domingo, 6 de março de 2011

A Terceira Revolução, Brasileira, a do Espírito

A Terceira Revolução, Brasileira, a do Espírito

“Damos por encerrado as revoluções liberal e marxista; agora é o tempo da revolução cristã, Ignácio de Castro (...) O tempo que avança agora é o tempo do espírito, Bardiaev (...) O Cristianismo é um Humanismo Integral, Jacques Maritain”

No final do século XVIII tivemos a ocorrência da revolução francesa, e no início do século XX tivemos a ocorrência da revolução russa.

Estas duas revoluções nasceram a partir do mesmo ideal, liberdade, igualdade e fraternidade, no entanto a revolução francesa veio a ter liberdade e não igualdade, e a revolução russa a ter igualdade e não liberdade. O real ficou aquém do ideal, isto é, para quem não tem consciência do processo, pois é um fato que o ideal está se realizando, contudo na tríade hegeliana da tese, antítese e síntese. E o simples fato do processo estar se realizando a revelia dos homens, com uma lógica própria, seguindo mecanismos internos, é a sua lógica que é real sendo irreal a lógica dos homens (desdobramentos da revolução francesa e da revolução russa nunca constaram em nenhum manual), tal é indício claro da transcendentalidade da História. O que é real é esta transcendentalidade e não uma força com morada no panteão da imanenticidade. Assim, pois, a tríade Platão – Agostinho – Hegel ainda tem existência na História e na Filosofia, e a racionalidade terá de ponderar sobre esta afirmação de que conservam ainda seus lugares na primazia do conhecimento.

É verdade: liberdade e igualdade, que no plano metafísico se achavam juntos, como conteúdo e parte do corpo da Divindade, ao se encarnarem, todavia o fez de modo separado, Liberdade se encarnando na revolução francesa e Igualdade se encarnando na revolução russa, em lugares e tempos diferentes. Mas iria haver um processo de convergência e aproximação, em que liberdade e igualdade cada vez mais iriam se aproximar até o momento em que estariam juntos novamente. E este momento seria a terceira revolução, que podemos dizer é a brasileira, que nasce tendo realmente Liberdade e Igualdade, de modo que só a revolução brasileira para realizar os ideais nobres da revolução francesa, igualdade, liberdade e fraternidade, e só a revolução brasileira para realizar os ideais nobres da revolução russa, de liberdade concreta em que cada um tem segundo as suas necessidades.

O Processo

Há cerca de vinte anos Adamir Gerson elaborou um trabalho no qual aparecia esta convergência, da revolução francesa e da revolução russa, culminando numa nova e diferente revolução, radicalmente nova, a brasileira, que quer queira quer não foi ela que o filósofo italiano radicado no Brasil Pietro Ubaldi divisou no espírito, ela e seu vetor maior (Ela se acha em potência em Pietro Ubaldi, a sua ante-sala, como o socialismo científico se achava em potência no socialismo utópico, a sua ante-sala). Tendo nascido no coração do sistema feudal dali se bifurcaram, mas seguindo o plano curvo da história, a sua curvatura, ao estarem amadurecendo no processo, iria novamente se encontrar, no vértice do processo triangular.

E no trabalho, em seu gráfico, aparecia dum lado a revolução francesa, Napoleão Bonaparte, e do outro a revolução russa, Lênin. Tese e antítese, mas que iriam produzir a sua síntese, e evidentemente que então aparecia o Cristo da cruz.

E é assim que apareciam no trabalho: TESE: Revolução Francesa: 100% Liberdade X O% Igualdade. ANTÍTESE: Revolução Russa: 0% Liberdade X 100% Igualdade. SÍNTESE: Revolução Brasileira: 50% Liberdade + 50% Igualdade= 100% FRATERNIDADE!

E a sua evolução, dos dois momentos, se dava assim: PELO LADO DA REVOLUÇÃO FRANCESA: CAPITALISMO SELVAGEM: 100% Liberdade X 0% Igualdade -#- DEMOCRACIA CRISTÃ: 75% Liberdade X 25% Igualdade -#-SOCIAL-DEMOCRACIA: 60% Liberdade X 40% Igualdade.

PELO LADO DA REVOLUÇÃO RUSSA: DITADURA DO PROLETARIADO: 100% Igualdade X 0% Liberdade -#- SOCIALISMO LIBERTÁRIO: 75% Igualdade X 25% Liberdade -#- SOCIALISMO DEMOCRÁTICO: 60% Igualdade X 40% de Liberdade.

