sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Revolução Brasileira


                                                       A REVOLUÇÃO BRASILEIRA

No Materialismo Histórico o socialismo é apresentando como tendo vindo para superar e ocupar o lugar do capitalismo. No esquema do Materialismo Histórico – escravatura, feudalismo, capitalismo, socialismo – claramente o socialismo se manifesta no esgotamento do capitalismo ou ao menos deveria se manifestar no seu esgotamento. Mesmo porque Marx disse que uma formação social não desaparece sem que tenha se esgotado, cumprindo a sua parte no processo.

Mas, revisando o Materialismo Histórico, Adamir Gerson tem dito que o socialismo não se manifestou como superação do capitalismo, mas, na verdade, do feudalismo surgiu uma bifurcação, surgindo duas revoluções como tese e antítese, uma portadora da liberdade e outra, da igualdade. Estas duas revoluções, apartadas e uma sem consciência da outra como parte do mesmo processo, iriam crescer e cada vez mais se aproximar. Até que chegaria o momento em que plenamente amadurecidas, então as duas se encontrariam e se tocaria e do encontro nasceria uma nova revolução. Destarte, estas revoluções ao atingirem a maturidade não iriam mais reter liberdade e igualdade (como o fruto maduro não retém a semente), com elas se desprendendo do seu sistema e, livres, unificadas para começar um novo sistema. Esta nova revolução, tendo na sua base de nascimento liberdade e igualdade, é a cristã-brasileira. Nasce no Brasil e do Brasil se expande para toda a América Latina e mundo.

Ei-lo esquematicamente:

TESE: REVOLUÇÃO FRANCO-BURGUESA: CAPITALISMO SELVAGEM (Bonaparte/Adam Smith. Liberdade 100% + Igualdade 0%) --> DEMOCRACIA CRISTÃ (Aldo Moro/Jacques Maritain. Liberdade 75% + Igualdade 25%) --> SOCIAL-DEMOCRACIA (Willy Brandt / Eduard Bernstein. Liberdade 60% + Igualdade 40%)

ANTÍTESE: REVOLUÇÃO RUSSO-SOCIALISTA: DITADURA DO PROLETARIADO (Lênin/Karl Marx. 100% Igualdade + 0% Liberdade) --> MARXISMO LIBERTÁRIO (Broz Tito/Rosa Luxemburgo. 75% Igualdade + 25% Liberdade) --> SOCIALISMO DEMOCRÁTICO (Gorbatchov/Karl Kautsky. 60% Igualdade + 40% Liberdade)

SÍNTESE: REVOLUÇÃO CRISTÃ-BRASILEIRA: 50% LIBERDADE + 50% IGUALDADE= 100% FRATERNIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário