quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os Hipócritas e Contradizentes


Os hipócritas e contradizentes sendo postos a nu

Na comuna do Orkut Karl Marx – Brasil Raskolnikov Rodia transcreveu uma postagem dizendo que o método de Paulo Freire tinha sido desvirtuado. Disse Rodia que em Paulo Freire um projeto de Educação para funcionar necessita de uma equipe para gerar os termos chaves da alfabetização. E estes termos chaves partem do pressuposto que é preciso conhecer a realidade do aluno para que se possa PARTIR de seu universo simbólico. E segundo Raskolnikov Rodia isso envolve pesquisa para saber que universo é esse.

E chama à atenção que Ralkolnikov Rodia fala de uma “esquerda burra” que não sabe que a realidade do aluno é ponto de PARTIDA e não o de chegada.

Porque Adamir Gerson deu a este título o nome de Hipócritas e Contradizentes? Porque Adamir Gerson faz um trabalho realmente segundo esta prescrição de Paulo Freire. E tendo feito postagem nesta mesma coluna Karl Marx – Brasil este Rodia foi dos primeiros que se levantou contra ridicularizando o trabalho. Ora, Adamir Gerson dizia nos seus escritos que a revolução para ser feita tem de partir da cultura do povo. Tem de partir da realidade das massas, do seu universo simbólico. E uma vez que a cultura das massas é unicamente religiosa, fora desta cultura a massas é peixe fora d’agua, então Adamir Gerson dizia ser necessária a revolução se comunicar com as massas neste seu universo simbólico. E este Rodia, ridicularizando, no alto de sua sabedoria, dizia que cabe à revolução desmascarar e acabar com toda e qualquer religião. É um empecilho ao aprendizado revolucionário. Impede a emancipação das massas.

E, sendo coerente com Paulo Freire, então Rodia dizia na sua postagem que é preciso forçar os alunos a problematizar. Certo, e como as massas irão problematizar se estão impedidas de partir do seu universo simbólico? Como irão problematizar se foi cortada a sua língua?

E Rodia conclui a sua postagem dizendo que é fundamental em Paulo Freire a afetividade. Ora, afetividade é o que esta “esquerda burra”, como ele mesmo chamou e faz parte dela, não tem. A afetividade que eles têm para as massas religiosas é se dirigir a elas e as chamar de atrasadas, estúpidas, ignorantes.

É por isso que Adamir Gerson diz que existem apenas duas esquerdas: a esquerda celestial e a esquerda que Rodia chama de “burra”. Se esforcem para caminhar na estrada da esquerda celestial e certamente a revolução virá ser uma realidade. Na esquerda celestial se pensa, se tem cérebro, ao passo que na esquerda “burra” apenas se repetem chavões revolucionários, levando a sua militância a gritantes contradições, como esta de Rodia, pois vive do passado e não do presente revolucionário.

2 comentários:

  1. Vc tinha de ter copiado aquele debate no grupo materialismo tb. Vê se guarda esses debates, são interessantes. Eu questionei lá, mas eles deletaram.

    Abs do Lúcio Jr.

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que ia ser expulso, mas não tão rápido assim. Não deu para mim copiar o debate. Será que tudo foi apagado?

    ResponderExcluir