Antes de prosseguir é preciso este esclarecimento: 100% Liberdade e 0% Igualdade não quer dizer uma super liberdade, mas, pelo contrário, uma falsa liberdade. Uma liberdade destituída de qualquer senso de justiça social. É a liberdade do capitalista que detém os meios de produção e paga a força de trabalho a bel prazer. Manda e desmanda. Esta é a “liberdade” da democracia burguesa e é aquilo que Jesus chamou de Porta Larga e Espaçosa e Que Conduz à Perdição.

O que é 75% de Liberdade e 25% de Igualdade? 60% de Liberdade e 40% de Igualdade? Isto significa que esta liberdade já agregou em si certa dose de justiça social. Já há certo respeito pelo próximo. Já carrega em si porções do valor do espírito. E quando se encontra o equilíbrio, 50% de Liberdade e 50% de Igualdade, esta sim é a verdadeira Liberdade e esta sim é a verdadeira Igualdade. (Falsa liberdade e liberdade verdadeira, bem como falsa igualdade e igualdade verdadeira, são na verdade conceitos ideológicos. Mas o conceito científico as vê simplesmente em processo, a liberdade com L maiúsculo e a igualdade com I maiúsculo sendo engendrados no ventre desta liberdade com i minúsculo e desta igualdade com i minúsculo. O seu amadurecimento transforma o minúsculo em Maiúsculo. Destarte, o seu caldo vai engrossando e eis o que é Maiúsculo no lugar do que é minúsculo; Javé no lugar da Serpente Original. É o seu escopo. Mas a sua apresentação, dado as condições do espírito, as suas limitações, tem de ser feito assim, como relação ideológica e depois, sim, como relação científica. De modo que o bom professor analisa previamente a condição intelectual do espírito, se é verde, então se comunica com ele na mediação da relação ideológica, se é maduro, na mediação da relação científica).

Em uma palavra, a verdadeira liberdade é aquela que é construído no forno da igualdade e a verdadeira igualdade é aquela construída no forno da liberdade. É a liberdade para amar, para ajudar, e é a igualdade da diversidade na unidade, a interdependência entre os diversos valores.

Pois é, há um processo em que a revolução francesa e a revolução russa se convergem e acabam se encontrando. Há um crescimento, um amadurecimento de ambas, e neste crescer cada vez mais as duas vão se aproximando, não em linha reta, na base do triângulo, mas em curva ascendente e convergente, e lá na frente, no ápice do triângulo, então acontece em que Liberdade e Igualdade se encontram e passam a exibir um novo corpo, 50% de Liberdade e 50% de Igualdade. É o fim da revolução francesa e é o fim da revolução russa, e o nascimento no seu lugar de uma nova revolução, a terceira, que tem em si, em seu corpo, a Liberdade da revolução francesa e a Igualdade da revolução russa: ESTA É A REVOLUÇÃO BRASILEIRA, A TERCEIRA REVOLUÇÃO, QUE VINHA SE GESTANDO NO VENTRE DAS DUAS REVOLUÇÕES ANTERIORES.

É preciso também este outro importante esclarecimento: essa evolução e crescimento no processo, ora, tem feito com que a ortodoxia tanto de esquerda como de direita o veja com aguda desconfiança. Não como processo evolutivo que está produzindo uma terceira variável, mas como retrocesso. Daí a ortodoxia de esquerda criar a figura do “revisionista” e a ortodoxia de direita ver a social-democracia como preparando o caminho para o socialismo. Cavalos de Tróia, a suspeita de ambas as ortodoxias.

Mas a verdade é que o processo, a sua lógica interna, não está transformando capitalismo em socialismo e nem transformando socialismo em capitalismo, mas, sim, os superando. O que sucede é que o processo os está amadurecendo para que então no seu pleno amadurecimento liberem a sua flor pura, igualdade e liberdade; e elas, reunidas por uma mão, possam então formar um novo social e um novo viver. Em uma palavra, estão na base do triângulo, nos seus extremos, mas o seu encontro não se dará jamais nesta sua base, mas no seu vértice, pois que cada momento de aproximação agrega em si uma porção sintética que os empurra para acima das posições ortodoxas, pois que já é uma construção ligeiramente diferente.

Mas, no caso específico da ortodoxia de esquerda, para exemplificar, ela tem razão contra os “revisionistas”. Os revisionistas estão se opondo à ortodoxia puramente no plano do pensamento. Não são revisionistas a partir da experiência. O socialismo real ainda não havia mostrado para que veio e eles pudessem, então, emitir juízos de crítica. E o seu juízo de crítica não tem valor nem mesmo após o socialismo real, ter mostrado para que veio, pois parte do princípio de que tal foi um erro que era para ter sido evitado. E tal não foi um erro, mas um acerto. Foi um erro quando se quer o compreender como tendo um fim em si mesmo, e muitos o fazem, tentando recriá-lo, como os antepassados remotos tentavam reviver os mortos em sua presença. Mas foi acerto quando se compreende que era um meio e não um fim. Como o inverno é meio e prepara as condições para a primavera, o socialismo real era meio e preparava as condições para um socialismo que pudesse construir a sua igualdade no forno da liberdade. Como o Judaísmo foi preparação para o Cristianismo, a Lei foi preparação para a Graça, de igual modo o socialismo real era preparação para um reino de liberdade concreta, que não exclui este ou aquele, mas inclui a todos na sua caminhada, e, através da Educação, não esta que há nas democracias burguesas, mas aquela que há na Democracia de Jesus, então educar a todos no novo caminho. O Vermelho do socialismo real preparou as condições, foi caminho, para o branco da revolução cristã, branco este que estava sendo gerado no ventre daquele vermelho. As suas lutas, as suas vicissitudes, as suas grandes giestas, construíam o branco desta paz.

Entendamos este novo caminho: é verdade, naqueles dias Jesus deu a medida necessária para que o jovem rico tivesse a vida eterna, que vendesse todos os seus bens e desse o seu valor aos pobres, e então ser seu seguidor. Mas hoje, no pleno amadurecimento da história, com certeza que Jesus diria para o jovem rico: seja meu seguidor. E quando estiveres me seguindo e caminhando comigo, então os pobres que iremos encontrando pelo caminho vós ide dando a eles os seus bens; e quando chegarmos na presença do Pai, ao seu trono, então vós não tem mais os bens, mas tem agora a vida eterna.

Ei-lo, Então:

TESE / LIBERDADE. REVOLUÇÃO FRANCESA. PRIMEIRO MOMENTO: CAPITALISMO SELVAGEM (NAPOLEÃO BONAPARTE – ADAM SMITH /// 100% Liberdade X 0% Igualdade) – SEGUNDO MOMENTO: DEMOCRACIA CRISTÃ (ALDO MORO – JACQUES MARITAIN /// 75% Liberdade X 25% Igualdade) – TERCEIRO MOMENTO: SOCIAL-DEMOCRACIA (WILLY BRANDT – EDUARD BERNSTEIN /// 60% Liberdade X 40% Igualdade).

ANTÍTESE / IGUALDADE. REVOLUÇÃO RUSSA: PRIMEIRO MOMENTO: DITADURA DO PROLETARIADO (LÊNIN – MARX /// 0% LIBERDADE X 100% IGUALDADE) – SEGUNDO MOMENTO: SOCIALISMO LIBERTÁRIO (BROZ TITO – ROSA LUXEMBURGO /// 25% LIBERDADE X 75% IGUALDADE) – TERCEIRO MOMENTO: SOCIALISMO DEMOCRÁTICO (GORBATCHOV / KARL KAUTSKY /// 40% LIBERDADE X 60% IGUALDADE).

SÍNTESE: 50% LIBERDADE + 50% IGUALDADE= 100% FRATERNIDADE. Neste momento é que surge a Verdadeira Liberdade e a Verdadeira Igualdade. O processo, partindo de extremos distantes, todavia pelo crescimento se convergindo e se aproximando, e assim cada vez mais produzindo a sua flor pura; até que se encontram, surgindo então uma nova figura de espírito, muito mais rica, muito mais abarcadora e contempladora, muito mais generosa. É o momento em que surge o Cristo no processo histórico e a terra passa a estar sob o domínio daqueles que Ele chamou de “mansos”, que são os trabalhadores, portadores não mais do ódio revolucionário, mas do amor revolucionário, que eles receberam do próprio Cristo, Daquele que veio para que todos tivessem vida e vida em abundância. É este o momento em que Liberdade e Igualdade, de costas nas revoluções, francesa e russa, passam a estar de frente, como termos complementares, inseparáveis, como se acham no mundo das Idéias.

Ora, se é assim, como de fato é assim, então estamos chamando todos os militantes da democracia cristã, e da social-democracia e da esquerda para raciocinarem. A Palavra de Deus diz que para tudo há um tempo debaixo dos céus, tempo para plantar e tempo para desarraigar o que se plantou. E o tempo da democracia cristã, e da social-democracia e da esquerda já passou. É tempo novo. Para aqueles que têm Jesus como seu norte de vida e conduta o Cristo agora está, e com clareza, no socialismo celestial e no seu partido, o PCelestial 53. Mesmo que os partidos que representam a democracia cristã, e a social-democracia e a esquerda sejam gigantes, existindo no Brasil e em todos os lugares da terra, e o PCelestial tenha hoje poucos membros, todavia o PCelestial vai crescer e se agigantar, se tornar maior do que todos eles juntos, por causa daquilo que aparece em Isaías 2.10, a sua esplendia superioridade frente a tudo isto.

Destarte, ele vai crescer e se agigantar simplesmente porque é aquela pedra que o profeta Daniel diz foi arrancada do monte, sem o auxílio de mãos, e quebrou e esmagou a estátua, que dizemos é o imperialismo e todas as forças opressoras, se espalhando por toda a terra e a enchendo como a um só monte, o monte do governo do reino de Deus.

Então estamos chamando a todos para vir cerrar fileira junto com os Arautos Celestiais. E vamos construir as CRC’s em todos os lugares do Brasil. São casas do Reino onde as pessoas se reúnem para a oração, e para a discussão da realidade política brasileira e mundial, para exporem as pautas de reivindicação, quer as de sua vila, de sua escola, de sua rua.

Aqueles que acreditam que a terra virá a estar nas mãos de Deus e de seu filho Jesus, saindo das mãos de homens e mulheres que legislam e governam apenas visando o seu interesse e o interesse de sua classe, mas que virá estar nas mãos de homens e de mulheres que legislam e governam apenas para o juízo e a justiça (Isaías 32), estamos lançando-vos o chamado para que venham marchar junto conosco, cerrando fileira entre os Arautos Celestiais, e construirmos junto um reino onde realmente imperam a liberdade, e a igualdade, e a fraternidade. Os Carismáticos, os Focolares, os Batistas, os Luteranos, os Presbiterianos, os Metodistas, os da Assembléia de Deus, os Pentecostais, todos os evangélicos, bem como toda a militância da esquerda, e toda a militância das Cebs, e toda a militância do MEP. Tudo está preparado para que o reino do mundo se torne em reino de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre, como são as imagens de Apocalipse 11.15-18.

Deveras, tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vós de que pus diante de ti a vida e a morte, a benção e a invocação do mal; e tens de escolher (...)”

Os que forem despertados pelo Cristo da cruz e estão iniciando um grupo de discussão e a construção de uma CRC’s então encaminhem e-mail para arautocelestial@gmail.com.

Enrique Celst, Conselho dos Arautos Celestiais.

Twitter Arautos Celestiais
http://twitter.com/#!/arautocelestial

Sala de bate papo

http://xat.com/web_gear/chat/go_large.php?id=132980908

O arauto celestial tem por dever transmitir mensagens, realizar proclamações solenes, anunciar o novo caminho e proclamar a paz.

Blog dos Arautos Celestiais
http://arautoscelestiais.blogspot.com

Correio eletronico:
arautocelestial@gmail.com

CRC's Casas do Reino Celestial
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=111045725

Comunidade dos Arautos Celestiais

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=110890007

2 comentários:

  1. Vocês estão convidando as pessoas para construir um reino.Absurdo,porque quem pode construir um reino é só Deus.Alem do mais,Jesus não disse para ninguém construir casa do reino.
    Esta história suas está muito mal contada.Deste jeito vocês estão enganando as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. 139-VEJAM ESTA DECLARAÇÃO DA HISTÓRIA UNIVERSAL A RESPEITO DA CRÚZ. Expository-Dictionary of NgW Testamento Words (London Ingraterra; 1962) W.E.Vioe, Voll, página 256-diz a nota: ”A forma da cruz”duas vigas em ângulos retos,teve sua origem na antiga Caldeia,e foi usada como símbolo do deus tamuz(Tendo a forma do Tau místico,a letra inicial de seu nome)Naquele País e em terras adjacentes inclusive no Egito.Por volta dos meados do terceiro séculoA.D.,As igrejas ou se tinham apartado ou tinham parodiado certas doutrinas da fé cristã.Afim de aumentar o prestigio do sistema eclesiástico apóstata,aceitavam-se Pagãos nas igrejas ,a parte de uma regeneração pela fé,e permitia-se-lhes em grande parte reterem os seus sinais e símbolos pagãos.Assim se adotou o Tau o T,Na sua forma mais freqüente com o madeiro atravessado um pouco abaixado,para representar a cruz de Cristo”.Aí está uma doutrina pagã trazida pela igreja de Roma,e colocada nas bíblias modernas,cuja doutrina é aceita p or quase todas as igrejas.
    http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=93428908&

    ResponderExcluir