terça-feira, 3 de julho de 2012

O Grande Dia



O Grande Dia

Primeiro

Ernst Bloch, o marxista que mais teve simpatia pelo cristianismo, concebeu o cristianismo como sonho de juventude do socialismo. Na visão de Ernst Bloch o que diferia o cristianismo do socialismo é que um tinha ciência e outro não. Em uma palavra, se colocar-se ciência no cristianismo o que temos é socialismo; se tirar-se a ciência do socialismo o que sobra é cristianismo.

Este juízo de Ernst Bloch é verdadeiro? Com certeza ele já reflete o elo de transição da Escola de Frankfurt, entre o judeu Marx e o judeu Jesus. Entre a imanência e a transcendência. Entre o Marxismo e o Reino de Deus.

Mas, o Cristianismo é sonho de juventude do socialismo? Se assim for então, por necessidade dialética, o fim último do cristianismo é o completo desaparecimento, posto que transformou-se naquele. Deixou de ser o que é para ser algo diferente de si, embora este algo diferente de si seja ao menos morfologicamente parecido. Conservam traços com graus de parentesco.

Ora, que o socialismo teve um sonho de juventude isto é verdadeiro, mas chama-se Socialismo Utópico e não Cristianismo. Não só teve um sonho de juventude como, também, teve uma infância. E se o seu sonho de juventude se chama socialismo utópico, a verdade é que a sua infância se chama Materialismo Inglês.

Assim, ao esquema evolutivo de Ernst Bloch: Moisés-Abraão (judaísmo), Jesus-Paulo (cristianismo), Marx-Engels (socialismo) – o que temos é este esquema evolutivo: Adam Smith-Ricardo (Materialismo Inglês), Saint Simon-Proudhon (Materialismo Francês), Marx-Engels (Socialismo).

Ora, se esta é a História do Socialismo (ontogênica, evidentemente), o Cristianismo também possui uma história ontogênica. A saber: Moisés-Abraão (judaísmo), João Batista-Hillel (essenismo), Paulo-Timóteo (cristianismo).

Mas, o que importa saber qual o esquema filogênico, implícito nas intenções de Bloch. (Certamente que Ernst Bloch tem consciência de que o socialismo utópico foi sombra do socialismo científico. Mas ele não se atém à ontogenia. O que busca é a filogenia. Ele quer é estabelecer a relação entre o cristianismo e o socialismo, que intui serem esquemas morfológicos e de essência próximo um do outro. De modo que o que se busca aqui é apresentar a verdadeira filogenia, que na verdade cristianismo e socialismo são faces da mesma realidade, como o são óvulo e espermatozóide).

Bem, eis o esquema filogênico verdadeiro: Paulo (infância) – Marx (adolescência) – Jesus (ser adulto, que deixou para trás as coisas de menino, ver ICoríntios 13.8-13)

Ora, porque Paulo e Marx são metadilidades e não totalidades, parciais (ICoríntios 13.9), Paulo recebeu de Jesus o fundamento espiritual do Reino – quando a História, no seu movimento real, se achava na plenitude dos tempos espirituais – e Marx, por iluminação agostiniana, recebeu de Jesus o fundamento material do Reino (1) – quando a História no seu movimento real se achava na plenitude dos tempos materiais – ora, sendo assim, o esquema filogênico tanto pode ser PAULO - MARX - JESUS, como MARX - PAULO – JESUS. Em uma palavra, o adolescente se torna adulto reconciliando-se com o seu passado de infância, e o infante se torna adulto passando pelo estágio de adolescência, de modo que o ser adulto só pode ser o resultado dos dois momentos anteriores.

Quer dizer, o esquema PAULO-MARX-JESUS é para os cristãos irem ao Reino de Deus (os cristãos só vão ao Reino de Deus se passar por Marx e apanhar ali a flor pura de sua materialidade, que antes de estar em Marx esteve em Jesus. Passando por Marx então se acharão na presença de Jesus Cristo para ocuparem as moradas eternas que ele um dia disse as iria preparar para os seus); e o esquema MARX-PAULO-JESUS é para os marxistas irem ao Comunismo (os marxistas, só vão ao Comunismo se passarem por Paulo e apanhar ali a flor pura de sua espiritualidade. Passando por Paulo então se acharão na presença do Comunismo. No seu real território, a ocupar ali as moradas eternas que Jesus um dia disse as iria preparar para os seus, que certamente são, também, os marxistas, como se acha em Mateus 25.40).

Em uma palavra, Comunismo e Reino de Deus não são realidades distintas, mas a mesma realidade. Do referencial cristão é Reino de Deus; do referencial marxista é Comunismo.

Ora, Paulo e Marx formam uma unidade indissociável porque todos os conceitos possuem dois lados, não sendo diferente com o conceito de mais-valia. De fato, o conceito de mais-valia possui dois lados, mais-valia material (Marx) e mais-valia espiritual (Paulo).

Mais-valia material quer dizer a exploração que se exerce sobre o corpo que trabalha e gera todas as riquezas, o corpo do trabalhador; e mais-valia espiritual quer dizer a exploração que se exerce sobre o corpo que ama e gera a vida, o corpo da mulher. Marx pregou a igualdade material, a divisão justa dos frutos produzidos pelo trabalho, e Paulo pregou a igualdade espiritual, o respeito e a fidelidade entre o homem e a mulher. Numa sociedade que vive debaixo da materialidade socialista e debaixo da espiritualidade cristã não se observa esse fenômeno corriqueiro de indivíduos querendo se locupletar no suor alheio e não se observa esse fenômeno corriqueiro de lares sendo desfeitos, com a dor menor ficando para os pais, mas a dor maior para os filhos. A título de exemplo, o amor eterno que um casal jura no altar, por causa deste alicerce cristão e por causa do alicerce socialista que norteia todas as relações sociais, será indissolúvel. Diante de tão grande alicerce protetor, a incorruptibilidade do amor é assegurado. O corpo feminino revela-se realmente prolongamento do corpo masculino e o corpo masculino revela-se realmente prolongamento do corpo feminino. Qualquer coisa que sofra imediatamente a dor é sentida pelo outro. É nisto que se assenta o vaticínio do profeta Miquéias, 4.4: E na parte final dos dias realmente sentar-se-ão, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os faça tremer; porque a própria boca de Javé dos exércitos falou isso

Segundo

Relata a Palavra de Deus que tendo chegado o grande dia da travessia do Jordão, então tudo começou exatamente três dias antes. Três dias antes o povo começou a se mover e a se movimentar para a travessia. “E Josué passou a ordenar aos oficiais do povo, dizendo: ‘Passai pelo meio do acampamento e ordenai ao povo, dizendo: “Aprontai para vós provisões, porque daqui a três dias atravessareis este Jordão para entrar e tomar posse da terra que Javé, vosso Deus, vos dá para tomar posse dela”’” (Josué 1.10)

Ora, suponhamos que a grande caminhada vista em sonho pela jovem Joseane vai mesmo acontecer no ano de 2012, e os líderes decidiram pelo dia 12 de outubro. Então, tudo acontecerá, deveras, três dias antes.

Quer dizer, como é fato comum na Palavra de Deus a repetição dos seus acontecimentos históricos, Jesus voltando do Egito para Israel recapitulou a volta de Moisés de Midiã para o Egito, não para repetir puro e simples Moisés, pois aí seria a farsa falada por Marx, mas para transcender e superar Moisés, o repetir da história hegeliano, a verdade é que a grande caminhada do dia 12 de Outubro será precedida por um ato três dias antes, recapitulador da real história da Redenção.

O primeiro ato seria no dia 10, uma quarta-feira, no Assentamento Che Guevara, localizado no município de Mirante do Paranapanema, localizado no Pontal do Paranapanema; o segundo ato seria no dia seguinte, uma quinta-feira-feira, no assentamento Dom Tomás Balduino, localizado no município de Sandovalina, cerca de trinta e três quilômetros distantes.

O primeiro ato, na manhã de quarta-feira, no Assentamento Che Guevara, será todo dedicado ao Marxismo. Neste dia oradores se revezarão falando sobre as suas grandes giestas. E enquanto os militantes estarão recordando as suas grandes giestas, na sua entrada um grande estandarte com a face de Marx permanecerá içado.

Então, na manhã seguinte, os militantes tomarão o estandarte de Marx e o colocarão em cima de uma camionete. E rumarão para Sandovalina com o estandarte segurado nas mãos de jovens marxistas. E em Sandovalina o estandarte de Marx será colocado ao lado do estandarte de Paulo apóstolo. E ficarão tremulando na sua entrada, a igualdade material e a igualdade espiritual tremulando na sua entrada, enquanto no barracão do Assentamento a militância cristã se revezará falando sobre as grandes giestas do cristianismo.

E à tardinha desta quinta-feira então a militância cristã e marxista tomarão os estandartes de Marx e de Paulo e os colocarão na camionete; e seguirão rumo a Estrela do Norte, seguindo pela estrada onde no ano de 1997, no dia 12 de outubro daquele ano, assim que os ossos de Che Guevara foram encontrados e levados para o seu Mausoléu, em Santa Clara, sim, seguirão pela estrada onde naquele 12 de outubro Adamir Gerson fez uma caminhada sozinho e a pé, percorrendo os seus doze quilômetros levando em uma mão uma sacola com a máquina de datilografar que usou para chamar os convidados, que não vieram (Mateus 22), e na outra uma sacola com as suas roupas pessoais.

Chegando à Estrela do Norte então a militância tirará os estandartes de Marx e de Paulo e os colocarão ao lado do estandarte de Jesus, os esperando no lugar. E passarão a noite em Estrela do Norte. Ao amanhecer, às 6:00 horas da manhã, então a militância rumará para Presidente Prudente, para a grande caminhada, seguindo pela estrada com os estandartes de Marx e Paulo tremulando  ao vento, com os dois estandartes ladeando o estandarte de Jesus Cristo.

E sucederá, na manhã do grande dia, quando, então, a grande caminhada começar, que na frente de todos irá, então, a caminhonete que saiu do assentamento Che Guevara, com mãos cheias de esperança segurando os estandartes de Marx, Paulo e Jesus. E passando pelas avenidas de Presidente Prudente a multidão nas suas avenidas, ao verem passando a camionete e os estandartes de Marx e Paulo tremulando ao lado do estandarte de Jesus, exclamarão: Vede! É a Arca do Pacto, do pacto novo que Deus estabeleceu com seu filho Jesus Cristo! Ó morte, onde está a tua vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão? Não se cansarão de dizer, com os seus inimigos os observando dizer (Apocalipse 11.12).

Mas, supondo que os líderes digam: Realmente a data de 12 de outubro é muito pertinente.  Para o parto escatológico prometido no livro do Apocalipse não pode haver data mais propícia. Mas, dado a grandiosidade do acontecimento, tememos que o tempo que nos resta seja muito curto. É a terra inteira que estará se deslocando do seu lugar. A reta razão nos diz que precisamos de mais tempo. Achamos mais conveniente a data do final de ano.

Ora, supondo que os líderes tenham decididos pela data de final de ano, então o que sucede é que no dia 21 de dezembro do ano de 2012 então a militância cristã e marxista estarão no Assentamento Che Guevara, prontas para, a partir deste dia, começar na terra uma nova caminhada, em que as coisas velhas não serão mais lembradas e nem mais subirão ao coração. Este dia estarão principiando à travessia do Jordão espiritual, e, como primeiro ato, então cercar e derrubar as muralhas de Jericó, pois que este é o tempo do domínio Daquele que se deixou sacrificar na cruz para que todas as paredes de separação fossem abolidas. O seu domínio é o da liberdade concreta.

É verdade, nesta manhã do dia 21 de dezembro, cristãos e marxistas estarão então no Assentamento Che Guevara, ouvindo as bocas marxistas exaltarem e falarem sobre as grandíssimas giestas do Marxismo, que se a terra em grande parte adquiriu um bem estar social foi unicamente por causa daquele grandíssimo acontecimento do 25 de Outubro, que na sua vitória avassaladora lançou um ultimato a terra inteira: ou vocês melhoram a vida dos trabalhadores, ou terão o destino de todos estes que em solo russo acabam de ser varridos.

A Questão de Fidel Castro e da Ilha do Justo

Por volta do ano de 97 mensageiros de William Soto Santiago distribuíram panfletos nas ruas de Presidente Prudente. Abordando a passagem bíblica que diz que Deus guardaria a ilha do justo (e guardaste a ilha do justo) então o artigo enfatizava Porto Rico como sendo esta ilha, e William Soto Santiago, nascido em Porto Rico, evidentemente que o justo, pois o panfleto enfatizava ser ele o Messias.

Mas, deixando de lado William Soto Santiago, para o que escreve – evidentemente em outro patamar intelectual – essa ilha que Deus guardaria é mesmo Cuba e o justo não sendo outro senão Fidel Castro.

Isso explicaria porque houve dezenas e dezenas de tentativas para assassinar Fidel Castro e nem uma única ao menos o arranhou, e explica também porque Cuba sobreviveu ao desmoronamento do socialismo.

A mão de Deus está sobre Cuba e Fidel Castro para proteção? Certamente que sim.

A começar que todas as indicações são de que Cuba seja o toco da arvore do sonho de Nabucodonozor que sobreviveu (Daniel 4.10). Simplesmente que esta árvore, que no sonho aparece como tendo crescido e ficado muito grande e muito forte, ficando enorme a sua altura, por fim atingiu os céus, sendo visível até a extremidade da terra inteira, sim, essa arvore cuja folhagem era bela e seu fruto abundante, havendo nela alimento para todos, ora, por fim um vigilante, um santo, descendo dos próprios céus, clamou em alta voz para que a arvore fosse derrubada e seus galhos cortados, sacudido a sua folhagem e espalhado os seus frutos. Mas, o vigilante descendo dos próprios céus disse que fosse deixado o próprio toco na terra, atado com cadeias de ferro e de bronze. (No trabalho BENTO XVI, LEONARDO BOFF, O MARXISMO E OS 100 ANOS DA ASSEMBÉIA DE DEUS Adamir Gerson aborda essa questão em pormenores, no tópico O SONHO DA ARVORE DE NABUCODONOZOR).

Bem, a verdade é que a mão de Deus tem estado sobre Cuba e Fidel Castro para proteção. Como no sonho de Nabucodonozor a arvore que foi cortada renasce, depois de mudanças profundas na vida do rei, que passou a curvar o seu joelho diante de Deus passando a crer que quem realmente dominava era Deus, ora, a partir do sonho é claro o renascimento do socialismo. Certamente que em novo patamar de existência, no qual Deus passa a ser o fundamento da libertação.

Então começamos a entender porque Cuba permaneceu de pé: Cuba jamais iria retornar ao capitalismo, jamais iria voltar a se revolver na antiga lama, mas Cuba foi guardada para ser o local por onde o socialismo iria ressurgir. Preservada como local por onde as esquerdas iriam efetuar a travessia do Jordão espiritual.

Sendo assim, quão bom seria se no dia 12 de outubro do ano de 2012 ou no dia 23 de dezembro do ano de 2012, Fidel Castro esteja entre os homens e as mulheres escolhidos por Deus para começar na terra o governo justo de Jesus Cristo. Apesar da idade, ainda acenando para as multidões nas suas avenidas. Ora vem Senhor Jesus!
------------
(1) Ora, se Paulo recebeu de Jesus a graça espiritual, a igualdade espiritual, no caminho de Damasco quando a luz de Jesus reluziu sobre ele fazendo dele um novo homem, a verdade é que Marx se despertou para o socialismo, mais precisamente que o socialismo nasceu nele, jorrou nele, no episódio em que a justiça prussiana condenou como ladrão aos camponeses pobres que haviam retirado lenha das florestas para aquecerem suas casas contra o rigor do inverno. Quando o jovem Marx analisava o veredicto da justiça prussiana então Jesus, por iluminação agostiniana, na ocasião, irrompeu no espírito de Marx, revelando a ele o socialismo. Quer dizer, então Marx compreendeu que a justiça de seu país não era neutra, justa, mas estava a serviço da classe dos proprietários. Assim nascia a ideia do socialismo científico, aperfeiçoado por Marx nos anos seguintes, em especial quando esteve exilado em Bruxelas, se alicerçando em ciência na escrita de O Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário