sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Leonardo Boff e o Apóstolo Pedro


LEONARDO BOFF E O APÓSTOLO PEDRO

Tu certamente és também um deles, pois, de fato, o teu dialeto te trai, disseram os acusadores. Ele principiou então a praguejar e a jurar: Não conheço este homem!
Nunca mencionou Marx, pois ele não é nem pai nem padrinho desta Teologia, como erroneamente e malevolamente é acusada, Leonardo Boff

A Palavra de Deus narra que Jesus, nascido em Belém e criado em Nazaré, depois que se batizou no Jordão, então foi tornar pública a sua missão. E após fazer grandes milagres e ser seguido pela multidão dos oprimidos, finalmente veio a sua hora dura. Foi traído, preso e levado para ser julgado pelos malfeitores. Chibatado, cuspido, preterido pela turba: Solta Barrabás e à morte com Jesus! Por fim foi levado para ser crucificado entre dois malfeitores, como se fosse um deles. Já morto, um soldado tomou uma lança e furou um lado para certificar-se de que realmente estava morto. Após ser sepultado e tendo uma pedra rolada na sua boca, finalmente ele ressuscitou. Foi então que começou a verdadeira história de Jesus, pois como relâmpago foi se espalhando para todo o império e a sua ética de vida transformando todas as culturas, quer as espirituais quer materiais com as material existentes, escravatura, sendo transformada em feudalismo, e esta em capitalismo, e finalmente em socialismo, o estágio atual.

Acontece que Jesus tinha um discípulo intrépido chamado Pedro que disse que jamais negaria Jesus. O que sucede é que na prisão de Jesus, tendo chegado sua hora difícil, todos os seus discípulos o abandonaram. Um, porém, o seguiu à distância para ver o que seria feito dele. E no pátio uma serva disse: Tu também estava com Jesus, o Galileu! Mas ele negou-o perante todos, dizendo: Não sei de que falas. Saindo dali para a portaria foi notado por outra moça, e ela disse aos que estavam ali: Este homem estava com Jesus, o nazareno. E ele novamente o negou, com juramento: Não conheço este homem! Pouco depois, os que estavam parados ali aproximaram-se e disseram a Pedro: Tu certamente é um deles, pois, de fato, o teu dialeto te trai. E Pedro começou a praguejar e a jurar: “Não conheço este homem!” E imediatamente cantou um galo. E Pedro lembrou-se da declaração de Jesus, a saber: “Antes de cantar o galo, repudiar-me-á três vezes.” E ele saiu e chorou amargamente.

Ora, toda a história de Jesus iria se repetir no socialismo. Mesmo porque o socialismo é aquilo que os homens chamam de Segunda Volta de Jesus. Jesus novamente presente no meio deles, entre eles, e eles, no entanto, olhando para o alto e dizendo: Ó Jesus! Como anelo a tua volta! Volta, deveras, te peço!

Tendo sido gestado em Bruxelas, o socialismo fez o seu nascimento em Londres (mais tarde, em novo nascimento, em 1903, gestou o seu nascimento em Bruxelas e foi dado à luz em Londres), quando ali apareceu o Manifesto Comunista. Resumindo, o socialismo enquanto fundamento teórico foi toda a infância de Jesus que ele passou em Nazaré. E o momento em que Jesus apresentou-se a João para ser batizado e começar o seu ministério público – foi o momento da Revolução naquele ano de 17, quando no seu batismo de fogo então o socialismo começou a sua existência pública.

Após ter feito grandes milagres, ter saciado a fome das massas oprimidas, ter dado para elas, trabalho, e moradia, e saúde, e vestimenta, e conhecimento, e lazer, finalmente chegou a hora dura do socialismo. Traído, foi entregue à mão de homens pecadores para ser julgado. Apesar de que só fizera o bem, foi acusado de tudo. Chibatado, cuspido, com o soldado Yeltsin e os em volta dizendo: Ó Socialismo, profetiza quem te bateu! Profetiza quem te derrubou! E preterido pela turba: solta o capitalismo e à morte com o socialismo, finalmente ele foi levado para ser crucificado entre dois malfeitores como se fosse um deles, o nazismo e o fascismo. E no bombardeio do Parlamento, ordenado pelo soldado Yeltsin, em que dezenas de comunistas foram mortos, foi aquele momento em que o soldado tomou uma lança e furou um lado, saindo água e sangue. E o Socialismo expirou, entregando o seu espírito e dizendo: Elias, Elias, porque me abandonaste?

Depois do sábado, quando estava ficando claro, no primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que tinha havido um grande terremoto; pois o anjo de Javé descera do céu, e, aproximando-se, rolara a pedra da frente e estava sentado sobre ela. Sua aparência exterior era como relâmpago e seu vestuário era branco como a neve. Sim, os vigias tremeram de temor dele e ficaram como que mortos... Houve um grande terremoto... e a pedra que os opressores colocaram sobre a sepultura do socialismo para que ele nunca mais se levantasse... Então foi removida pelo anjo do Senhor... e ele estava sentado sobre ela.

Certamente que o leitor atento e ansioso quer saber o que Leonardo Boff tem a haver com tudo isto?
Certamente que Leonardo Boff foi um dos mais fiéis discípulos de Jesus, discípulos do socialismo. Seguiu-o para onde quer que fosse. Mas houve uma reviravolta contra o socialismo, o mesmo foi destruído, e a verdade é que todos passaram a abandoná-lo. E a pressão sobre aqueles que ainda fazem a defesa do socialismo é muito grande. Em todos os lugares. E uma pressão muito forte tem se manifestado sobre os setores da igreja católica ligados ao socialismo. Muito pesada. Muito duro de suportar. Os chamados conservadores, a serviço do Vaticano, estão em ataque pesado para banir da igreja católica qualquer menção ao socialismo. E quase todos estão se debandeando fugindo espavoridos. E porque é carne, este grande discípulo de Jesus, este grande discípulo do socialismo, pareceu sucumbir. Até que o negou diante dos homens: Nunca mencionou Marx, pois ele não é nem pai nem padrinho desta Teologia, como erroneamente e malevolamente é acusada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário