sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Salomão - Cantares

O problema é mais profundo. Hoje de manhã, 04 de agosto do ano de 2014, depois de ter assistido na noite anterior um documentário na TV Record sobre o Templo de Salomão, construído no Brás, Javé começou a pressionar seu profeta para falar sobre o Salomão Rei. Pessoas ouviam falar de que fulano de tal era o Salomão. E notícias chegavam às suas casas de que aquele era Salomão. E os pais começaram a ficar preocupados. Começaram a vigiar suas filhas. Um assunto que perdurou por vinte anos. Trouxe muitos transtornos, inclusive delegacias e Fórum. Mas hoje de manhã Javé começou a pressionar seu profeta a tornar público tal assunto. E agora, precisamente agora, está resistindo. Mas não terá de fugir dele e o encarar. A qualquer momento aborda a questão em minúcias. Mesmo porque dia mais ou dia menos virá à tona. Dois Salomão no Brasil? O que é isso? Seria a Lei de Hegel segundo a qual os fenômenos se repetem na História? Não tão bem assim a Lei de Hegel, mas algo que se aproxima dela. Isaías é mais claro quando diz: e cada uma teve sua companheira. Foi a mão de Javé que as reuniu.

E notícias chegavam às suas casas de que aquele era Salomão. E os pais começaram a ficar preocupados. Começaram a vigiar suas filhas. A protegê-las. Suas filhas foram crescendo com fama de terem nascidas muito belas. De fato, eram muito belas. Belíssimas. Sobre uma Adamir Gerson chegou a escrever: dentre as mais belas a mais belas. E não era elogio de um coração em chamas, apenas uma constatação. E uma delas chegou a disputar o Miss Estado de São Paulo ficando em quarto ou quinto lugar. Mas, o que é isso? Foi então que na manhã do dia 04 de agosto Javé começou a pressionar seu profeta sobre esta questão que se arrastou por vinte anos, com transtornos em muitas casas, em muitos pais. Com mães desesperadas: mas, o que é isto, minha filha?

E Javé começou a pressionar seu profeta sobre este assunto a mais de dez anos “esquecido”. E ele vai ter que revelá-lo em detalhas, em minúcias: minha filha é a Sulamita? Reconheço que ela tem todas as descrições da Sulamita: mas, minha filha é a Sulamita? Isto é a explicação porque minha filha não guardou a sua vinha? E cerca de dezessete anos depois, no ano de 98: porque minha filha é esta personagem, a pequena irmã que não tem peitos? E Adamir Gerson começava a gesticular e não ter explicação plausível para aquilo que era apenas uma repetição histórica no espaço e no tempo. E falava de casos de 78, de uma que na beleza parecia ser gêmea desta. Na cor, na altura, no formato do corpo, aquela que no começo disse: dentre as mais belas a mais bela. E por fim responderam: Ora, se isto vem dos profundos da Palavra de Deus então iremos seguir à risca o que fala a Palavra de Deus: se ela é uma muralha, então iremos construir sobre ela um parapeito de prata; mas se ela for uma porta, nós a bloquearemos com uma tábua de Cedro. E Adamir Gerson veio a se achar diante do Promotor tendo de responder questão que somente quando o Sacerdote Salomão se manifestasse então seria possível entendê-la. Quando o Sacerdote-Salomão se manifestasse e tudo viesse à tona então as condições históricas teriam sido manifestas para que mães, muitas mães, então se lembrassem daqueles dias da década de 80 e mais especificamente da década de 90 quando as mães se reuniam e diziam: Temos de levar isto ao conhecimento do Ministério. Temos de levar isto ao conhecimento do Ministério Público. Estamos diante de um assunto que foge de toda e qualquer lógica. E no desvendar da história, no momento de se fazer novas todas as coisas, iriam concluir entre si: então minha filha foi no passado uma das princesas da corte do rei Salomão? A virtude e a beleza – que pousaram nelas também veio pousar em nossas filhas?


E vinha uma, vinha outra, e como a neve que derrete quando o sol chega sobre ela quando ouviam o relato então começavam a se afastar, e a se ir, e tomar o rumo comum dos mortais, mesmo que uma tivesse dito, com o coração em chamas: se fosse pelo menos umas oito mulheres, mas este montão? E se ia cada qual seguindo o caminho da humanidade, apenas uma pareceu que sobreviveu. Isto é, pareceu que sobreviveu aquela que um dia iria receber um título: Rainha das rainhas e Senhora das senhoras. Tudo de acordo o tempo em que vivemos que tem como loucura coisas do tempo passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário