sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pedagogia do Oprimido - Segunda Parte


II (Segunda Parte – Colecione Conhecimento)

Certamente que, por causa dos garranchos, muitas reações irão surgir. E cabe ao socialismo celestial ampliar o leque de informações, todavia sempre tendo em mente a realidade das massas. Sempre partindo da sua realidade.

E podemos sim falar que o acontecimento descrito no êxodo de que assim que os escravos hebreus saíram do Egito e tomaram o rumo da terra da liberdade então Faraó se “arrependeu”, dizendo: que é isto que fizemos, despedindo Israel de trabalhar como escravos para nós? De modo que aprontou as suas forças militares, seus carros de guerras e seus cavalarianos mais seletos, e foram atrás do povo para trazê-los de volta à casa dos escravos. Mas Deus interveio e os livrou do desastre certo, pois à frente estava o mar e atrás vinha Faraó.

Ora, uma vez que estas imagens do êxodo estão na mente das massas, então o socialismo celestial dirá para elas que tudo voltou a se repetir no caso da revolução. Lênin tendo feito a revolução e principiado a guiar as massas trabalhadoras oprimidas na direção do socialismo, então o imperialismo reagiu e passou a enviar tropas para a Rússia para esmagar a revolução e trazer o povo liberto de volta à casa dos escravos. Segundo os livros de História foram quatorze nações que invadiram a Rússia naquele ano de 1918, mas segundo Paulo Francis de Nova Yorque foram 21 nações, covarde, como ele se referiu a elas.

E o socialismo celestial dirá para as massas que a mesma situação desesperadora porque passou os filhos de Israel saídos do Egito passou os trabalhadores libertos. Pois dum lado estava a contra-revolução e do outro as nações invasoras. Mas, um ano depois todas elas foram vencidas e expulsas do território revolucionário.

Ora, estes fatos com os anteriores irão fazer com que as massas começam a achar que realmente existe uma relação muito forte entre o êxodo e a Revolução. Como estão de posse da fé de Javé começarão a achar que então quem deu a vitória para os comunistas FOI DEUS! Porque a lógica era a sua destruição, e no entanto emergiram vitorisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário