sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pedagogia do Oprimido. Stálin e Josué III Parte



Pedagogia do Oprimido – Terceira Parte. Stálin e Josué

Ora, é verdade que Moisés libertou os escravos hebreus da opressão de Faraó, partiu as águas do Mar Vermelho para que o povo atravessasse, guiou o povo no deserto cercado de nações hostis e tendo de passar por cobras venenosas e escorpiões, mas Moisés não entrou em Canaã a terra da promessa, quem entrou foi outro – Josué. É verdade, Moisés foi levado ao alto do monte Nebo, ao Cume do Pisga e de lá lhe foi mostrado toda a terra do outro lado, que ele mesmo não entraria, mas entraria o povo que então conduzia. Moisés viu a terra da promessa DO OUTRO LADO DO JORDÃO!

Ora, é missão do socialismo celestial se dirigir às massas e mostrar-lhes de forma inequívoca que tudo isto se repetiu na história da revolução. Ou seja: Lênin realmente quebrou o poder dos opressores, guiou as massas trabalhadoras libertas na direção do socialismo, partiu as águas do Mar Vermelho espiritual para que as massas o atravessassem, a sua vitória sobre as nações imperialistas da terra, guiou o povo no deserto, mas Lênin não introduziu o povo no socialismo – quem fez foi outro, Stálin.

Stálin teria sido o novo Josué, como Lênin fora o novo Moisés (mas Marx o novo Abraão)? Indiscutivelmente que sim. A começar que a mesma divisão justa de Canaã entre os israelitas foi a divisão do país russo e de suas riquezas entre o povo trabalhador. Stálin foi um homem duro? Mas Josué também foi um homem duro, tendo, pelo poder da espada, submetido os reis de Canaã e feito a partilha em Canaã.

E o fato de Moisés ter sido levado ao alto do monte Nebo, ao cume do Pisga, e isto sendo o fundamento tipológico segundo o qual Lênin foi levado ao alto da NEP e dali viu do outro lado o socialismo, ora, isto deixa claro a importância da NEP. Pois foi do seu alto que se possibilitou a construção do socialismo. Se Lênin não lança a NEP é possível que o socialismo não tivesse vingado, pois então uma construção do socialismo sem uma prévia preparação teria levado os camponeses a revoltas generalizadas, comprometendo o futuro da revolução. Mas a NEP soube preparar as condições.

É importante analisar que a Bíblia diz sobre Josué quando o poder passava ao seu comando, na morte de Moisés: Moisés, meu servo, morreu; e agora levanta-te, atravessa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que dou a eles, aos filhos de Israel. Todo lugar em que pisar a sola de vossa pé, a vós é que o hei de dar, assim como prometi a Moisés.  Vosso território virá a ser desde o deserto e este Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, isto é, toda a terra dos hititas, e até o Grande Mar, na direção do pôr do sol. Ninguém se manterá firme diante de ti em todos os dias da tua vida. Assim como mostrei estar com Moisés, mostrarei estar contigo. Não te desampararei, nem te deixarei completamente. Sê corajoso e forte, porque és tu que farás este povo herdar a terra de que jurei aos seus antepassados que lhes havia de dar, Josué 1.

Ora, podemos sim dizer que todas estas palavras inspiradas dirigidas a Josué elas se encaixam perfeitamente em Stálin. Stálin certamente foi o novo Josué.

É alvissareira uma leitura de Êxodo 23.20 em diante. Esclarece sobremaneira todas as questões envolvendo Stálin. “Eis que envio um anjo diante de ti para guardar-te pela estrada e para introduzir-te no lugar que preparei. Guarda-te por causa dele e obedece à sua voz. Não te comportes rebeldemente contra ele, pois não perdoará a vossa transgressão; porque meu nome está nele. No entanto, se obedeceres estritamente a sua voz e realmente fizeres tudo o que eu falar, então hei de ser hostil aos teus inimigos e te hostilizarei os que te hostilizarem.

Quem seria este anjo que Deus enviaria no meio do povo liberto do Egito? Sabemos que no fundamento tipológico é uma referência direta a Josué: mas, no antítipo, não podemos ver uma referência direta a Stálin? Porque ele não perdoará a vossa transgressão... Nisto está uma alusão direta ao fim que teve a velha guarda bolchevique? Causaram muito mal a Lênin, não só na tomada do poder, no seu exclusivismo das massas trabalhadoras, como também no acordo de Brest-Litov, mas Lênin jamais os penalizou. Mas não tiveram a mesma sorte com Stálin. E Stálin fez todas aquelas coisas por ele ou porque na verdade O NOME DE DEUS ESTAVA NELE?

Stálin foi este anjo que Deus enviaria na frente do povo?
“Pois meu anjo irá adiante de ti e deveras te levará aos amorreus, e aos hititas, e aos perizeus, e aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus, e eu certamente os eliminarei”

Aqui estaria uma referência direta ao fato concreto de que Stálin guiou o povo aos latifundiários, aos comerciantes, aos chefes militares, e os eliminou?

“Não te deves curvar diante dos seus deuses, nem ser induzido a servi-los, e não deves fazer nada semelhante aos trabalhos deles, mas, sem falta os derrubarás e sem falta destroçarás as suas colunas sagradas. E tereis de servir a Javé, vosso Deus, e ele certamente abençoará teu pão e tua água; e deveras afastarei do teu meio a enfermidade. Não existirá na tua terra nenhuma mulher que sofra aborto, nem mulher estéril. Encherei o número dos teus dias”.

O que é isso? Por ventura que o fato concreto da revolução ter sido belicosamente contrária a religião, tendo cortado o seu poder de qualquer influência sobre o estado socialista, é porque Deus disse que não era para eles se curvar diante dos deuses dos amorreus, dos hititas e etc? E uma vez que estes povos são arquétipos dos opressores, a Cristandade, religião destes opressores, seria visto por Deus como “deuses” e não a religião genuína de Jesus Cristo? Havia um pedido de Deus para os revolucionários derrubarem seus postes sagrados, não fazer nada semelhante a eles, que era religião a serviço dos exploradores?

“E enviarei o horror de mim na tua frente e certamente lançarei em confusão todo o povo entre o qual virá a estar, e deveras te darei a cerviz de todos os teus inimigos. E vou enviar na tua frente o sentimento de desânimo, e este simplesmente expulsará de diante de ti os heveus, os cananeus e os hititas. Não os expulsarei de diante de ti num só ano, para que o país não se torne um baldio desolado e os animais selváticos realmente não se multipliquem contra ti. Pouco a pouco os expulsarei de diante de ti, até que te tornes fecundo e realmente tome posse do país”.

O que é isso? Estamos diante da política do Socialismo Num País Só? Pois deveras parece que aí estão todas as bases que levou Stálin a adotar tal política revolucionária. O NÃO OS EXPULSAREI DE DIANTE DE TI EM UM SÓ ANO pressupõe a revolução mundial... Para que o país não se torne um baldio desolado e os animais selváticos realmente não se multipliquem contra ti... A visão de Stálin que a revolução mundial iria suscitar numa razão inversa a contra-revolução mundial que realmente iria se multiplicar contra a pátria do socialismo, a levando a uma derrota, pois naquelas condições não tinha forças para fazer frente ao mundo? Haja vista que na invasão da Polônia o simples fatos de algumas nações auxiliarem os poloneses foram suficientes para causar uma derrota ao exército bolchevique? De modo que uma luta contra o resto do mundo, e dado a completa incipiência da revolução em muitos lugares da terra, a derrota e destruição da revolução era certo?

Um comentário: