O Grande
Dia
Primeiro
Ernst
Bloch, o marxista que mais teve simpatia pelo cristianismo, concebeu o
cristianismo como sonho de juventude do socialismo. Na visão de Ernst Bloch o
que diferia o cristianismo do socialismo é que um tinha ciência e outro não. Em
uma palavra, se colocar-se ciência no cristianismo o que temos é socialismo; se
tirar-se a ciência do socialismo o que sobra é cristianismo.
Este
juízo de Ernst Bloch é verdadeiro? Com certeza ele já reflete o elo de
transição da Escola de Frankfurt, entre o judeu Marx e o judeu Jesus. Entre a
imanência e a transcendência. Entre o Marxismo e o Reino de Deus.
Mas, o
Cristianismo é sonho de juventude do socialismo? Se assim for então, por
necessidade dialética, o fim último do cristianismo é o completo
desaparecimento, posto que transformou-se naquele. Deixou de ser o que é para
ser algo diferente de si, embora este algo diferente de si seja ao menos
morfologicamente parecido. Conservam traços com graus de parentesco.
Ora, que
o socialismo teve um sonho de juventude isto é verdadeiro, mas chama-se
Socialismo Utópico e não Cristianismo. Não só teve um sonho de juventude como,
também, teve uma infância. E se o seu sonho de juventude se chama socialismo
utópico, a verdade é que a sua infância se chama Materialismo Inglês.
Assim, ao
esquema evolutivo de Ernst Bloch: Moisés-Abraão (judaísmo), Jesus-Paulo
(cristianismo), Marx-Engels (socialismo) – o que temos é este esquema
evolutivo: Adam Smith-Ricardo (Materialismo Inglês), Saint Simon-Proudhon
(Materialismo Francês), Marx-Engels (Socialismo).
Ora, se
esta é a História do Socialismo (ontogênica, evidentemente), o Cristianismo
também possui uma história ontogênica. A saber: Moisés-Abraão (judaísmo), João
Batista-Hillel (essenismo), Paulo-Timóteo (cristianismo).
Mas, o
que importa saber qual o esquema filogênico, implícito nas intenções de Bloch.
(Certamente que Ernst Bloch tem consciência de que o socialismo utópico foi
sombra do socialismo científico. Mas ele não se atém à ontogenia. O que busca é
a filogenia. Ele quer é estabelecer a relação entre o cristianismo e o
socialismo, que intui serem esquemas morfológicos e de essência próximo um do
outro. De modo que o que se busca aqui é apresentar a verdadeira filogenia, que
na verdade cristianismo e socialismo são faces da mesma realidade, como o são
óvulo e espermatozóide).
Bem, eis
o esquema filogênico verdadeiro: Paulo (infância) – Marx (adolescência) – Jesus
(ser adulto, que deixou para trás as coisas de menino, ver ICoríntios 13.8-13)
Ora,
porque Paulo e Marx são metadilidades e não totalidades, parciais (ICoríntios
13.9), Paulo recebeu de Jesus o fundamento espiritual do Reino – quando a
História, no seu movimento real, se achava na plenitude dos tempos espirituais –
e Marx, por iluminação agostiniana, recebeu de Jesus o fundamento material do
Reino (1) – quando a História no seu movimento real se achava na plenitude dos
tempos materiais – ora, sendo assim, o esquema filogênico tanto pode ser PAULO
- MARX - JESUS, como MARX - PAULO – JESUS. Em uma palavra, o adolescente se torna
adulto reconciliando-se com o seu passado de infância, e o infante se torna
adulto passando pelo estágio de adolescência, de modo que o ser adulto só pode
ser o resultado dos dois momentos anteriores.
Quer
dizer, o esquema PAULO-MARX-JESUS é para os cristãos irem ao Reino de Deus (os
cristãos só vão ao Reino de Deus se passar por Marx e apanhar ali a flor pura
de sua materialidade, que antes de estar em Marx esteve em Jesus. Passando por
Marx então se acharão na presença de Jesus Cristo para ocuparem as moradas
eternas que ele um dia disse as iria preparar para os seus); e o esquema
MARX-PAULO-JESUS é para os marxistas irem ao Comunismo (os marxistas, só vão ao
Comunismo se passarem por Paulo e apanhar ali a flor pura de sua
espiritualidade. Passando por Paulo então se acharão na presença do Comunismo.
No seu real território, a ocupar ali as moradas eternas que Jesus um dia disse
as iria preparar para os seus, que certamente são, também, os marxistas, como
se acha em Mateus 25.40).
Em uma
palavra, Comunismo e Reino de Deus não são realidades distintas, mas a mesma
realidade. Do referencial cristão é Reino de Deus; do referencial marxista é
Comunismo.
Ora,
Paulo e Marx formam uma unidade indissociável porque todos os conceitos possuem
dois lados, não sendo diferente com o conceito de mais-valia. De fato, o
conceito de mais-valia possui dois lados, mais-valia material (Marx)
e mais-valia espiritual (Paulo).
Mais-valia
material quer dizer a exploração que se exerce sobre o corpo que trabalha e
gera todas as riquezas, o corpo do trabalhador; e mais-valia espiritual quer
dizer a exploração que se exerce sobre o corpo que ama e gera a vida, o corpo
da mulher. Marx pregou a igualdade material, a divisão justa dos frutos
produzidos pelo trabalho, e Paulo pregou a igualdade espiritual, o respeito e a
fidelidade entre o homem e a mulher. Numa sociedade que vive debaixo da materialidade
socialista e debaixo da espiritualidade cristã não se observa esse fenômeno
corriqueiro de indivíduos querendo se locupletar no suor alheio e não se
observa esse fenômeno corriqueiro de lares sendo desfeitos, com a dor menor
ficando para os pais, mas a dor maior para os filhos. A título de exemplo, o
amor eterno que um casal jura no altar, por causa deste alicerce cristão e por
causa do alicerce socialista que norteia todas as relações sociais, será
indissolúvel. Diante de tão grande alicerce protetor, a incorruptibilidade do
amor é assegurado. O corpo feminino revela-se realmente prolongamento do corpo
masculino e o corpo masculino revela-se realmente prolongamento do corpo
feminino. Qualquer coisa que sofra imediatamente a dor é sentida pelo outro. É
nisto que se assenta o vaticínio do profeta Miquéias, 4.4: E na parte final dos
dias realmente sentar-se-ão, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua
figueira, e não haverá quem os faça tremer; porque a própria boca de Javé dos
exércitos falou isso
Segundo
Relata a
Palavra de Deus que tendo chegado o grande dia da travessia do Jordão, então
tudo começou exatamente três dias antes. Três dias antes o povo começou a se
mover e a se movimentar para a travessia. “E Josué passou a ordenar aos
oficiais do povo, dizendo: ‘Passai pelo meio do acampamento e ordenai ao povo,
dizendo: “Aprontai para vós provisões, porque daqui a três dias atravessareis
este Jordão para entrar e tomar posse da terra que Javé, vosso Deus, vos dá
para tomar posse dela”’” (Josué 1.10)
Ora,
suponhamos que a grande caminhada vista em sonho pela jovem Joseane vai mesmo
acontecer no ano de 2012, e os líderes decidiram pelo dia 12 de outubro. Então,
tudo acontecerá, deveras, três dias antes.
Quer
dizer, como é fato comum na Palavra de Deus a repetição dos seus acontecimentos
históricos, Jesus voltando do Egito para Israel recapitulou a volta de Moisés
de Midiã para o Egito, não para repetir puro e simples Moisés, pois aí seria a
farsa falada por Marx, mas para transcender e superar Moisés, o repetir da
história hegeliano, a verdade é que a grande caminhada do dia 12 de Outubro
será precedida por um ato três dias antes, recapitulador da real história da
Redenção.
O
primeiro ato seria no dia 10, uma quarta-feira, no Assentamento Che Guevara,
localizado no município de Mirante do Paranapanema, localizado no Pontal do
Paranapanema; o segundo ato seria no dia seguinte, uma quinta-feira-feira, no
assentamento Dom Tomás Balduino, localizado no município de Sandovalina, cerca
de trinta e três quilômetros distantes.
O primeiro
ato, na manhã de quarta-feira, no Assentamento Che Guevara, será todo dedicado
ao Marxismo. Neste dia oradores se revezarão falando sobre as suas grandes
giestas. E enquanto os militantes estarão recordando as suas grandes giestas,
na sua entrada um grande estandarte com a face de Marx permanecerá içado.
Então, na
manhã seguinte, os militantes tomarão o estandarte de Marx e o colocarão em
cima de uma camionete. E rumarão para Sandovalina com o estandarte segurado nas
mãos de jovens marxistas. E em Sandovalina o estandarte de Marx será colocado
ao lado do estandarte de Paulo apóstolo. E ficarão tremulando na sua entrada, a
igualdade material e a igualdade espiritual tremulando na sua entrada, enquanto
no barracão do Assentamento a militância cristã se revezará falando sobre as
grandes giestas do cristianismo.
E à
tardinha desta quinta-feira então a militância cristã e marxista tomarão os
estandartes de Marx e de Paulo e os colocarão na camionete; e seguirão rumo a
Estrela do Norte, seguindo pela estrada onde no ano de 1997, no dia 12 de
outubro daquele ano, assim que os ossos de Che Guevara foram encontrados e
levados para o seu Mausoléu, em Santa Clara, sim, seguirão pela estrada onde
naquele 12 de outubro Adamir Gerson fez uma caminhada sozinho e a pé, percorrendo
os seus doze quilômetros levando em uma mão uma sacola com a máquina de
datilografar que usou para chamar os convidados, que não vieram (Mateus 22), e
na outra uma sacola com as suas roupas pessoais.
Chegando
à Estrela do Norte então a militância tirará os estandartes de Marx e de Paulo
e os colocarão ao lado do estandarte de Jesus, os esperando no lugar. E
passarão a noite em Estrela do Norte. Ao amanhecer, às 6:00 horas da manhã,
então a militância rumará para Presidente Prudente, para a grande caminhada,
seguindo pela estrada com os estandartes de Marx e Paulo tremulando ao
vento, com os dois estandartes ladeando o estandarte de Jesus Cristo.
E
sucederá, na manhã do grande dia, quando, então, a grande caminhada começar,
que na frente de todos irá, então, a caminhonete que saiu do assentamento Che
Guevara, com mãos cheias de esperança segurando os estandartes de Marx, Paulo e
Jesus. E passando pelas avenidas de Presidente Prudente a multidão nas suas
avenidas, ao verem passando a camionete e os estandartes de Marx e Paulo
tremulando ao lado do estandarte de Jesus, exclamarão: Vede! É a Arca do Pacto,
do pacto novo que Deus estabeleceu com seu filho Jesus Cristo! Ó morte, onde
está a tua vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão? Não se cansarão de
dizer, com os seus inimigos os observando dizer (Apocalipse 11.12).
Mas,
supondo que os líderes digam: Realmente a data de 12 de outubro é muito pertinente.
Para o parto escatológico prometido no livro do Apocalipse não pode haver
data mais propícia. Mas, dado a grandiosidade do acontecimento, tememos que o
tempo que nos resta seja muito curto. É a terra inteira que estará se
deslocando do seu lugar. A reta razão nos diz que precisamos de mais tempo.
Achamos mais conveniente a data do final de ano.
Ora,
supondo que os líderes tenham decididos pela data de final de ano, então o que
sucede é que no dia 21 de dezembro do ano de 2012 então a militância cristã e
marxista estarão no Assentamento Che Guevara, prontas para, a partir deste dia,
começar na terra uma nova caminhada, em que as coisas velhas não serão mais
lembradas e nem mais subirão ao coração. Este dia estarão principiando à
travessia do Jordão espiritual, e, como primeiro ato, então cercar e derrubar
as muralhas de Jericó, pois que este é o tempo do domínio Daquele que se deixou
sacrificar na cruz para que todas as paredes de separação fossem abolidas. O
seu domínio é o da liberdade concreta.
É
verdade, nesta manhã do dia 21 de dezembro, cristãos e marxistas estarão então
no Assentamento Che Guevara, ouvindo as bocas marxistas exaltarem e falarem
sobre as grandíssimas giestas do Marxismo, que se a terra em grande parte
adquiriu um bem estar social foi unicamente por causa daquele grandíssimo
acontecimento do 25 de Outubro, que na sua vitória avassaladora lançou um
ultimato a terra inteira: ou vocês melhoram a vida dos trabalhadores, ou terão
o destino de todos estes que em solo russo acabam de ser varridos.
A Questão
de Fidel Castro e da Ilha do Justo
Por volta
do ano de 97 mensageiros de William Soto Santiago distribuíram panfletos nas
ruas de Presidente Prudente. Abordando a passagem bíblica que diz que Deus
guardaria a ilha do justo (e guardaste a ilha do justo) então o artigo
enfatizava Porto Rico como sendo esta ilha, e William Soto Santiago, nascido em
Porto Rico, evidentemente que o justo, pois o panfleto enfatizava ser ele o
Messias.
Mas,
deixando de lado William Soto Santiago, para o que escreve – evidentemente em
outro patamar intelectual – essa ilha que Deus guardaria é mesmo Cuba e o justo
não sendo outro senão Fidel Castro.
Isso
explicaria porque houve dezenas e dezenas de tentativas para assassinar Fidel
Castro e nem uma única ao menos o arranhou, e explica também porque Cuba
sobreviveu ao desmoronamento do socialismo.
A mão de
Deus está sobre Cuba e Fidel Castro para proteção? Certamente que sim.
A começar
que todas as indicações são de que Cuba seja o toco da arvore do sonho de
Nabucodonozor que sobreviveu (Daniel 4.10). Simplesmente que esta árvore, que
no sonho aparece como tendo crescido e ficado muito grande e muito forte,
ficando enorme a sua altura, por fim atingiu os céus, sendo visível até a
extremidade da terra inteira, sim, essa arvore cuja folhagem era bela e seu
fruto abundante, havendo nela alimento para todos, ora, por fim um vigilante,
um santo, descendo dos próprios céus, clamou em alta voz para que a arvore
fosse derrubada e seus galhos cortados, sacudido a sua folhagem e espalhado os
seus frutos. Mas, o vigilante descendo dos próprios céus disse que fosse
deixado o próprio toco na terra, atado com cadeias de ferro e de bronze. (No
trabalho BENTO XVI, LEONARDO BOFF, O MARXISMO E OS 100 ANOS DA ASSEMBÉIA DE
DEUS Adamir Gerson aborda essa questão em pormenores, no tópico O SONHO DA
ARVORE DE NABUCODONOZOR).
Bem, a
verdade é que a mão de Deus tem estado sobre Cuba e Fidel Castro para proteção.
Como no sonho de Nabucodonozor a arvore que foi cortada renasce, depois de
mudanças profundas na vida do rei, que passou a curvar o seu joelho diante de
Deus passando a crer que quem realmente dominava era Deus, ora, a partir do
sonho é claro o renascimento do socialismo. Certamente que em novo patamar de
existência, no qual Deus passa a ser o fundamento da libertação.
Então
começamos a entender porque Cuba permaneceu de pé: Cuba jamais iria retornar ao
capitalismo, jamais iria voltar a se revolver na antiga lama, mas Cuba foi
guardada para ser o local por onde o socialismo iria ressurgir. Preservada como
local por onde as esquerdas iriam efetuar a travessia do Jordão espiritual.
Sendo
assim, quão bom seria se no dia 12 de outubro do ano de 2012 ou no dia 23 de
dezembro do ano de 2012, Fidel Castro esteja entre os homens e as mulheres
escolhidos por Deus para começar na terra o governo justo de Jesus Cristo.
Apesar da idade, ainda acenando para as multidões nas suas avenidas. Ora vem
Senhor Jesus!
(1) Ora, se Paulo recebeu de Jesus a graça espiritual, a
igualdade espiritual, no caminho de Damasco quando a luz de Jesus reluziu sobre
ele fazendo dele um novo homem, a verdade é que Marx se despertou para o
socialismo, mais precisamente que o socialismo nasceu nele, jorrou nele, no
episódio em que a justiça prussiana condenou como ladrão aos camponeses pobres
que haviam retirado lenha das florestas para aquecerem suas casas contra o
rigor do inverno. Quando o jovem Marx analisava o veredicto da justiça
prussiana então Jesus, por iluminação agostiniana, na ocasião, irrompeu no
espírito de Marx, revelando a ele o socialismo. Quer dizer, então Marx
compreendeu que a justiça de seu país não era neutra, justa, mas estava a
serviço da classe dos proprietários. Assim nascia a ideia do socialismo
científico, aperfeiçoado por Marx nos anos seguintes, em especial quando esteve
exilado em Bruxelas, se alicerçando em ciência na escrita de O Capital.
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