pedro, que empurrou com a mão o rosto de Adamir Gerson (ora, no lugar, dois mil habitantes, tinha uma senhora que morava numa casa de madeira há quinze anos. Não pagava aluguel, não sabia quem era o dono da casa, pois há muito tempo se mudara do lugar. E o que sucede é que este Zezin de Mané Pedro soube onde morava o proprietário e foi onde estava e “comprou” a casa, deixando como pagamento uma dúzia de banana. E ele chegou para esta senhora e disse: Não sei se a senhora está sabendo, mas comprei a casa. E como ela estava na casa há muito tempo, e certamente não iria sair da casa, pois matematicamente a casa já era dela, pois o proprietário abandonou tudo, sem ao menos pagar os impostos, então Zezin de Mané Pedro disse para a senhora: eu vou fazer para a senhora uma proposta: a senhora desocupa a casa, vai morar com os seus parentes, e eu prometo que vou fazer para a senhora outra casa e vou entregá-la para a senhora, inclusive que toda mobiliada, com cama, com sofá, com geladeira, com tudo que é mobilia. Ao que a senhora disse, interessada numa nova casa e toda mobiliada: mas o senhor garante que vai me dar mesmo a casa e toda mobiliada? Ao que ele disse: Confia em mim. Eu sou crente e fui lavado e remido no sangue de Jesus. Pode confiar em mim. E a senhora acreditou nele e saiu da casa e foi morar com seu pai; e mal saiu Zezin de Mané Pedro demoliu o casebre. De modo que a senhora andava na cidade e dizia para um e dizia para outro: Fala para aquele homem devolver a minha casa. Ele “tumô” a minha casa. E Adamir Gerson disse para ela: mas a senhora foi errada; não devia ter saído da casa. Teria de ter dito para ele: eu saio da casa. Mas primeiro faz a casa para mim e a deixa mobiliada. Ao que ela disse: mas quando ele disse que era crente e foi lavado e remido no sangue de Jesus, que era para eu acreditar nele, eu caí na besteira... Foi este Zezin de Mané Pedro, que a pedido do Ancião, empurrou Adamir Gerson com a mão para que não fosse saudado com ósculo santo.

Bem, como Adamir Gerson viu que o Ancião se tornara decido em jogá-lo para fora da Congregação então escreveu um dossiê, relatando tudo que estava se passando, e enviou uma cópia para um Ancião da Congregação da grande cidade, que foi embora para os Estados Unidos, e enviou outra cópia para os responsáveis pela Igreja no Brás. Mas o que decidiram é o que vai relatado abaixo.

Ora, a Santa Ceia era realizada no local geralmente no mês de julho. Mas, no meio de maio o Ancião chegou à Congregação e disse que a Santa Ceia iria ser realizada no domingo seguinte. E isto levou a mãe de Benedito a dizer: mas isto está errado. A Santa Ceia não pode ser marcada assim em cima da hora. Tem de ter prazo que é para a irmandade ir se reconciliando. E se tem irmão viajando?

E a Santa Ceia foi realizada no domingo seguinte. Apenas que o Ancião não veio, mas mandou outro, filho de um Ancião que naquele ano de 81, fora um dos que fora ao lugar para combater Adamir Gerson. Chegou ao lugar com uma caravana de irmãos e na hora da Palavra disse, como os demais: Mas o inimigo que está entrincheirado no nosso meio, Deus vai arrancar para fora...

E a Santa Ceia foi realizada no domingo à tarde. Mas Adamir Gerson não compareceu. Confundiu-se, achando que a Santa Ceia iria ser realizada à noite. E quando chegou ao culto então foi informado por irmãs que a Santa Ceia tinha sido realizada no período da tarde.

O que teria acontecido? Adamir Gerson participara de doze, Santa Ceia na Congregação, e aquela seria a décima terceira. O que teria acontecido? Porque o Ancião não foi ao lugar ministrar a Santa Ceia, mandando outro? O Ancião teria combinado com o Ancião alguma coisa? Teria orientado o Cooperador a que não desse a Santa Ceia para Adamir Gerson?

O que se sabe são duas coisas: Primeiro: os Cooperadores locais entenderam que a confusão de Adamir Gerson foi da parte de Deus, para que ele não participasse da Ceia, pois estava “em pecado”. Segundo: o Ancião enviou outro Ancião no seu lugar e ficou esperando que eles viessem lhes trazer notícia. Mas, antes que lhes levasse notícia, eles receberam a notícia de que o Ancião naquele dia ficara cego de um olho. Um filho seu foi fazer uma cobrança numa cidade vizinha e foi levemente esfaqueado. E quando o Ancião ouviu a notícia de que seu filho tinha sido esfaqueado sofreu repentino derrame, ficando cego de um olho.

Não obstante, Adamir Gerson continuou indo no meio deles até o ano de 98. Ao ter-se completado os dezoito anos na Congregação, o mesmo Deus que o levara para ficar nove meses na Assembléia de Deus, naquele ano de 78, então disse que tinha se completado o seu tempo na Congregação. O tempo que passou na Assembléia de Deus foi o tempo que Jesus passou no ventre de Maria, mas os dezoito anos que passou na Congregação foi o tempo que Jesus passou no ventre de Nazaré.

Adamir Gerson e Che Guevara

Ora, sabemos que Che Guevara quando completou os trinta e nove anos de vida então foi morto por forças políticas, e naquele ano de 1993 Adamir Gerson completou os trinta e nove anos de vida.

Como explicar estes fatos envolvendo Che Guevara e Adamir Gerson? Seria que Che Guevara teria sido morto pelas mesmas forças políticas que assassinaram Jesus, ao passo que Adamir Gerson “assassinado” pelas mesmas forças religiosas que assassinaram Jesus?

O Banquete

Não obstante aquele ano de 93 Adamir Gerson continuou no meio deles até o ano de 98, e a partir daquele ano de 93 não mais participando da Santa Ceia, pois tinha sido “assassinado” pelas mesmas forças religiosas que assassinaram Jesus.

Mas, no ano de 94 estando na cidade grande, assistindo ao culto em um de seus bairros, quando acabou o culto e foi embora percebeu que o pneu de seu Passat 75 estava murcho. E um irmão nissei, jovem, se prontificou a ajudá-lo a trocar o pneu, pois estava num lugar de difícil acesso, colado na sarjeta. E quando acabaram de trocar o pneu então o irmão nissei disse para Adamir Gerson: irmão, vai em casa que vai ter uma grande festa. Muitos Anciãos e muitos Cooperadores vão estar presentes. E após indagar onde morava, ele disse: segue-me. E Adamir Gerson o seguiu.

E quando chegou à sua casa e entrou eis que se deparou com o Ancião responsável pela sua Congregação no lugar pequeno. E entrou e pode ver que todos os Anciãos da cidade estavam ali, inclusive que Ancião de fora, o irmão Jarbas, que ia ao lugar frequentemente. E muitos Cooperadores.

E o irmão Jarbas sentou-se no chão da casa e todos os irmãos ficaram em volta dele, ouvindo ele contar testemunhos de maravilhas. E quando acabou todos foram para o banquete. As pessoas foram sendo chamadas uma por uma, apenas que não Adamir Gerson. E mandaram que um irmão fosse ao sofá onde estava sentado e ficasse ali com ele, o intertendo, enquanto participavam do banquete. E quando tudo terminou e todos estavam indo, ora, quando Adamir Gerson passou pela irmã que estava na porta de despedida, mãe do nissei, ela deu uma bala para Adamir Gerson que a chupou gostoso pelo caminho.

--------

Obs. Adamir Gerson está rememorando fatos passados. Aos poucos eles vão sendo trazidos à tona PELO MESMO ESPÍRITO. De modo que a qualquer momento ele pode acrescentar mais alguma coisa. E Deus sabe porque aquelas coisas aconteceram e porque agora tudo está vindo à tona.

E um fato também a ser acrescentado é que naquele dia da "Santa Ceia" em que o Ancião sofreu derrame e ficou cego de um olho, os da cidade grande ficaram muito amedrontados e removeram o Ancião do lugar, e colocaram outro no seu lugar, que foi ungido Ancião muito novo, com 25 anos. Mas quando Adamir Gerson não estava mais no meio deles retornaram o Ancião para cuidar do lugar de Adamir Gerson. Parece que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário