quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Andamos, Andamos, e Voltamos ao Início do Século Primeiro. Pode Isto?

Andamos, Andamos, e Voltamos ao Início do Século Primeiro. Pode isto?

Muitas coisas os homens aprenderam nos sistemas filosóficos, em Kant, no hegeliano, no positivismo de Comte, no sistema do Materialismo Dialético, mas tem coisas que só se aprende na filosofia celestial. E agora será abordado um assunto que é possível que tenha estado latente no sistema de Hegel, mas impossível de ser detectado quer no positivismo de Comte quer no Materialismo Dialético de Marx e seus epígonos ou em qualquer outro sistema filosófico.

Estamos no ano de 2010. Mas será que estamos no ano de 2010 ou estamos no ano 10 da era cristã? Estamos no ano de 2010, mas os objetos que vemos fora nos remetem para o ano de 10 D.C.

O que acontece é que o movimento da História possui uma curvatura, e ele leva a História ao ponto de partida (na filosofia de Comte e no Materialismo Dialético isto é impossível, pois o movimento ali é linear, sempre “para frente”). E este retorno do Absoluto ao ponto de partida não é o do eterno retorno, já conhecido (pois aí seria a farsa de que fala Marx), mas é justamente para dar o salto de qualidade. Ele retorna, não para produzir o mesmo fenômeno, mas para superá-lo (ver ICoríntios 13.9-10).

Pois bem, a Palavra de Deus narra que quando Jesus se manifestou teve havia judeus e samaritanos ocupando as terras palestinas, e é dito que não havia tratos entre eles, pois para os judeus, Deus habitava em Jerusalém e não em Samaria. O lugar da verdadeira adoração para eles estava em Jerusalém. Mas não podemos dizer que os católicos e evangélicos são hoje os mesmos, os evangélicos aqueles que diziam que a verdadeira adoração era em Jerusalém e os católicos sendo os mesmos samaritanos? Não havia tratos entre judeus e samaritanos, e não há também entre católicos e evangélicos.

O mundo daqueles dias era dominado pelo império de Roma: existe alguma diferença entre Roma e os Estados Unidos? Entre os césares e os presidentes dos Estados Unidos? Havia césares truculentos, como Nero e Domiciano, bem como Diocleciano e Galério,que odiavam os cristãos e envidam todo esforço para bani-los da face da terra, mas haviam césares comedidos, que não faziam da luta contra os cristãos a política principal do império. E Vespasiano foi um deles. O que convenhamos também aconteceu com os Estados Unidos, que teve presidentes truculentos, como Reagan e Bush, que odiaram o povo socialista e envidaram todo esforço para banir o socialismo da terra. Mas teve presidentes dos Estados Unidos, do partido democrata, como Jimmy Carter, que foram menos belicosos quanto ao assunto do banimento do socialismo.

Quando Jesus se manifestou então encontrou a outrora nação livre de Israel dominada pelos romanos, e tinha um rei servil aos interesses romanos. Ora, não é hoje o caso da Rússia? Da outrora livre União Soviética que se tornou dominada pelo imperialismo, com dirigentes como Borys Yelstin sendo a outra face de Heródes? Aquela raposa, como Jesus se referiu a ele?

Naquele tempo em que Roma dominava o povo de Israel havia os judeus zelotes, vários grupos, várias facções, que em arma na mão lutavam contra Roma. Mas, dado a força dos romanos, eram impotentes, completamente impotentes para restaurar a liberdade do povo judeu. E quem seriam os zelotes hoje? Por certo que os vários grupos marxistas espalhados mundo afora em luta contra o imperialismo americano. Mas todos eles carregam a impotência dos zelotes, dado o poder avassalador dos Estados Unidos e tercerização imperialista. (É certo que muitos vão dizer que os zelotes hoje são os muçulmanos partidários do terrorismo como luta contra o imperialismo. Deve ser analisado).

Nos últimos anos tem surgido entre o povo evangélico uma ganância pelo dinheiro e pela ostentação social que nos faz lembrar aqueles que segundo o que aparece nos evangelhos gostavam dos primeiros lugares nas refeições noturnas e dos primeiros assentos nas sinagogas, e dos cumprimentos nas feiras, e de ser chamado Rabi pelos homens.

Encontramos nos evangelhos Jesus falando do samaritano, do bom samaritano: que bom samaritano é este hoje senão os católicos da Teologia da Libertação que realmente se interessem pelo próximo oprimido?

A História teria realmente percorrido dois mil anos e voltado aos tempos do início do século primeiro? Quando sabemos que a imoralidade e devassidão tomavam a praticamente todos do século primeiro está hoje com a mesma força, e até procurando se institucionalizar, até mesmo como conquista do homem, de sua liberdade, não temos nenhuma dúvida que a História realmente voltou ao ponto de partida.

Mas, com que objetivo? Será então que agora vai surgir novamente Jesus, e recomeçar tudo de novo? Então seria aquilo que Marx chama de “farsa”. Seria admitir que toda a mensagem de Jesus foi em vão.

É verdade, a História, por causa da sua curvatura, realmente voltou ao século primeiro, mas agora será para a manifestação do Filho do homem. A Divindade não mais como Cordeiro, senão que agora como Leão que é da Tribo de Judá. Tudo vai recomeçar, mas um recomeçar superior, como é o recomeçar do jovem que acabou o 2º Grau e agora vai iniciar o Ensino Superior.

Há dois mil anos a luta dos cristãos foi no campo espiritual, contra o paganismo e a devassidão da carne, mas os cristãos não tiveram luta contra os poderes políticos de Roma. Brandiram a sua espada contra Sodoma e contra a exploração espiritual, não, porém, contra o Egito e a exploração material (mas não podiam, porque aqueles eram os tempos teológicos, e tal seria futuro, quando a História entrasse no seu tempo materialista que se deu com e a partir do Renascimento). Ao mesmo tempo em que os líderes do nascente cristianismo destemidamente se lançavam na luta para subverter a ordem espiritual, eles mesmos clamavam submissão aos poderes políticos e materiais.

Mas agora a luta será outra. Muito mais ampliada e muito mais abrangente. As forças que vão surgir agora continuarão a luta dos primeiros cristãos, porque isto está incluso no retorno histórico, mas agregarão a ela também a luta contra os poderes materiais e políticos estabelecidos. O personagem que vai surgir agora é aquele que no livro do Apocalipse, 1.13-16, de cuja boca se estende uma aguda espada afiada DE DOIS GUMES; e ela há de cortar contra a exploração espiritual, contra a devassidão que está corroendo e destruindo tudo, mas também contra a exploração material, contra os poderes políticos e materiais estabelecidos. A luta agora será contra a cidade que em sentido espiritual se chama Sodoma e Egito, onde Jesus foi crucificado (Apocalipse 11.8), para estabelecer no seu lugar a Nova Jerusalém. Cidade santa, onde judeus e palestinos se reconhecem irmãos, osso do mesmo osso e carne da mesma carne, filhos de Isaque; onde cristãos e socialistas se reconhecem irmãos, osso do mesmo osso e carne da mesma carne, filhos de Jesus.

Meu amigo e meu irmão, Jesus quer por em sua boca a sua aguda espada afiada de dois gumes. Ele necessita de soldados para a sua batalha. E estamos estendo a vós o chamado de Jesus, para que você venha participar das reuniões que estamos realizando todas as manhãs de domingo na sede do PSOL. O nosso endereço é: Avenida Prestes Maia, 1107, ao lado da TVI, aqui em Araçatuba. Vamos crescer, ó escolhidos de Deus, e vamos fazer este fogo que está em Araçatuba se propagar para o Brasil inteiro e a terra inteira, reduzindo a cinzas os praticantes de iniqüidades, não lhes deixando nem raiz e nem ramo.

4 comentários:

  1. Aff!tinha que ser coisa de religioso fanatico.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz,
    Eu particularmente não acredito que através da Politica alcançaremos a tão sonhada paz universal. Entretanto, acredito que votando em bons politicos podemos fazer da nossa nação mais feliz. " Feliz a nação cujo DEUS é o SENHOR" Pessoalmente não sou fã do socialismo, mas vi algo muito bom nos candidatos do PSOL : eles realmente parecem coerentes. Parabenizo a Heloisa Helena e o Plinio de Arruda Sampaio que falou tudo aquilo que eu gostaria de falar aos candidatos Serra, Dilma e Marina. Sou de SBC/SP.

    DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! O texto mostra uma tentativa de entender o que Deus está fazendo em nossos dias (aquilo que sempre fez em qualquer tempo). Acredito que destes um passo muito promissor em direção à verdade, porém, como ainda interpretas as coisas aos avessos, estás completamente errado. Mas não desanime, a verdade está logo ali (onde sempre esteve), apenas um passo de distância.

    ResponderExcluir