Carta aos
Jovens que lutam por um mundo sem explorados e sem exploradores, cristãos,
anarquistas e marxistas, na Idade e no Espírito
De todos os lugares vinham aos milhares; E em pouco tempo eram milhões. Invadindo ruas, campos e cidades espalhando amor aos corações. Guerra dos Meninos, Roberto Carlos.
O nosso país tem nos últimos quarenta dias sendo varrido por gigantescas manifestações como nunca se viu por aqui. Não apenas nos grandes centros politizados, como ocorreu com as Diretas-Já, mas em todo o país. E estas manifestações podemos dizer fazem parte de um conjunto maior de manifestações, que começou com o Ocupa Wall Street, varreu a Grécia e se estendeu à Espanha e Portugal, sofreu uma explosão maior nos países árabes, e finalmente chegou ao Brasil lugar onde no seu caldeirão a transcendência operava resposta concreta, para que não ficasse em vão o clamor das ruas.
Mas,
todas estas manifestações, por ser a expressão da revolta, o grito da criatura
oprimida, sim, o resultado da “espontaneidade”, se elas não tiverem um
encaminhamento político acabarão tendo o destino do Maio Francês. É preciso ter
um encaminhamento político; que realmente organizem as massas, e as massas
organizadas poder, então, defenestrar todas estas forças político-sociais
responsáveis pelo aviltamento e sofrimento humanos.
Até aqui
anarquistas e marxistas tem se visto como antagônicos, não só os marxistas
afirmando que trouxeram a superação do anarquismo como os anarquistas afirmando
que o marxismo destruiu a construção do poder popular.
Mas é
preciso ter a visão do socialismo celestial. E o socialismo celestial reconhece
no anarquismo e marxismo na verdade partes construtoras de um mesmo processo. É
o resultado do trabalho do Absoluto. É o Absoluto construindo o ser. Aquilo que
Hegel chama de: retornando a si mesmo na mediação do Homem-História.
De modo
que o socialismo celestial afirma que com o anarquismo (visto por Marx como
utópico) o Absoluto construiu o coração, o sentimento. Havia coração e
sentimento, mas faltava mente e razão para compreender mais fundo. Então, dando
um giro de 180 graus, através do Marxismo, construiu mente e razão. A visão de
mundo da Ditadura do Proletariado foi esse aparecimento de mente e razão – que
triunfou justamente porque encontrou pela frente um mundo sem coração e sem
sentimento.
Sendo
assim, podemos afirmar sim que o socialismo celestial é este terceiro momento
do Absoluto, quando ele então sintetiza em um só corpo, um só feixe de ação,
Coração-Sentimento e Mente-Razão. É o ser adulto que se manifesta. O resultado
do ser infantil (Tese), anarquismo (socialismo utópico – Proudhon, Bakunin), e
ser adolescente (Antítese), marxismo (socialismo científico – Marx, Lênin)
(Lembrando que o socialismo marxista é científico frente ao socialismo utópico;
quando a realidade exigiu uma práxis que dispensasse coração-sentimento. Em uma
palavra, o Marxismo dispõe para a Lei e não para a Graça. Para um tempo que
estava a exigir a Lei e não a Graça. Daí ser científico. Mas uma vez que a nova
realidade está a exigir uma práxis que seja também na mediação do coração-sentimento, o
que é científico hoje é o socialismo celestial. É ele quem fará avançar(1).
Prosseguindo.
Ora, a partir do momento em que anarquistas e marxistas adquirirem essa
consciência então podemos formar sim o novo político; que dará encaminhamento a
todas essas manifestações que vem varrendo o mundo.
E a
proposta de Adamir Gerson seria sim a criação em todo o país de Conselhos.
Varreríamos essas Associações de Moradores, puro peleguismo – resultado da
alienação política – e em cada vila, cada bairro, criaríamos um Conselho, a ser
gerenciados por esses novos vetores político-sociais. Haveria os Conselhos de
Bairro e haveria o Conselho da cidade. Os Conselhos de bairros elegeriam o
Conselho da cidade; e o Conselho das cidades elegeria o Conselho da região;
estes o Conselho do Estado; estes o Conselho da Nação; e o Conselho das nações
elegeria um Conselho Mundial.
E esses Conselhos
da cidade cuidariam em criar um exército de organizações, todas elas
entrelaçadas. Grêmios estudantis, organizações de defesa dos animais,
organizações dedicadas ao cuidado dos idosos, ao cuidado de mães abandonadas,
de mães e mulheres que sofrem espancamento. Organismos que acompanhariam de
perto o trabalho dos gestores políticos na cidade, exigindo transparência com o
dinheiro público; e afiados para denunciar o ilícito destes políticos.
E estes
Conselhos de bairro/vila se reuniriam uma vez a cada quinze ou trinta dias. De
forma itinerante ou não. Isto é, cada reunião seria em um Conselho de
bairro/vila ou um lugar fixo para todas as reuniões. Também se reuniriam os
Conselhos de região, os Conselhos de Estado, os Conselhos de nações.
E como nas
reuniões-encontro de Conselhos de nações ou estados ou mesmo regiões os
participantes almoçam juntos, também tal poderia ser nestes encontros no
município: a diretoria dos Conselhos do bairro levaria seus familiares próximos
e, enquanto esposas cozinham, as lideranças vão discutir seus temas. Se em tal
bairro ou vila vai haver o próximo encontro dos Conselhos da cidade então o
Conselho deste bairro/vila providenciaria o almoço, arrecadando alimentos nos
demais Conselhos.
Estes
Conselhos seriam uma revivência dos Soviets? Eu diria que sim. Apenas que
sejamos claros que estes Conselhos não podem ser caminho para uma
burocratização estatal que uma vez estabelecida irá usurpar todas as suas
atribuições, pondo fim a esse alicerce popular. Não podemos retornar ao velho
percorrido, pois uma repetição da história assim, reciclando e maquiando
imagens já conhecidas pela experiência, é aquilo que Marx chamou de “farsa”
(isso explicaria porque nestas manifestações políticas, bandeiras de partidos
tradicionais não foram bem recebidas. A intuição popular teria pressentido
neles construtores da farsa?) Não, definitivamente não. Estes Conselhos têm de
ser construído sobre a rocha (1), de modo que o poder político, a emanação das
decisões, nunca lhe escapará das mãos.
Adamir
Gerson, como representante do Absoluto na terra nestes dias cruciais (mas
chamado pelo Professor de Filosofia Lúcio Junior Espírito Santo, UFMG, como o
“Lênin brasileiro”) está agora se dirigindo aos jovens anarquistas, aos jovens
marxistas e aos jovens cristãos para que tomem nas mãos as responsabilidades do
Primeiro Passo. Do primeiro passo que será o início de uma grande caminhada,
lembrando de Buda.
O que
seria este Primeiro Passo? A proposta de uma grande caminhada que seria
realizada na cidade de Presidente Prudente no mês de outubro, todavia nada
impedindo que numa data imediatamente próxima, quiçá final de ano deste ano de
2013.
Mas ela
seria programada para ocorrer sim no dia 13 de Outubro do ano de 2013. E ela é
tão próxima assim porque é o coroamento de todas estas manifestações. A bem
dizer os seus preparativos já começaram transcendentalmente nestas
manifestações. A partir deste momento haveria um salto de qualidade, com as
manifestações entrando em outro existir: o da organização e construção destes
Conselhos.
Dado a
magnitude da proposta, haverá aqueles que dirão: mas o tempo é exíguo para que
se organize tão grande acontecimento. Ora, lembrando que na Marcha dos Cem Mil
a Brasília, organizada por Lula e Brizola, ora, a partir do anúncio de sua
convocação se tinha pela frente apenas trinta dias. E muitos acharam impossível
que em trinta dias pudesse fazer marchar cem mil a Brasília. E trinta dias
depois estavam em Brasília os cem mil da proposta de Lula e Brizola. De modo
que contando a partir do dia de hoje temos pela frente cerca de 80 dias.
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(1) Como já conhecemos a passagem do
socialismo utópico para o socialismo científico, é preciso conhecer essa
passagem do socialismo marxista para o socialismo celestial. E em poucas
palavras. De fato, o Marxismo é uma totalidade, como bem disse Sartre. Todavia
uma totalidade menor dentro de uma totalidade maior. Essa totalidade maior é o
socialismo celestial. Vejamos: MATERIALISMO HISTÓRICO: COMUNA PRIMITIVA –
escravatura – feudalismo – capitalismo – Socialismo – COMUNISMO. ESPIRITUALISMO
HISTÓRICO: MONOTEÍSMO PRIMITIVO – animismo – totemismo – fetichismo –
politeísmo – Judaísmo – CRISTIANISMO. O socialismo marxista tem a visão do
Materialismo Histórico, mas não tem a visão do Espiritualismo Histórico. Daí o
seu juízo sobre o universo religioso ser ideológico e não científico. O juízo
científico estabelece a isonomia entre religião e política, entre imanência e
transcendência, entre Materialismo Histórico e Espiritualismo Histórico. O
socialismo celestial concebe a fase teológica da História, que se encerrou ao
final da Idade Média, como “Ovário da História”, ao passo que concebe a fase
materialista da História, que se iniciou com e a partir do Renascimento, como
“Testículo da História”. Na plenitude dos tempos espirituais, o “Ovário da
História” liberou seu “óvulo maduro” – e estamos falando da Religião Cristã. Na
plenitude dos tempos materiais, o “Testículo da História” liberou seu
“espermatozóide maduro” – e estamos falando do socialismo. E a História porta
um terceiro momento, a plenitude dos tempos espiritual-material. E aqui se dá o
encontro da religião cristã com a materialidade socialista, nas “trompas de
Falópio da História”. E uma vez fecundado, então o Ser migrará para o “Ventre
da História” para que desenvolva e dê seus frutos. O “Ventre da História”
trata-se dos mansos que Jesus disse herdariam a terra. Como se vê, assim como o
socialismo marxista foi outro mundo frente ao socialismo utópico, de igual modo
o socialismo celestial é outro mundo tanto frente ao socialismo marxista como
frente ao socialismo utópico.
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A Chuva
de Rosas Mui Perfumadas
Imediatamente
após os Atentados do 11 de Setembro, pelo espírito, Adamir Gerson entrou em
febril atividade para conter o avanço de um mal anunciado.
E a razão
que entrou em febril atividade é que imediatamente após os Atentados o Alto lhe
trouxe à memória o sonho profético de Dom Bosco sobre uma chuva de rosas que
então cairia na terra no seu tempo final.
Vejamos o
sonho de Dom Bosco, datado do ano de 1880: Eis que no sonho Dom Bosco notou que
o céu ficara sombrio e se aproximou uma tempestade com raios, relâmpagos e
trovões. E no meio de toda essa agitação da natureza se ouviu um grande
estrondo, um grande trovão inusitado, que estremeceu a casa. E Dom Bonetti, que
no sonho acompanhava Dom Bosco junto com o Conselho, correu para o alpendre e
eis que viu caindo do céu uma chuva de espinhos. As gotas de espinhos que caiam
eram grossas como cascatas de água numa chuva torrencial.
E após a
chuva de espinhos eis que houve um segundo trovão, forte como o primeiro. No
entanto agora parecia que o céu começava a se clarear. E quando houve o segundo
trovão então Dom Bonetti correu para o alpendre e eis que viu uma nova chuva
caindo do céu à terra. De modo que exclamou: Óh! Uma chuva de botões!
E
seguiu-se um terceiro trovão, mais forte ainda. De modo que Dom Bonetti correu
para o alpendre para ver o que era então. Olhando para o alto, Dom Bonetti via
que agora apareceram frinchas de céu claro e um pouco de sol. E olhando para as
frinchas de céu claro eis que Dom Bonetti vê agora um novo espetáculo: do céu
cai uma chuva de flores!
Chuva de
espinhos, chuva de botões, chuva de flores!
Após a
chuva de flores, que eram de muitos matizes, ocorreu do céu um quarto trovão,
fortíssimo! Muitíssimo mais forte que todos os anteriores. E Dom Bonetti
correndo para o alpendre e olhando para o alto eis que viu o céu completamente
claro e no horizonte um sol brilhante. E Dom Bonetti pasmado diante do sol
brilhante eis que viu o céu se abrindo e uma chuva de rosas, em grande
quantidade, caindo das nuvens para a terra. E as rosas, mui perfumadas, cobriam
as terras e os telhados das casas. E quando Dom Bonetti viu uma chuva de rosas
assim, então gritou para Dom Bosco: Venha e vede! E Dom Bosco correu para o
alpendre a ver a chuva das rosas mui perfumadas. E quando Dom Bosco olhava e
via que elas cobriam as terras e os telhados das casas, eis que Dom Bonetti
exclamou: Oh! Finalmente!
Bem, o
que sucede é que imediatamente após os Atentados do 11 de Setembro, Adamir
Gerson interpretando o sonho de Dom Bosco, então entendeu que a tempestade com
raios, relâmpagos e trovões vistas pelo vidente italiano foram mesmo os ataques
concatenados dos radicais islâmicos. E o grande estrondo que estremecera a casa
onde estavam Adamir Gerson entendeu como sendo o momento em que ruiu as Torres
Gêmeas.
Diante do
anúncio do Presidente George W. Bush, prometendo vingança, Adamir Gerson
entendeu claro que a chuva de espinhos que se seguiu ao grande estrondo seria
então que os Estados Unidos iriam atacar o Afeganistão. Os espinhos grossos que
no sonho caiam, entendeu que seriam bombas lançadas sobre o povo do
Afeganistão, naquele momento entendendo que ele não tinha nada que ver com
aquilo.
Ora,
querendo evitar o mal anunciado, os ataques que iriam trazer sofrimento ao povo
do Afeganistão, querendo o impedir, Adamir Gerson entrou em atividade febril.
Fez um portentoso trabalho, a partir do sonho profético de Dom Bosco, e correu
em busca de apoio para realizá-lo. Queria desviar a atenção da opinião pública
mundial para este ato, e assim desarticular a intenção americana de atacar o
povo do Afeganistão.
Destarte,
no trabalho constava uma grandíssima caminhada acontecendo na cidade de
Presidente Prudente para aquele final de ano de 2001. A caminhada representava
exatamente o derramamento da chuva de rosas visto em sonho por Dom Bosco. E era
dito que tal caminhada iria inaugurar na terra uma nova ordem mundial que
quando plenamente estabelecida indivíduo algum iria ter pretexto para fazer o
que os radicais islâmicos fizeram nos Estados Unidos e nação alguma iria ter
pretexto para atacar outras nações.
E correu
com o trabalho por muitos lugares em busca de apoio para a sua realização. Na
Unesp, no Sindicato dos Bancários, entre estudantes, expôs para padres e
pastores, e ninguém mostrou qualquer interesse. De modo que ele era
completamente invisível no meio deles; falando, não com seres humanos,
pensantes, ativos, dialéticos, mas com estátuas de pedra (ou seria mais
verdadeiro falar do e ainda
não chegou o meu tempo, que
explicaria essa invisibilidade?)
Mas, como
Hegel disse que a crítica filosófica só é possível ao final do processo, ora,
passado doze anos daqueles acontecimentos é possível que hoje tenhamos melhores
condições para entender esse sonho profético de Dom Bosco. De fato, o primeiro
estrondo pode ter sido mesmo os acontecimentos do 11 de Setembro nos Estados
Unidos e a chuva de espinhos que se seguiu pode ter sido mesmo o ataque que os
Estados Unidos fizeram não só no Afeganistão como também no Iraque. A chuva de
espinhos foi todo o sofrimento que a nação americana levou a esses países
árabes, semeando ali a morte e deixando ali um rastro de destruição.
Mas, o
que teria sido as chuvas que vieram na sequência, de botões, e de flores e de
rosas? Naquele ano de 2001 Adamir Gerson assentou por escrito que estas chuvas
de botões, e de flores e de rosas que no sonho profético se seguiu á chuva de
espinhos seria a dialeticidade que se seguiria a esta grande caminhada
acontecendo então em Presidente Prudente e impedindo a chuva de espinhos. A
partir de então o Reino iria se desenvolver nas consciências até o momento de
sua completa compreensão. Mas, passado doze anos, e com a poeira assentada,
Adamir Gerson estaria propenso a entender essas chuvas de botões, e de flores e
de rosas como sendo essas manifestações populares que tem varrido o mundo em
busca de um novo paradigma. As manifestações primeiras, o Ocupa Wall Street,
passando pelas manifestações que varreram a Grécia e chegando à Portugal e
Espanha, as manifestações que varreram países árabes, culminando agora com
estas manifestações que estão varrendo o Brasil. Essas manifestações é o
inconsciente popular, o sujeito real da história, recusando as ordens
estabelecidas. Essas manifestações, principiando pelo Ocupa Wall Street, foi
sim a dialeticidade desta chuva de botões, de flores e de rosas. Tratam-se do
desabrochar do inconsciente popular, e aqui no Brasil sendo o lugar onde surge
resposta para todas elas.
É
verdade, o Ocupa Wall Street, as manifestações na Grécia, a Primavera Árabe e
as Jornadas de Junho no Brasil são sim preparações para a chuva de rosas, que
mui provavelmente cairá do céu para a terra no mês de outubro do ano de 2013. A
grande caminhada que Adamir Gerson está propondo para o mês de outubro do ano
de 2013 é sim esta chuva de rosas do sonho profético de Dom Bosco e é também o
grande terremoto do livro do Apocalipse a cuja ocorrência então os modelos de
dominação, paradigmas esgotados, começarão a cair do céu onde estão para a
terra, como quando a figueira, sacudida por forte vento, deixa cair os seus
figos verdes (Apocalipse 6.13).
Temos de
entender tudo isto de forma dialética, com o olho da metafísica, o olho do
espírito. Qual o profundo significado de no sonho de Dom Bosco Dom Bonetti ter
exclamado, após a chuva de rosas: Oh! Finalmente? Adamir Gerson entende este Oh! Finalmente! Como o momento histórico em que Deus
restabelece a sua soberania e instaura na terra o governo de seu filho Jesus,
como são as imagens de Apocalipse 11.15-18, governo este que quando plenamente
estabelecido indivíduo algum terá o pretexto para fazer o que radicais
islâmicos fizeram nos Estados Unidos e nação alguma terá pretexto para fazer o
que fizeram os Estados Unidos no Afeganistão e no Iraque. Governo este que
representa a maturidade do espírito; e nele se buscará a vantagem, não para si,
mas para a outra pessoa, como são as imagens de ICoríntios 10.24. Destarte,
governo de liberdade concreta onde cada um tem segundo as suas necessidades.
Aquele governo tão ansiado pelos humanos: Não terão mais fome, nem terão mais
sede, nem se abaterá sobre eles o sol, nem calor abrasador, porque o Cordeiro,
que está no meio do trono, os pastoreará e os guiará a fontes de águas da vida.
E Deus enxugará toda lágrima dos olhos deles. (Estes deles são aqueles que os profetas de Israel
chamavam de humildes, Jesus os chamou de oprimidos e Marx de lumpen proletário.
Ao estarem saindo da grande tribulação para a glória, como está no texto que
aqui serviu de base, Apocalipse 7.9, esta grande tribulação foi toda a opressão
que recaiu sobre eles em todo o devir histórico. Mas estes sistemas de
dominação que os oprimiu estão com os dias contados. Em breve serão arrancados
do lugar de domínio e o seu lugar ocupado pela liberdade que é o reino de
Jesus. Escute quem tenha ouvido).
Vale
lembrar que na metade do século passado teólogos humanistas tiveram lampejos
deste novo dia que vem chegando. Uma geração inteira de teólogos se entregou a
utopia lírica da chegada da Era de Jesus, da chegada da Era do Espírito, da
chegada da Era do Humanismo Integral, palavras balbuciadas naqueles dias por
Ignácio de Castro, e por Bardiaev, e por Jacques Maritain, balbucios que eram
repetidos com esperança por todos, que não cessavam de dizer: damos por
encerrado as revoluções, liberal e marxista; o tempo que urge é a construção da
Revolução do Amor, do amor total, sem qualquer barreira que o impeça. E
enquanto balbuciavam estas palavras de esperança de um novo tempo, dentre eles
se levantou Teilhard de Chardin: Eu vi! A terra inteira se iluminando
instantaneamente! Deveras, a Era de Jesus não nasceu naqueles dias; não estava
madura para seu nascimento. Tinha pela frente ainda uma grande caminhada. Teria
de ser enriquecida nas lutas sociais e políticas da Teologia da Libertação que
iria dizer: damos por encerrado a revolução liberal e cabe a nós o enriquecimento
da revolução marxista da fé cristã. Destarte, vivendo a tese, a Era de Jesus
teria de passar pela antítese, isto é, conhecer Marx e reconhecer nele também
extensão da cruz, como fora Paulo, também limitado, mas que se revelariam
ilimitados na escatologia (ICoríntios 13.9-10). Então estaria apta para o
nascimento. E o que impede, hoje, o seu nascimento?
Pois é,
seguramente é esse Governo de Cristo, a ser construído pacificamente, pelo
poder das idéias, pelo poder da inteligência, que cada vez mais ganhará os
homens para o seu lado, que porta respostas para esses jovens que nos Estados
Unidos, na Grécia, na Espanha, em Portugal, no Egito, na Tunísia, no Brasil
saíram às ruas clamando por um novo modelo civilizatório. Esses jovens não
querem pura e simplesmente a troca de governos, de homens, mas, sim, a troca de
modelo civilizatório. Querem um novo paradigma onde tudo seja regido pela
cooperação e a solidariedade, e não esse mundo louco regido pelo consumismo
desenfreado e irresponsável.
Abaixo
segue o trabalho Projeto Presidente
Prudente – Atravessando o Jordão (O Dia da Vitória – A Grande Caminhada) e
as propostas para a realização de uma grandíssima manifestação no mês de
outubro na região de Presidente Prudente, Oeste Paulista. E esta manifestação
será sim o coroamento de todas estas manifestações que vem sacudindo o mundo
desde o Ocupa Wall Street. E nesta manifestação do Outubro Brasileiro
seguramente será que estará caindo sobre a terra, a partir do Brasil, a chuva
de rosas mui perfumadas do sonho profético de Dom Bosco. Mais do que isto, que
a partir deste dia estas forças mortas que governam o Brasil e o mundo
começarão a passar. Como vaticinou o profeta Isaías: “E os olhos dos que vêem
não ficarão grudados e os próprios ouvidos dos que ouvem atentarão. E o próprio
coração dos apressados demais considerará o conhecimento e até mesmo a língua
dos gagos se apressará em falar coisas claras. O insensato não mais será
chamado de generoso; e quanto ao homem sem princípios, não se dirá que é nobre;
porque o próprio insensato falará mera insensatez e o próprio coração dele fará
o que é prejudicial, para praticar a apostasia e para falar contra Javé aquilo
que é desordenado, para fazer a alma do faminto ficar vazia, e ele faz até
mesmo o sedento passar sem a própria bebida. Quanto ao homem sem princípios,
seus instrumentos são maus; ele mesmo aconselhou atos de conduta desenfreada,
para estragar os atribulados com declarações falsas, mesmo quando um pobre fala
o que é direito. E o profeta Isaías prossegue com o seu vaticínio sobre a nova
terra, a nova civilização: “(...) E no deserto há de residir o juízo e no pomar
morará a própria justiça. E o trabalho da verdadeira justiça terá de tornar-se
a paz; e o serviço da verdadeira justiça: sossego e segurança por tempo
indefinido. E meu povo terá de morar num lugar de permanência pacífico, e em
domicílios de plena confiança, e em lugares de descanso sem perturbação. E há
de saraivar quando a floresta descer e a cidade ficar rebaixada a um estado
rebaixado. ‘Felizes sois vós os que semeais junto a todas as águas, mandando
embora os pés do touro e do jumento.’” Isaías 32
Bravo,
jovens! Saiam às ruas, se manifestem, e mandem embora os pés do touro e do
jumento!
============================
Quando o
segundo sol chegar, para realinhar as órbitas dos planetas; Derrubando com
assombro exemplar o que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa.
Cássia Eller/Nando Reis... Menino
Deus / Quando a flor do teu sexo / Abrir as pétalas para o universo / Então por
um lapso se encontrará nexo / Ligando os breus dando sentido aos mundos / E aos
corações, sentimentos profundos / De terna alegria no dia do Menino Deus,
Caetano Veloso
PROJETO
PRESIDENTE PRUDENTE - ATRAVESSANDO O JORDÃO
(O DIA DA
VITÓRIA - A GRANDE CAMINHADA)
“(...) E
saí cantando meu pequeno hino; Quando vi que alguém também cantava; Vi minha
esperança na voz de um menino que sorrindo me acompanhava; Outros que brincavam
mais além deixavam de brincar pra vir também; E cada vez crescia mais aquele
batalhão de paz; Onde já marchavam mais de cem; De todos os lugares, vinham aos
milhares, e em pouco tempo eram milhões; Invadindo ruas, campos e cidades,
espalhando amor aos corações; Em resposta o céu se iluminou; Uma luz imensa
apareceu; Tocaram forte os sinos, os sons eram divinos, a paz tão esperada
aconteceu; Inimigos se abraçaram, e juntos festejaram, o bem maior: a paz, o
amor e Deus (...) Roberto Carlos/Erasmo Carlos
=====================
Prosseguindo.
Bem, e quando a camionete passa levando os estandartes de Paulo, e de Jesus, e
de Marx eis que logo atrás vêm jovens empurrando um carrinho; e em cima do
carrinho um livro aberto com os dizeres, deste lado: EDUCAÇÃO, e do outro lado,
EVANGELHO. E os jovens que empurram o carrinho são deste lado, um jovem
evangélico, e daquele lado, um jovem católico, mas no meio deles um jovem
socialista, com os três jovens seguindo pelas avenidas de Presidente Prudente
empurrando o carrinho. (Na emblemática frase de Paulo Freire: Se a educação
sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda, se
acha em potência essa união da Educação com o Evangelho. A Educação transmite o
conhecimento, e o Evangelho direciona esse conhecimento para que o mesmo seja
usufruído pela sociedade, principiando pela sociedade dos mais necessitados.
Sem o Evangelho o conhecimento se torna em instrumento de dominação de uns
sobre outros).
Prosseguindo. E quando os jovens passam empurrando o
carrinho, eis que atrás deles vem um carro alegórico ocupando bom espaço da
rua. E ao fundo se levanta uma grande réplica de Jerusalém se expandindo a
partir do Muro das Lamentações. E deste lado de cá aparece em grande destaque a
Mesquita de Omar com o ouro que cobre seu domo sendo visto em todo seu
resplendor, beleza e grandeza sempiternos. E do lado de lá, em grande destaque,
aparece a Sinagoga de Ramban. E entre a Mesquita de Omar com o Domo da Rocha
prendendo as atenções e a Sinagoga de Ramban aparece, então, em grande
destaque, a Basílica do Santo Sepulcro. Mesquita, Basílica e Sinagoga uma ao
lado da outra. E no alto, encimando, em forma de arco que cobre toda a
extensão, eis que se lê a inscrição: O TERCEIRO TEMPLO RECONSTRUÍDO. E em cima
do carro alegórico seguem crianças palestinas, e crianças judias e crianças
cristãs em suas respectivas indumentárias, conversando entre si e cantando
cânticos tradicionais e pertinentes, cristãos, palestinos e judeus. Todas
cantam o mesmo cântico. E o maestro está junto a elas, as ajudando na harmonia
de sua síntese.
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Ora, no
ano de 2003, 2004 Adamir Gerson se achava na igreja Obras do Espírito Santo.
Fora ali levado por mãos angelicais para que falasse para o seu dirigente,
pastor Luis Baldez, sobre as boas novas do Reino de Deus. Sobre a iminência do
Casamento do Cordeiro sobre esta terra. (E a Palavra de Deus não voltou vazia
neste coração, pois alguns anos depois, pastor Luis Baldez foi ouvido falando
com alegria no coração de um novo socialismo... A partir das
imagens do livro de Atos que mostra a comunidade de cristãos primitivos tendo
todas as coisas em comum pastor Luiz Baldez sentiu no coração que o socialismo
é sim parte dos planos de Deus)
E o que
sucede é que por esses dias chegou à igreja uma jovem por nome Joseane, vinda
da igreja Nova Jerusalém. E assim que tomou assento ela narrou um sonho que
tivera naqueles dias. Narrou que vira em sonho uma grandíssima caminhada acontecendo
no centro de Presidente Prudente. E a multidão caminhava no seu centro em
direção ao Parque do Povo.
E ela
narrando o sonho então contou que quando a multidão ia entrar no Parque do
Povo, pela sua porta de entrada, eis que estavam ali uns clérigos parados. E
eles conversavam entre si e se perguntavam: quem deu poder para estes fazerem
isto? E a grande multidão entrou então no Parque do Povo e foi se postar diante
de um grande palanque ali armado ocupado pelos ministros da Palavra de Deus.
Narrando
o sonho, ela contou que a grande multidão que viu caminhando pelo centro de
Presidente Prudente era composta de católicos e de evangélicos e que os
ministros da Palavra de Deus que estavam no palanque eram padres católicos e
pastores evangélicos.
O que
sucede é que assim que acabou de narrar o sonho pouco tempo depois retornou
para a sua igreja, todavia deixando a intrigante pergunta: o que foi fazer
naquele lugar onde estava o homem interessado? O homem que Deus já o vinha
preparando desde o ano de 2001, desde os atentados do 11 de Setembro nos
Estados Unidos, para realizar tão grande caminhada? Por ventura que foi levado
ali pelo Deus que não faz nada sem antes revelar aos seus escravos, os
profetas, de modo que ele tinha no propósito do coração realizar uma grande
caminhada escatológica, que seria sim introdutora da caminhada do Milênio; que
marcaria sim o momento em que o reino do mundo começaria a se tornar em reino
de nosso Senhor e do seu Cristo, como são as imagens de Apocalipse 11.15-18?
O que
seria esta caminhada vista em sonho pela jovem Joseane? Por ventura que ela viu
em sonho as duas linhas de vida que saem da mão de Jesus (Habacuque 3.4) se
encontrando e juntas atravessando o Jordão espiritual? A linha de vida da
espiritualidade cristã e a linha de vida da materialidade socialista se
encontrando e juntas atravessando o Jordão espiritual, indo ocupar as moradas
eternas que o filho do carpinteiro um dia disse as iria construir para os seus?
O que
seria mesmo esta caminhada? Por ventura que no final do ano de 2012 ou mais
tardar no ano de 2013 (este escrito sobre esta caminhada é do começo do ano de
2012. De modo que em acontecendo tão grande acontecimento o mesmo seria
realizado mui provavelmente na manhã do dia 13 de outubro do ano de 2013. Tudo
começaria no dia 9 de outubro, Assentamento Che Guevara, dia 10, Assentamento
Dom Tomás Balduino, dia 11, Estrela do Norte (estes três dias são a ontogenia
do Reino recapitulando a filogenia do Reino). Dia 12, Parque do Povo da cidade,
dia de grande reflexão com as várias mesas temáticas debatendo o novo tempo e a
chegada de um novo governo que vem realizar o grande vaticínio do profeta
Isaías, dizendo: Como cessou aquele que compelia outros a trabalhar, como
cessou a opressão! Javé destroçou o bastão dos iníquos, a vara dos governantes,
aquele que incessantemente golpeava povos em fúria com um golpe, aquele que
subjugava nações em pura ira, com perseguição sem freio. A terra inteira chegou
a descansar, ficou sossegada. As pessoas ficaram animadas, com clamores
jubilantes. Até mesmo os juníperos se alegraram de ti, os cedros do Líbano,
dizendo: Desde que te deitaste (queda do imperialismo, a nova e sequencional
Babilônia), não sobe contra nós nenhum lenhador (Isaías 14.1-7).
Sim, tudo
começaria no dia 9 de outubro do ano de 2013, prosseguiria nos dias 10, 11 e
12, e então, na manhã do dia 13 de outubro do ano de 2013, seria realizada a
grandíssima caminhada, início e fim de todas as coisas. “Pois eis que crio
novos céus e uma nova terra; e não haverá recordação das coisas anteriores, nem
subirão ao coração. Mas jubilai e exultai para todo o sempre naquilo que estou
criando. (...) E hão de construir casas e as ocuparão; e hão de plantar vinhedo
e comer os seus frutos. Não construirão e outro terá morada; não plantarão e
outro comerá. Porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore; e meus
escolhidos usufruirão plenamente o trabalho de suas próprias mãos. Não
labutarão em vão, nem darão à luz para perturbação; porque são a descendência
composta dos abençoados por Javé, e seus descendentes com eles.” Isaías
65.17-23.
E eis que
é o dia 23 de dezembro do ano de 2012... E eis que é o dia 30 de maio do ano de
2013... (Mas, em tudo acontecendo, e eis que é a manhã do dia 13 de outubro do
ano de 2013). E uma multidão imensa, vinda de todas as partes do Brasil, de
muitas partes da terra, está na cidade de Presidente Prudente, ocupando as suas
avenidas, com os seus tambores, as suas bandeiras e os seus cânticos, seus
muitos cânticos. E de repente alguém grita, no meio da multidão: Eia lá vem! E
todos esticam o pescoço para ver o que lá vem. E eis que todos avistam vindas
as forças dos reis do nascente do sol (1) com a missão de começar em
cima da terra o reinado de Jesus Cristo no lugar do reinado de homens, que
trouxe proveito para poucos, mas lágrima, dor e sofrimento para a imensa
maioria.
E lá vem.
E na frente de todos eis que aparecem jovens empurrando uma grande roda e nela
os dizeres: 2012: O TEMPO DO REINO! O TEMPO DOS MANSOS QUE JESUS DISSE HERDARIA
A TERRA E A GOVERNARIA. No centro da grande roda, o número 2012, e em cima,
circundando, os dizeres: O ANO DOS MANSOS QUE JESUS DISSE HERDARIA A TERRA E A
GOVERNARIA, e embaixo, completando o círculo, os dizeres, OS TRABALHADORES
(Este escrito é do começo do ano de 2012, de modo que em acontecendo tão grande
giesta histórica, então na roda apareceria os dizeres: 2013: O TEMPO DO REINO!
O TEMPO DOS MANSOS QUE JESUS DISSE HERDARIA A TERRA E A GOVERNARIA).
E atrás
seguem jovens em cima de uma caminhonete que veio de Estrela do Norte levando
três estandartes, os estandartes de Paulo e de Marx ladeando o estandarte de
Jesus Cristo. E a camionete segue pelas avenidas de Presidente Prudente ladeada
por sem-terras que vão segurando nela por todos os lados e protegendo-a. (Ora,
Marx foi aquele que disse: Trabalhadores de todos os países: uni-vos, pois vós
possuireis a terra inteira (Manifesto Comunista); Jesus foi aquele que disse:
Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes
de fazer do mesmo modo a eles; isto, de fato, é o que a Lei e os Profetas
querem dizer (Mateus 7.12; e Paulo foi aquele que disse: Que cada um persista
em buscar, não a sua própria vantagem, mas a da outra pessoa (ICoríntios 10.24)
(É verdade, Marx foi aquele que teorizou sobre o conceito de Mais-Valia Material e Paulo teorizou sobre o conceito de
Mais-Valia Espiritual. Na
conjugação de Marx e Paulo cessa toda e qualquer exploração, quer a material
quer a espiritual. Em Paulo o corpo que ama e gera a vida, o corpo da mulher, e
em Marx o corpo que ama e gera a riqueza, o trabalhador, são transformados em
templos do Espírito Santo. Corpo e alma não são mais aviltados. É o Paraíso de
Jesus que se estabelece na terra, pois tudo isto é maravilhoso e provém Dele).
Prosseguindo.
Bem, e quando a camionete passa levando os estandartes de Paulo, e de Jesus, e
de Marx, ladeados e protegidos por sem-terras, eis que logo atrás vêm jovens
empurrando um carrinho; e em cima do carrinho um livro aberto com os dizeres,
deste lado: EDUCAÇÃO, e do outro lado, EVANGELHO. E os jovens que empurram o
carrinho são deste lado, um jovem evangélico, e daquele lado, um jovem
católico, mas no meio deles um jovem socialista, com os três jovens seguindo
pelas avenidas de Presidente Prudente empurrando o carrinho. (Na emblemática
frase de Paulo Freire: Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade,
tampouco sem ela a sociedade muda, se acha em potência essa união da Educação
com o Evangelho. A Educação transmite o conhecimento, e o Evangelho direciona
esse conhecimento para que o mesmo seja usufruído pela sociedade, principiando
pela sociedade dos mais necessitados. Sem o Evangelho o conhecimento se torna
em instrumento de dominação de uns sobre outros).
Prosseguindo. E quando os jovens passam empurrando o
carrinho, eis que atrás deles vem um carro alegórico ocupando bom espaço da
rua. E ao fundo se levanta uma grande réplica de Jerusalém se expandindo a
partir do Muro das Lamentações. E deste lado de cá aparece em grande destaque a
Mesquita de Omar com o ouro que cobre seu domo sendo visto em todo seu
resplendor, beleza e grandeza sempiternos. E do lado de lá, em grande destaque,
aparece a Sinagoga de Ramban. E entre a Mesquita de Omar com o Domo da Rocha
prendendo as atenções e a Sinagoga de Ramban aparece, então, em grande
destaque, a Basílica do Santo Sepulcro. Mesquita, Basílica e Sinagoga uma ao
lado da outra. E no alto, encimando, em forma de arco que cobre toda a
extensão, eis que se lê a inscrição: O TERCEIRO TEMPLO RECONSTRUÍDO. E em cima
do carro alegórico seguem crianças palestinas, e crianças judias e crianças
cristãs em suas respectivas indumentárias, conversando entre si e cantando
cânticos tradicionais e pertinentes, cristãos, palestinos e judeus. Todas
cantam o mesmo cântico. E o maestro está junto a elas, as ajudando na harmonia
de sua síntese.
E o carro
alegórico, em toda a sua riqueza e beleza, sempiternos, segue pelas avenidas de
Presidente Prudente. E eis que na sua frente segue três jovens montados cada
qual em um cavalo branco. E levam ao ombro um grande estandarte que segue pelas
avenidas da cidade girando em suas mãos. E o jovem do lado de cá, em
indumentária palestina, e com o dorso do cavalo coberto do vermelho, do
vermelho cetim, leva ao ombro um grande estandarte que girando em suas mãos
então faz aparecer dum lado a figura de Esaú, mas do outro lado a figura de
Yasser Arafat. Quanto ao jovem que vai do lado de lá, em indumentária hebraica,
e com o dorso do cavalo coberto do branco, do branco cetim, ora, quando gira o
estandarte em suas mãos eis que de um lado aparece a figura de Jacó, mas no
outro lado a figura de Yitzhac Rabin. E os dois jovens, palestino e judeu,
seguem pelas avenidas de Presidente Prudente ladeando um jovem cristão que
segue pelas suas avenidas levando ao ombro um grande estandarte, que quando
gira em suas mãos então dum lado aparece a figura de Isaque, mas do outro lado
a figura de Jesus. E o dorso deste cavalo está coberto do rosa, do rosa cetim.
E o que
sucede é que quando passa pelas suas avenidas a camionete que veio de Estrela
do Norte trazendo os estandartes de Paulo, e de Jesus, e de Marx; passa os três
jovens empurrando o carrinho que leva em cima um livro aberto com os dizeres
EDUCAÇÃO e EVANGELHO, sim, o que sucede é que assim que acaba de passar o
caminhão alegórico levando em cima crianças judias, palestinas e cristãs, então
a multidão que os presenciara não se contém e exclama: Vede! É a Arca do Pacto!
Do Pacto novo que Deus selou com seu filho Jesus! Ó morte, onde está a tua
vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão? Ó Glória... Já não seremos mais
explorados; nem material e nem espiritual, mas o Cordeiro que está no meio do
trono nos pastoreará e nos guiará para as fontes de águas da vida. E o Cordeiro
enxugará de nossos olhos toda lágrima, e não teremos mais fome, e nem sede, e
nem sol ou calor abrasador cairão mais sobre nós. Ô Glóóóóóóória!!!
E o
grande exército de Deus, sim, há um povo numeroso e poderoso; semelhante a ele
não se fez existir nenhum, desde o passado indefinido, e depois dele não haverá
mais nenhum até os anos de geração após geração. Adiante dele um fogo devora e
atrás dele uma chama consome. Adiante dele a terra está como o jardim do Éden;
mas atrás dele é um deserto desolado, e também se mostrou que dela nada
escapa. Sua aparência é como a aparência de cavalos e correm como
corcéis. Saltitam como que com o ruído de carros nos cumes dos montes,
como que com o ruído dum fogo chamejante que devora o restolho. É como um povo
forte, posto em ordem de batalha. Por causa dele, povos terão dores agudas.
Quanto a todas as faces, certamente ficarão coradas de excitação. Correm
como homens poderosos. Sobem a muralha como homens de guerra. E vão, cada um,
nos seus próprios caminhos e não trocam de veredas. E não empurram um ao outro.
Prosseguem andando assim como o varão vigoroso no seu rumo; e se alguns caírem
mesmo entre os projéteis, os outros não interrompem o avanço. Investem para
dentro da cidade. Correm sobre a muralha. Sobem às casas. Entram pelas janelas
como o ladrão. Diante dele a terra ficou agitada, os céus tremeram. Mesmo
o sol e a lua ficaram escuros e as próprias estrelas recolheram a sua claridade.
E o próprio Javé certamente fará ouvir a sua voz perante a sua força militar,
pois o seu acampamento é muito numeroso. Pois, aquele que cumpre a sua palavra
é forte; porque o dia de Javé é grande e muito atemorizante, e quem poderá
resistir nele? Sim, e o grande exército de Deus, que o profeta Joel viu saindo
para a sua ação, em toda a terra, partindo de um lugar (daquele lugar que
disse: Acudi e vinde, todas as nações ao redor, e reuni-vos. Àquele lugar faze
baixar os teus poderosos, ó Javé. Despertem as nações e subam à baixada de
Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todas as nações ao redor. Metei a
foicinha, porque a colheita ficou madura. Vinde, descei, porque o lagar de
vinho ficou cheio. Os tanques de lagar estão realmente transbordando; porque se
tornou abundante a sua maldade. Massas de gente, massas de gente estão na
baixada da decisão, porque está próximo o dia de Javé na Baixada da Decisão,
porque está próximo o dia de Javé na Baixada da Decisão (Joel 3.11-14), sim, e
o grande exército de Deus segue pelas avenidas de Presidente Prudente
arrebatando e extasiando a grande multidão. Que bate no peito e diz: eu
militarei nele! Serei um dos seus soldados valorosos, investindo para dentro da
cidade, correndo sobre a muralha, subindo às casas, e entrando pelas janelas
como o ladrão.
E o que
sucede é que quando a multidão acaba de exclamar: Ô Glóóóóóóória!!! E passa o
carro alegórico levando em cima crianças judias, palestinas e cristãs então a
multidão vê passar em seguida novo quadro que é mais uma jóia na coroa do
Senhor. E eis que vêm quatro jovens carregando ao ombro quatro grandes
estandartes. Na frente segue um estandarte, mas, atrás, guardando distância de
seis passos – que foram os seis passos que o rei Davi deu quando fazia a arca
do Pacto subir da casa de Obede-Edom para cima a Jerusalém, e com gritos de
alegria, e com toque de buzina, e com cânticos, e com dança – segue três
estandartes um ao lado do outro. E os três estandartes que segue atrás, seis
passos atrás, ora, deste lado de cá segue o grande estandarte de Madre Tereza
de Calcutá, no ombro de uma jovem clarissa, e do lado de lá o grande estandarte
de Chiara Lubich no ombro de uma jovem ecumênica. Mas entre a jovem Clarissa e
a jovem Ecumênica que levam ao ombro os estandartes de Madre Tereza de Calcutá
e de Chiara Lubich eis que segue uma jovem da pastoral da criança levando ao
ombro o grande estandarte de Zilda Arns. E as três jovens seguem pelas avenidas
de Presidente Prudente guardando distância de seis passos, da jovem Missionária
que vai à frente levando ao ombro o grande estandarte de Dorothy Stang.
E quando
essa jóia da coroa régia do Senhor passa pelas suas avenidas eis que a multidão
vê passar nova jóia da coroa do Senhor. E eis quatro jovens levando ao ombro
quatro grandes estandartes. Na frente segue um jovem levando ao ombro seu
grande estandarte, e atrás dele, guardando distância de seis passos – que foram
os seis passos que o rei Davi deu quando fazia a arca do Pacto subir da casa de
Obede-Edom para cima a Jerusalém, e com gritos de alegria, e com toque de
buzina, e com cânticos, e com dança – segue três jovens levando ao ombro seu
grande estandarte. Um ao lado do outro. E eis que deste lado segue um jovem
levando ao ombro o grande estandarte do Bispo Desmond Tutu, e do lado de lá
segue um jovem levando ao ombro o grande estandarte de Nelson Mandela. E os
dois grandes estandartes seguem pelas avenidas de Presidente Prudente ladeando
o grande estandarte de Martin Luther King, que segue pelas suas avenidas nos
ombros de um jovem batista negro. E os três jovens negros, levando os
estandartes do Bispo Desmond Tutu, e de Martin Luther King, e de Nelson
Mandela, seguem pelas avenidas de Presidente Prudente guardando a distância de
seis passos do jovem que vai à frente levando ao ombro o grande estandarte de
Mahtma Gandhi.
E quando
passarem os jovens levando ao ombro o grande estandarte do Bispo Desmond Tutu,
e de Nelson Mandela, e de Martin Luther King, e de Mahatma Gandhi, eis que a
multidão vê agora passar aos seus olhos dois jovens montados cada qual em um
cavalo branco. E levam ao ombro um grande estandarte. E os estandartes seguem
girando em suas mãos. E o que sucede é que quando o jovem do lado de cá passa
pelas avenidas de Presidente Prudente girando o seu estandarte então em um lado
a multidão vê o rosto de João XXIII, mas no outro lado vê o rosto de John
Wesley, com os rostos de João XXIII e de John Wesley intermitentemente se
manifestando aos olhos da multidão (2). E quando o jovem do lado de lá gira o
estandarte em sua mão então a multidão vê de um lado o rosto de Che Guevara,
mas no outro lado vê o rosto de Francisco de Assis. Sim, dum lado o rosto da
Lei, do Hay que Endurecerse do Reino, e do outro o rosto da Graça, do Pero Sim
Perder La Ternura Jámas. E os rostos de João XXIII e de John Wesley, e de Che
Guevara e de Francisco de Assis se mostram intermitentemente aos olhos de toda
a multidão, como se fossem a sua noite e o seu dia.
E quando
passarem os jovens montados em seus cavalos brancos, levando ao ombro os dois
grandes estandartes que seguem pelas avenidas de Presidente Prudente girando em
suas mãos, e fazendo alternar aos olhos da multidão João XXIII e John Wesley,
Che Guevara e Francisco de Assis, eis que a multidão vê passar atrás deles
dezenas e dezenas de jovens que levam ao ombro os estandartes daqueles que João
viu por debaixo do altar clamando vingança pelo seu sangue derramado (3).
E eis que são dezenas e dezenas de jovens levando ao ombro os estandartes
daqueles cristãos que sofreram martírio nas mãos de Roma pagã. E o seu número é
incontável, sendo incontável o número dos seus estandartes, pois, deveras, cada
estandarte leva o nome de um daqueles mártires que na defesa de sua fé sofreu
horrores à mão de homens violentos e de feras famintas. E na frente de todos
eles seguem três jovens levando em suas mãos ramalhetes com rosas brancas.
E as
dezenas e dezenas de jovens seguem pelas avenidas de Presidente Prudente levando
ao ombro os seus estandartes. E eis que a multidão vê entre seus estandartes os
estandartes dos apóstolos de Jesus que foram martirizados. Todos eles estão ali
nos ombros dos jovens para receberam a coroa de glória que um dia foi-lhes
prometido. Todos eles estão ali, desde Estevam ao último dos apóstolos
martirizado, André. E entre eles, no meio deles, dezenas e dezenas de jovens
carregam ao ombro o estandarte de um cristão que teve a sua vida ceifada por
não permitir que valores éticos e morais fossem subjugados por valores que não
tinham o poder da transformação, de fazer uma nova criatura,
É
incontável o seu número. É incontável o número dos estandartes dos mártires do
cristianismo que desfilam pelas avenidas de Presidente Prudente. De modo que se
podem ver no meio deles, entre os estandartes dos apóstolos de Jesus, eis os
estandartes de Policarpo, e de Bárbara de Nicomédia, e de Anastácio de
Sirmiuns, e de Demétrio Tessalonico, e de Perpétua e de Felicidade, e de Inês,
e de Agatonice, e de Sinforosa, e de Justino, e de Teodoro de Heracléia, e de
Catarina de Alexandria, e de Cristina de Bolsene, e de Irene, e de Clemêncio, e
de Flávia Domitila, e de Blandina, e de Inácio, e de Leônidas, e de Pantaleão
de Nicomédia, e de Teodósia, e de Procópio de Citópolis. A verdade é que se
para cada mártir cristão houvesse um representante em Presidente Prudente com
certeza todas as suas ruas seriam insuficientes para abrigar o seu número, tão
grande foi o número dos mártires que morreram na defesa da fé cristã.
E o que
sucede é que quando passarem os três jovens levando nos braços ramalhetes com
rosas brancas, e sendo seguido por uma multidão incalculável de jovens levando
ao ombro o estandarte de um cristão martirizado sob o domínio de Roma pagã, eis
que agora a multidão vê passar diante dos seus olhos os estandartes daqueles
que João viu completando o número dos mártires cristãos, e que foram chamados
por ele de co-escravos e de co-irmãos, que iriam ser mortos como foram aqueles
que debaixo do altar clamavam vingança pelo seu sangue (4).
E diante
dos olhos da multidão agora passa os estandartes dos mártires do socialismo. É
incontável o seu número. É incontável o número dos estandartes dos mártires do
socialismo que passam perante os olhos da multidão. Desde os mártires que
morreram lutando na Comuna de Paris, passando pelos mártires de Chicago, e pelo
martírio do casal Rosemberg em Nova Yorque, e pelo martírio de Che Guevara na
Bolívia, até chegar ao martírio de Dorothy Stang no Brasil, é incontável o
número dos mártires pelo socialismo, que sofreram todo tipo de violência desde
ser afogado na água até ser amarrado pelos pés e ser arrastado pelas ruas da
cidade por automóveis conduzidos por homens enfurecidos, e se não bastasse,
lançados ao mar por helicópteros.
E dezenas
e dezenas de jovens seguem pelas avenidas de Presidente Prudente levando ao
ombro os estandartes dos mártires pelo socialismo, cujo número foi tão grande
como foi o número dos mártires pelo cristianismo. E na frente deles seguem três
jovens levando nos braços ramalhetes com rosas vermelhas.
E eis que
a multidão nas avenidas de Presidente Prudente vê agora passar os mártires pelo
socialismo, que necessário se fez morrer para que se completasse o número dos
seus co-escravos e co-irmãos que foram mortos sob Romã pagã e eles então fossem
vingados. Eis que a multidão vê jovens levando ao ombro os estandartes de
Stuart Angel, e de Carlos Mariguela, e de Alexandre Vanucci Lemes, e de
Vladimir Herzog, e de Manuel Fiel Filho, e de Santo Dias, e de Chico Mendes, e
de Olga Benário, e de João Bosco Penido, e de Pe. Ezequiel Ramin, e de Dom
Oscar Romero, e de Pe. Josimo Tavares, e de Frei Tito, e de Ranúsia Alves
Rodrigues, e de Manoel Lisboa, e de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, e de
Carlos Lamarca e de Iara Yavelberg, e de Zequinha Barreto. Se todas as ruas de
Presidente Prudente são pequenas demais para abrigar os estandartes dos
mártires cristãos são também pequenas demais para abrigar os estandartes
dos mártires pelo socialismo. Milhões foram mortos pela causa do cristianismo,
e milhões foram mortos pela causa do socialismo, todavia era no martírio dos
seus milhões, no seu sangue derramado, que um novo mundo estava sendo forjado.
E quando
passarem os jovens levando ao ombro os estandartes dos mártires pela causa do
cristianismo e passar os jovens levando ao ombro os estandartes dos mártires
pela causa do socialismo, eis que atrás deles, logo atrás, seguem jovens
levando ao ombro os estandartes das grandes religiões monoteístas.
E atrás
deles seguem jovens levando ao ombro os estandartes das grandes doutrinas
espiritualistas, dedicadas à caridade e a minorar o sofrimento daqueles que não
tem a quem clamar, tanto as que estão no oriente como as que estão no ocidente.
E atrás
dos jovens levando os estandartes das religiões monoteístas e das doutrinas
espiritualistas eis que seguem jovens levando em seus ombros os estandartes de
todas as denominações religiosas, quer as pertencentes ao campo evangélico quer
as pertencentes ao campo católico. Todas elas, nas suas centenas, que sentiram
em seus seres que realmente os seus corpos foram mergulhados nas águas do Mar
Vermelho espiritual e que agora chegou o tempo de mergulhá-los nas águas do
Jordão espiritual indo diretamente para ocupar as moradas eternas que o Cristo
da cruz um dia disse iria as preparar para os seus.
E atrás
dos jovens levando em seus ombros os estandartes de suas respectivas
denominações religiosas eis que seguem os povos da floresta, as suas inúmeras
tribos, todas elas nas suas mais ricas indumentárias. E seguem pelas avenidas
de Presidente Prudente com os seus chocalhos e as suas danças e os seus
cânticos. A sua cultura, cintilando vivacidade, segue assim pelas avenidas de
Presidente Prudente. E na frente de todas elas segue a tribo dos Guarani-kaiowá.
E atrás
dos povos da floresta então segue o caminhão levando os homens e mulheres, que
por terem se dedicado ao serviço com os pobres, por terem lutado para arrebatar
os pobres da mão do opressor, que sem medo enfrentaram as forças das trevas e
do terror. Sim, eis que no grande caminhão seguem políticos que lutaram para
que a Educação, da Pré-Escola ao Ensino Superior, seja direito de todos e não
apenas dos filhos dos ricos. Seguem políticos que tem lutado na defesa do
meio-ambiente. Seguem políticos que lutaram para que os trabalhadores não
fossem explorados e não tivessem a sua força de trabalho trocada apenas pela
sobrevivência. Estes, no Grande Dia, ouvirão Aquela maravilhosa voz lhes dizer:
Vinde, vós os que tendes sido abençoados por meu Pai. Herdai o reino preparado
para vós desde a fundação do mundo. Pois fiquei com fome, e vós me destes algo
para comer; fiquei com sede, e vós me destes algo para beber. Eu era estranho,
e vós me recebestes hospitaleiramente; estava nu, e vós me vestistes. Fiquei
doente, e vós cuidastes de mim. Eu estava na prisão, e vós me visitastes. E
eles seguem pelas avenidas de Presidente Prudente acenando para as multidões,
enquanto que as multidões não cessam de acenar para eles os seus lencinhos,
branco e vermelho.
E o que
sucede é que quando a multidão entra no Parque do Povo e após a grande
Celebração do Reino, então chegará o momento da simbólica chuva de rosas, uma
justa homenagem que será prestada a todos aqueles que lutaram e foram
martirizados tanto pelo cristianismo como pelo socialismo. E aqueles três
jovens que seguiram na frente dos estandartes dos mártires pelo cristianismo
então lançarão ao alto os ramalhetes de rosas brancas em suas mãos numa
justa homenagem a todos os mártires do cristianismo. E quando subirem e
descerem ao olhar de todo o povo no Parque do Povo então dedos femininos
começarão a retirar das cordas do violino o som divino do hino MAIS ALVO QUE A
NEVE. E a multidão, na alegria do espírito, canta MAIS ALVO QUE A NEVE. Em
seguida será a vez dos três jovens que seguiram na frente dos estandartes dos
mártires pelo socialismo lançarem ao alto os seus ramalhetes com rosas
vermelhas numa justa homenagem a todos os mártires do socialismo. E quando
subirem e descerem ao olhar de todo o povo então dedos masculinos começarão a
retirar do violino o som da música Vermelho, que o Brasil inteiro cantou com
Fafá de Belém.
E
sucederá que quando todos no Parque do Povo acabar de cantar Vermelho, então os
seis jovens se abaixarão e apanharão os seus ramalhetes. E juntos os lançarão
ao alto, os ramalhetes com rosas brancas e os ramalhetes com rosas vermelhas,
numa justa homenagem aos mártires do cristianismo e aos mártires do socialismo.
E enquanto sobem e descem ao olhar de todo o povo no Parque do Povo, então os
dedos femininos e masculinos começarão a retirar do violino o som divino da
música Rosa de Sarom com todos no Parque do Povo cantando: Uma cortina se abriu
e surgiu / Um cavalo e mil cavaleiros / Brancos, vermelhos armados, armados /
Do riso inocente que faz despertar / Pisando firmes na terra / Abrindo seu
ventre fazendo brotar / Uma canção que só fala de amor / Que só diz que a vida
já vai começar / Do trigo somos a sua brancura / E da videira o seu vermelhão /
O branco da paz, o vermelho da vida / Somos a rosa – a Rosa de Sarom
E
enquanto dedos masculinos e femininos retiram do violino o som divino da música
Rosa de Sarom (5), ao seu som, então chegou o grande momento de
todos no Parque do Povo participar da Ceia Nova, da Ceia especial, que Jesus
por ocasião da última ceia (6) disse só voltaria a participar
dela quando aparecesse nova, no reino de seu Pai, junto com seus discípulos.
E todos
no Parque do Povo levam à boca um pedaço de pão e um cálice de vinho, com o pão
e o vinho tendo um novo sentido em suas vidas, não mais apenas lembrar-se do
sacrifício de Jesus na cruz, mas saber que no seu sacrifício estava a redenção
completa do ser humano, tanto a redenção espiritual que trás igualdade
espiritual como a redenção material que trás igualdade material. Igualdade
espiritual e igualdade material que Ele cuidou em construir no devir histórico,
primeiro com Paulo, e depois, quando a História no seu movimento real saiu do
tempo teológico-espiritualista e entrou no tempo antropológico-materialista,
seguindo a curvatura da história e que se deu com e a partir do Renascimento,
ora, então na plenitude dos tempos materiais ele cuidou em construir a sua
redenção material com o judeu Marx.
E a
multidão no Parque do Povo participa da Ceia Nova de Jesus, que se manifesta em
conexão com o seu novo nome (7). E
o perfume universal da sua paz e da sua justiça sobe do chão do Parque do Povo
e é levado pelo vento para os quatro cantos da terra, a fazer moradia e a
fincar raízes irremovíveis em todos os corações e em todas as mentes.
E a
multidão se despede do Parque do Povo cantando a música do Geraldo Vandré PRA
DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES. Voltam para as suas casas com a certeza de que
a Semente terá de ser semeada em todos os corações, em todas as mentes, na sua
casa, na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, na sua
nação, no seu continente, na terra inteira, pois, deveras, é esta a Semente que
o profeta Daniel viu sendo arrancada do monte, sem o auxílio de mãos, e feriu a
estátua a esmiuçando, e se espalhando para a terra inteira e a enchendo como a
um só monte (8).
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(1) Apocalipse 16.12
(1) Apocalipse 16.12
(2) Há
uma íntima ligação entre John Wesley e João XXIII, e é preciso expô-la com
acuidade. De fato, Deus tinha a obra de seu filho Jesus para realizar na terra
no seu tempo final. Muito sofrimento na terra, os pobres sendo oprimidos tanto
materialmente como espiritualmente. E o seu clamor chegou a Deus. E Deus
decidiu livrá-los por enviar-lhes a salvação completa de Jesus. Deus iria
libertá-los espiritualmente, do domínio de Sodoma, e iria libertá-los
materialmente, do domínio do Egito, e então eles não iriam ter mais fome, e não
iriam ter mais sede, e nem calor e sol abrasador iriam cair sobre eles. Deus iria enxugar toda lágrima dos olhos deles.
E Deus
respondeu-lhes por enviar na terra dois grandíssimos pentecostes, um que foi
gestado no ventre de John Wesley, o grande pentecostes espiritual que Deus
derramou em Los Angeles no ano de 1906, e que fez nascer o moderno movimento
pentecostal, portador da libertação espiritual de Jesus, e o grande pentecostes
material que Deus derramou na realização do Concílio Vaticano II na primeira
metade da década de 60 e que faz nascer o moderno movimento da Teologia da
Libertação. Pentecostalismo e Teologia da Libertação foram movimentos que
nasceram por vontade de Deus para, por seu intermédio, então libertar não só o
povo latino-americano, lugar fértil para esses movimentos e onde eles mais
cresceram, mais fincaram raízes. É certo, Deus os derramou como tese e
antítese; apartado um do outro e sem a consciência de que fazia parte de um
mesmo processo, a total libertação de Jesus. Todavia iria chegar o dia em que
Deus enviaria um terceiro e grandíssimo pentecostes sobre a terra, a consumação
pentecostal; e este seria síntese dos dois anteriores. Deus iria reunir em um
só ato o povo destes dois pentecostes, de modo que Pentecostalismo e Teologia
da Libertação iriam estar juntos proclamando o senhorio de Jesus sobre este
mundo. E Deus pode sim derramar este grandíssimo pentecostes, do qual o
pentecostes dos dias apostólicos forneceu base tipológica, no mês de outubro do
ano de 2013 nas avenidas de Presidente Prudente.
(3)
Apocalipse 6.9
(4)
Apocalipse 6.11
(5) A
música Rosa de Sarom na verdade é uma letra que Adamir Gerson fez e encaixou no
clássico Romance de Amor, que por sinal é controverso a sua origem. O que se
sabe com certeza é que se trata de uma música pertencente ao folclore espanhol.
Quanto ao seu compositor o mais aceito é que tenha sido Antônio Rovira, também
aparecendo como seu autor Tarrega, Sor, Yepes, Paganini, e aquele que muitos
afirmam ser o compositor de fato, Vicente Gomes. Por ser uma música sem autor
aparente, e belíssima, e intuindo que a sua autoria desconhecida podia esconder
um propósito divino, Adamir Gerson se viu no direito de utilizá-la pondo nela
uma letra que julga pertinente. E espera que a sua versão tenha o mesmo alcance
que teve a música austríaca Griechischer Wein, do Udo Jurgens, que transposta
para a cultura portuguesa por Paulo Alexandre, se transformou num belíssimo
clássico lusitano.
(6)
Mateus 26.26-29. Essa Ceia nova,
especial, escatológica, que aparece no livro de Mateus há de marcar definitivamente
a ligação umbilical de Jesus com o socialismo. Porque, deveras, todos que
participarão dela farão com esse objetivo, o reconhecimento de que o pão
partido simboliza a luta do socialismo, mas agora ligado umbilicalmente ao
cristianismo. Este é o novo significado da Ceia de Jesus, não só rememorar o
seu sacrifício, mas que este sacrifício foi em prol de uma sociedade fraterna,
igualitária, e que estar participando do sacrifício de Jesus é estar engajado
na luta por este reino de igualdade. Uma
luta que é feita, não por violência e nem por força militar, mas pelo espírito
de Jesus, que não exclui por conta de condição racial, cultural ou social, mas
que inclui a todos e a todos dá oportunidade.
(7)
Apocalipse 3.12
(8)
Daniel 2.44
Adendo
No trabalho
acima está uma proposta de uma grande caminhada que seria realizada no mês de
outubro do ano de 2013, na cidade de Presidente Prudente, interior paulista. E
foi dito que em acontecendo tão grande ato o mesmo seria realizado em cinco
dias consecutivos, 09, 10, 11, 12 e 13.
E é
preciso esclarecer a essência destes dias. O dia 09, início de tudo, seria um
ato que aconteceria no Assentamento Che Guevara, município de Mirante do
Paranapanema; dia 10 seria um ato que ocorreria no Assentamento Dom Tomás Balduíno,
município de Sandovalina; dia 11 seria um ato que ocorreria no município de
Estrela do Norte lugar de nascimento de Adamir Gerson; dia 12 seria um ato que
ocorreria no Parque do Povo na cidade de Presidente Prudente; e dia 13 seria o
dia da grande caminhada conforme aparece no texto.
Caso haja
um despertar em todo país que essas manifestações que de repente passaram a
varrer o Brasil de norte a sul, de leste a oeste, eram sim os sinais
antecessores para este grande acontecimento no mês de outubro, e que ele vai
acontecer, então na manhã do dia 09 de outubro do ano de 2013 tudo se iniciaria
no Assentamento Che Guevara. E oradores marxistas, recebidos por sem-terras,
terão acesso ao Assentamento Che Guevara. E ali se revezarão para falar do
Marxismo e da sua luta para transformar a terra. No dia 10, no Assentamento Dom
Tomás Balduíno, ou no lugar onde foi erigida uma placa em homenagem a esse
Bispo brasileiro dedicado à luta dos índios e do povo pobre, oradores cristãos
se revezarão para falar da luta da Teologia da Libertação para transformar a
América Latina. No dia 11 todos que saíram do Assentamento Che Guevara e foram
para o Assentamento Dom Tomás Balduino então irão para Estrela do Norte e ali
passarão o dia ao lado do grande pedestal, onde tremulam as bandeiras de Paulo
e Marx ladeando a bandeira de Jesus. E no dia 12 todos irão para Presidente
Prudente e ficarão ali no Parque do Povo, reunidos em mesas temáticas e, mais
do que isto, fazendo um grande balanço das manifestações no mundo e no Brasil.
E na manhã do dia 13 dar-se-á então a grande caminhada, que há de estremecer a
terra e fazer todos os opressores dizerem no seu íntimo: nossos dias estão
contados!
E a
grande simbologia e sentido destas caminhadas que começariam no dia 09 de
outubro e se estenderiam ao dia 13 deste outubro de 2013, ora, estas caminhadas
estariam recapitulando a marcha dialética da revolução, do marxismo, passando
pelo elo de transição da Teologia da Libertação, para desembocar na revolução
brasileira. É literalmente um recapitular da metamorfose da borboleta, sendo o
marxismo este estado de lagarta da revolução, a Teologia da Libertação o
momento em que a lagarta se recolheu ao casulo de sua existência, e estes
acontecimentos programados para acontecer no mês de outubro o momento em que a
borboleta rompe o casulo de sua existência e se levanta como tal.
Podemos
dizer sim que este recapitular dos passos da Revolução tem o sentido de sua
ressurreição, a partir do entendimento da metamorfose que transforma a lagarta
em borboleta, ora, a borboleta é sim a ressurreição da lagarta em novo corpo,
depois de ter passado pela “sepultura” do casulo.
Lembrando
que em termos científicos o elo de transição do Marxismo para a revolução
brasileira seja a Escola de Frankfurt. É na Escola de Frankfurt que o marxista
deixa para trás a existência verde-infantil e se levanta na existência de
vez-adolescente. A Escola de Frankfurt prepara o marxista para o Reino, para Jesus. A Teologia da Libertação é na verdade elo de transição do
Cristianismo para a revolução brasileira. Na Teologia da Libertação o cristão
deixa para trás a existência verde-infantil e se levanta na existência de
vez-adolescente. E na revolução brasileira, marxistas e cristãos atingem a
existência adulta. Tornam-se frutos maduros na arvore do Reino de Deus.
A Religião de Cristo
Parte 1
“A
forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai
é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação, e manter-se sem
mácula no mundo” Tiago 1.17
Ora,
Adamir Gerson teve o seu encontro teofânico no ano de 78, então um operário de
25 anos que trabalhava em uma fábrica de alimento na cidade de Presidente
Prudente.
E
naquela oportunidade mãos divinas o tomou pela mão e o levou para o ventre da
igreja evangélica Assembléia de Deus. Após exato nove meses em seu ventre,
então no dia 1º do ano de 1979 o tomou pela mão e passou a andar com ele por
muitos lugares. E em 81 o guiou para a igreja Congregação Cristã no Brasil onde
ficou por exato dezoito anos. E o Espírito dava continuamente testemunho de que
os nove meses em que passou no ventre da Assembléia de Deus foram os nove meses
em que Jesus passou no ventre de Maria e os dezoito anos em que passou na
igreja Congregação Cristã no Brasil foram os dezoito anos que Jesus passou em
Nazaré. Toda vez que Deus vai fazer uma nova obra, criar uma nova figura de
espírito, ele recapitula os passos anteriores. Aqueles foram os dias do Filho
de Deus, levado como ovelha muda para o matadouro; mas estes seriam os dias do
Filho do homem, que não se turvaria e não seria esmagado até estabelecer
justiça na própria terra. Uma justiça que estabeleceria não de si próprio,
porque não a tem, mas que receberia justamente da ovelha muda levada ao
matadouro. Pois aqui reside a essência de Isaías 53.11: Por causa da desgraça
da sua alma, ele verá, ficará satisfeito. Por meio do seu conhecimento, o
justo, meu servo, trará uma posição justa a muita gente; e ele mesmo levará o
erro deles. E esta essência de Isaías 53.11 é a essência de João 16.14.
Prosseguindo.
E a verdade é que naquele ano de 98, mês de maio, quando a Divindade o fez
saber que se cumprira o seu tempo, na igreja Congregação Cristã no Brasil,
então ela passou a andar com ele por novos lugares do Reino. Depois de ter ido
e assistido missa na Paróquia de São Francisco da cidade então naquele final do
ano de 98 a Divindade o tomou pela mão e o levou para a Paróquia de Nossa
Senhora Aparecida. E o que sucede é que naquele final do ano de 98 então todos
os sábados o levava para assistir missa na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida,
mas no dia seguinte, o domingo, a mesma Divindade o levava para assistir culto
na igreja evangélica Assembléia de Deus.
Perto
do final do ano, na Missa do Galo, eis que Adamir Gerson estava ocupando espaço
num banco da igreja de Nossa Senhora Aparecida. E sucedeu na hora da Eucaristia
quando todos começaram a ir à frente que o Espírito tornou-se ativo sobre
Adamir Gerson. E começou a pressioná-lo e a arder no seu coração, como ocorrera
naquele ano de 78 quando tivera seu encontro teofânico. Por fim Adamir Gerson
se levantou do banco e também foi à frente e participou da Eucaristia, pondo na
boca e no espírito a hóstia consagrada. Voltou ao banco, ajoelhou-se e fez uma
oração de agradecimento.
No
culto seguinte eis que Adamir Gerson estava ocupando um lugar na Igreja
Assembléia de Deus.
Por
ser final de ano, neste dia havia na Igreja a Santa Ceia. O que sucede é que
quando chegou o momento da sua realização então um irmão, com uma bandeja cheia
de cálices com vinho, pediu que apanhasse o seu. E Adamir Gerson fez gestos que
não, dizendo que não era membro da Assembléia de Deus. Tendo desviado de Adamir
Gerson então levou a bandeja para uma irmã ao seu lado. E quando tomou o cálice
com o vinho se esbarrou em alguma coisa e derramou o vinho na sua coxa direita.
Como estava com uma calça bege formou-se uma grande rodela vermelha em sua
coxa. A irmã pediu desculpas e ele disse que não fora nada.
Então
o Espírito revelou para Adamir Gerson, todavia ficando para outros a pergunta:
porque naquele final do ano de 98 participou da Eucaristia na Igreja de Nossa
Senhora Aparecida e o vinho no cálice da Santa Ceia foi derramado em sua coxa
direita?
Seria
porque o Evangelho de São Mateus trás a promessa de uma Ceia especial a se
manifestar nos últimos dias? De modo que o Espírito quis dizer que Jesus está
na igreja católica, mas também na igreja evangélica? Está na igreja evangélica,
mas também na igreja católica? Que os dois grandes pentecostes derramados no
século XX, o da Rua Azusa, e que gerou o moderno movimento pentecostal,
libertador das concupiscências da carne, e o do Concílio Vaticano II, e que
gerou a Teologia da Libertação, libertadora das concupiscências do dinheiro,
sim, que os dois grandes pentecostes foram derramados em corpos apartados, sem
ligação entre si, mas que em Deus os dois estão umbilicalmente ligados, inseparáveis,
havendo Nele todo um plano para o resgate dos humanos das concupiscências
espirituais de Sodoma e das concupiscências materiais do Egito? Que a grande
cidade que em sentido espiritual se chama Sodoma e Egito, a soma total do
pecado, há de passar, para dar lugar á Nova Jerusalém, aquela que João viu descendo
do céu, da parte de Deus, e preparada como noiva adornada para seu marido?
Parte 2
No ano de 2002 Adamir Gerson foi inspirado pelo seu Deus para que fosse
a Brasília e levasse um recado seu para um político. Não o encontrando e sendo
informado que o mesmo estava no exterior e que só voltaria dez dias depois,
Adamir Gerson se viu em apuros. Sem dinheiro, só com a passagem de volta, mesmo
assim decidiu ficar em Brasília a espera de tal político. Tendo procurado os
albergues da cidade, e não encontrado vaga, então perambulou pela cidade a
procura de um cantinho. E finalmente encontrou num terreno baldio, ao lado do
diretório do PDT, um barraco abandonado que poucos dias antes tinha sido
incendiado por vândalos. Dormindo naquele barraco, por cima de uma tábua, à
noite foi surpreendido por uma multidão de ratos pretos que passeavam por
debaixo da tábua e por cima dele. Naquele instante então se lembrou de
Francisco de Assis que moribundo, no leito de morte, dividia a sua cama com
ratazanas. E foram dez dias que ele passou dormindo naquele barraco, nem tanto
incomodado pelos ratos, mas muito mais porque naquele terreno baldio todas as
noites chegavam carros trazendo prostitutas para seus programas. Dez dias que
ele passou em Brasília, religiosamente todos os dias comendo Bandejão que
pagava por ele três reais, pois, deveras, um pessoal do PDT, discípulos de
Leonel Brizola, vendo a sua situação fez uma vaquinha e angariou para ele
trinta reais. Foi com aquele dinheiro que ele se sustentou enquanto esteve em
Brasília.
Tendo entregado o material nas mãos do tal político, então Adamir Gerson
retornou para a sua cidade no Estado de São Paulo. E sucedeu, assim que chegou,
sintonizando a esmo o seu rádio eis que ouviu um locutor dizer, na Rádio
Cultura de Santo Anastácio, que na quarta-feira próxima iria haver na Igreja
matriz da cidade uma missa ecumênica.
Porque foi forte nele a presença do espírito de Javé, que o impelia, eis
que no dia seguinte, quarta-feira, Adamir Gerson se achava ocupando um banco da
Igreja matriz de Santo Anastácio, cidade que se localiza cerca de quarenta
quilômetros de Presidente Prudente.
O que sucede é que quando os ponteiros dos relógios se aproximavam das
20 horas eis que todos na Igreja se levantaram e começaram a olhar para trás,
para a porta de entrada da Igreja. E Adamir Gerson também se levantou e começou
a olhar para ver o que era. E eis que viu entrar na Igreja três jovens, cada um
levando alçado um cartaz que juntos formavam a palavra paz. E logo atrás dos jovens eis que
viu entrar três sacerdotes, e o ministro Sidnei, que estava no altar com o
microfone na mão e fora o locutor que anunciara na Rádio local a missa
ecumênica, declinou os seus nomes. E eis que eram pastores Ari e Benedito, da
Igreja Luterana e Assembléia de Deus respectivamente. E os dois ministros de
Deus entraram na Igreja matriz de Santo Anastácio ladeando Monsenhor José
Antônio.
A missa Adamir Gerson não pode assistir porque na Rodoviária ficou
sabendo que a última Circular partia de Santo Anastácio para Presidente
Prudente às 20:30 horas. Embora houvesse ônibus que iam passar mais tarde, todavia
eram de carreira, e a passagem era o dobro da Circular, Tendo apenas o dinheiro
da Circular então não pode assistir a missa. Mas, nos dois dias seguintes, pôde
ouvir depoimentos dos dois homens de Deus, pois o Ministro Sidnei trouxe-os
para o seu programa na Rádio Cultura, num dia Pastor Ari e no dia seguinte
Pastor Benedito.
E pelo depoimento dos dois homens de Deus então Adamir Gerson pode saber
que a missa não somente esteticamente foi muito bela como, também, muita
proveitosa. Esteticamente bela porque Pastor Benedito, além do corpo ajudador
próximo, também levou consigo o Coral da Igreja que, com os seus hinos
tradicionais, encheu aquele lugar divino ainda mais de canto divino. E muito
proveitosa porque os dois homens de Deus, pastores Ari e Benedito, não se
cansaram de dizer que uma experiência como aquela não podia sofrer corte de
continuidade, mas tinha de continuar; pois revelava para a sociedade que os
cristãos podem e devem se unir, e caminhar juntos, a fim de ajudar aqueles que
necessitam do socorro divino e, mais do que isto, construírem uma sociedade
nova, fraterna, de irmãos.
E mais uma vez sobra a pergunta: Porque Adamir Gerson foi a Santo
Anastácio presenciar aquelas imagens, que trouxe os três ramos do cristianismo
ocidental entrando juntos na Igreja matriz de Santo Anastácio, sem qualquer
divisão entre si? Sem qualquer ranço religioso que levanta paredes entre
irmãos? Foi ali unicamente por ir ou porque levado pelo próprio Deus? Afinal,
bastasse que naqueles segundos em que sintonizou a Rádio Cultura e ouviu o
anúncio do Ministro Sidnei, sim, bastasse que naqueles segundos não o tivesse
sintonizado e esta revelação não estaria vindo à tona agora.
Que cada um faça uso da razão e pondere, analise, tanto sobre o relato
do final de 98, envolvendo a Ceia de Jesus, como sobre o relato de 2002, que
trás a Igreja de Cristo livre de toda e qualquer barreira. E uma vez que o
grande pentecostes que Deus derramou na Rua Azusa, a sua libertação espiritual,
tem ocupado também todo o corpo da igreja católica, através da Renovação
Carismática; e uma vez que os frutos maduros do grande pentecostes que Deus
derramou através do Concílio Vaticano II têm ocupado também o corpo da igreja
evangélica, através dos Pastores Progressistas, só podemos crer que Deus esteja
neste preciso momento se preparando para derrubar todo e qualquer muro que
impede a união daqueles que nasceram sob Jesus Cristo; que se deixou morrer na
cruz justamente para que fossem abolidos todos os muros de separação.
Destarte, as imagens de Pastores Ari e Benedito entrando na igreja matriz de Santo Anastácio ladeando Monsenhor José Antonio apenas revela a maturidade dos cristãos. Na maturidade, da mesma forma que Pastor Ari e Pastor Benedito entraram na igreja matriz de Santo Anastácio ladeando Monsenhor José Antonio, entrariam na Igreja Luterana Pastor Benedito e Monsenhor José Antonio ladeando Pastor Ari, e entrariam na Igreja Assembléia de Deus Pastor Ari e Monsenhor José Antônio ladeando Pastor Benedito. É a presença no meio de Seu povo Daquele que se deixou morrer na cruz para que todos os muros fossem abolidos.
Destarte, as imagens de Pastores Ari e Benedito entrando na igreja matriz de Santo Anastácio ladeando Monsenhor José Antonio apenas revela a maturidade dos cristãos. Na maturidade, da mesma forma que Pastor Ari e Pastor Benedito entraram na igreja matriz de Santo Anastácio ladeando Monsenhor José Antonio, entrariam na Igreja Luterana Pastor Benedito e Monsenhor José Antonio ladeando Pastor Ari, e entrariam na Igreja Assembléia de Deus Pastor Ari e Monsenhor José Antônio ladeando Pastor Benedito. É a presença no meio de Seu povo Daquele que se deixou morrer na cruz para que todos os muros fossem abolidos.
Porfiemos por este caminho adulto e em breve ouviremos vozes altas dizerem, no céu e na terra: O reino do mundo se tornou em reino de nosso Senhor e do seu Cristo. Passou a servidão humana. O mar já não é. Apocalipse 21.
Porfiemos por este caminho olhando unicamente para Jesus Cristo; que, se
não havia tratos entre judeus e samaritanos, todavia Jesus tinha tratos tanto
com um como com outro. Jesus era livre no meio deles, sabendo reconhecer o real
valor dos judeus e o real valor dos samaritanos. Ele conhece o real valor de
católicos e o real valor de evangélicos. E isto nos basta. Isto há de gerar o caiu, caiu Babilônia, o fim daqueles que
coando mosquito e engolindo camelos usam o nome de Jesus Cristo para defender o
reino dos opressores, que, finalmente, está provocando reações iradas nas ruas de
todo o mundo pelo seu fim. “(...) Porque o opressor chegou ao seu fim; a
assolação acabou; deu-se cabo na terra dos que pisam os outros” Isaías 16.4
Eis que quão bom e
quão agradável é que os irmãos vivam e estejam em união! É como óleo sobre a
cabeça; Que desce sobre a barba, a barba de Arão, que desce até o colar da sua
veste. É como o orvalho de Hermom que desce sobre as montanhas de Sião. Pois
ali Javé ordenou que estivesse a benção, sim, vida por tempo indefinido
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