segunda-feira, 15 de julho de 2013

Carta aos Jovens Anarquistas, aos Jovens Marxistas e aos Jovens Cristãos, na Idade e no Espírito.

Carta aos Jovens Anarquistas, aos Jovens Marxistas e aos Jovens Cristãos, na Idade e no Espírito

O nosso país tem nos últimos quarenta dias sendo varrido por gigantescas manifestações como nunca se viu por aqui. Não apenas nos grandes centros politizados, como ocorreu com as Diretas-Já, mas em todo o país. E estas manifestações podemos dizer fazem parte de um conjunto maior de manifestações, que começou com o Ocupa Wall Street, varreu a Grécia e se estendeu à Espanha e Portugal, sofreu uma explosão maior nos países árabes, e finalmente chegou ao Brasil.

Mas, todas estas manifestações, por ser a expressão da revolta, o grito da criatura oprimida, sim, o resultado da “espontaneidade”, se elas não tiverem um encaminhamento político acabarão tendo o destino do Maio Francês. É preciso ter um encaminhamento político; que realmente organize as massas, e as massas organizadas poder, então,  defenestrar todas estas forças político-sociais responsáveis pelo aviltamento e sofrimento humanos.

Até aqui anarquistas e marxistas tem se visto como antagônicos, não só os marxistas afirmando que trouxeram a superação do anarquismo como os anarquistas afirmando que o marxismo destruiu a construção do poder popular.

Mas é preciso ter a visão do socialismo celestial. E o socialismo celestial reconhece no anarquismo e marxismo na verdade partes construtoras de um mesmo processo. É o resultado do trabalho do Absoluto. É o Absoluto construindo o ser. Aquilo que Hegel chama de: retornando a si mesmo na mediação do Homem-História.

De modo que o socialismo celestial afirma que com o anarquismo (visto por Marx como utópico) o Absoluto construiu o coração, o sentimento. Havia coração e sentimento, mas faltava mente e razão para compreender mais fundo. Então, dando um giro de 180 graus, através do Marxismo, construiu mente e razão. A visão de mundo da Ditadura do Proletariado foi esse aparecimento de mente e razão – que triunfou justamente porque encontrou pela frente um mundo sem coração e sem sentimento.

Sendo assim, podemos afirmar sim que o socialismo celestial é este terceiro momento do Absoluto, quando ele então sintetiza em um só corpo, um só feixe de ação, Coração-Sentimento e Mente-Razão. É o ser adulto que se manifesta. O resultado do ser infantil (Tese), anarquismo (socialismo utópico – Proudhon, Bakunin), e ser adolescente (Antítese), marxismo (socialismo científico – Marx, Lênin) (Lembrando que o socialismo marxista é científico frente ao socialismo utópico; quando a realidade exigiu uma práxis que dispensasse coração-sentimento. Mas uma vez que a nova realidade está a exigir uma práxis que seja na mediação do coração-sentimento, o que é científico hoje é o socialismo celestial. É ele quem fará avançar).

Prosseguindo. Ora, a partir do momento em que anarquistas e marxistas adquirirem essa consciência então podemos formar sim o novo político; que dará encaminhamento a todas essas manifestações que vem varrendo o mundo.

E a proposta de Adamir Gerson seria sim a criação em todo o país de Conselhos. Varreríamos essas Associações de Moradores, puro peleguismo, e em cada vila, cada bairro, criaríamos um Conselho, a ser gerenciados por esses novos vetores político-sociais. Haveria os Conselhos de Bairro e haveria o Conselho da cidade. Os Conselhos de bairros elegeriam o Conselho da cidade; e o Conselho das cidades elegeria o Conselho da região; estes o Conselho do Estado; estes o Conselho da Nação; e o Conselho das nações elegeria um Conselho Mundial.

E esses Conselhos da cidade cuidariam em criar um exército de organizações, todas elas entrelaçadas. Grêmios estudantis, organizações de defesa dos animais, organizações dedicadas ao cuidado dos idosos, ao cuidado de mães abandonadas, de mães e mulheres que sofrem espancamento. Organismos que acompanhariam de perto o trabalho dos gestores políticos na cidade, a fim de denunciar as suas falcatruas.

E estes Conselhos de bairro/vila se reuniriam uma vez a cada quinze ou trinta dias. De forma itinerante ou não. Isto é, cada reunião seria em um Conselho de bairro/vila ou um lugar fixo para todas as reuniões. Também se reuniriam os Conselhos de região, os Conselhos de Estado, os Conselhos de nações.

E como nas reuniões-encontro de Conselhos de nações ou estados ou mesmo regiões os participantes almoçam juntos, também tal poderia ser nestes encontros no município: a diretoria dos Conselhos do bairro levaria seus familiares próximos e, enquanto esposas cozinham, as lideranças vão discutir seus temas. Se em tal bairro ou vila vai haver o próximo encontro dos Conselhos da cidade então o Conselho deste bairro/vila providenciaria o almoço, arrecadando alimentos nos demais Conselhos.

Estes Conselhos seriam uma revivência dos Soviets? Eu diria que sim. Apenas que sejamos claros que estes Conselhos não podem ser caminho para uma burocratização estatal que uma vez estabelecida irá usurpar todas as suas atribuições, pondo fim a esse alicerce popular. Não podemos retornar ao velho percorrido, pois uma repetição da história assim, reciclando e maquiando imagens já conhecidas pela experiência, é aquilo que Marx chamou de “farsa” (isso explicaria porque nestas manifestações políticas, bandeiras de partidos tradicionais não foram bem recebidas. A intuição popular teria pressentido neles construtores da farsa?) Não, definitivamente não. Estes Conselhos têm de ser construído sobre a rocha (1), de modo que o poder político, a emanação das decisões, nunca lhe escapará das mãos.

Adamir Gerson, como representante do Absoluto na terra nestes dias cruciais (mas chamado pelo Professor de Filosofia Lúcio Junior Espírito Santo, UFMG, como o “Lênin brasileiro”) está agora se dirigindo aos jovens anarquistas, aos jovens marxistas e aos jovens cristãos para que tomem nas mãos as responsabilidades do Primeiro Passo. Do primeiro passo que será o início de uma grande caminhada, lembrando de Buda.

O que seria este Primeiro Passo? A proposta de uma grande caminhada que seria realizada na cidade de Presidente Prudente no mês de outubro, todavia nada impedindo que numa data imediatamente próxima, quiçá final de ano deste ano de 2013.

Mas ela seria programada para ocorrer sim no dia 13 de Outubro do ano de 2013. E ela é tão próxima assim porque é o coroamento de todas estas manifestações. A bem dizer os seus preparativos já começaram transcendentalmente nestas manifestações. A partir deste momento haveria um salto de qualidade, com as manifestações entrando em outro existir: o da organização e construção destes Conselhos.


Dado a magnitude da proposta, haverá aqueles que dirão: mas o tempo é exíguo para que se organize tão grande acontecimento. Ora, lembrando que na Marcha dos Cem Mil a Brasília, organizada por Lula e Brizola, ora, a partir do anúncio de sua convocação se tinha pela frente apenas trinta dias. E muitos acharam impossível que em trinta dias pudesse fazer marchar cem mil a Brasília. E trinta dias depois estavam em Brasília os cem mil da proposta de Lula e Brizola. De modo que contando a partir do dia de hoje temos pela frente cerca de 80 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário