segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Santo Anastácio e as Imagens de Paz



Santo Anastácio e as Imagens de Paz

No ano de 2002 Adamir Gerson foi inspirado pelo seu Deus para que fosse a Brasília e levasse um recado seu para um político. Não o encontrando e sendo informado que o mesmo estava no exterior e que só voltaria dez dias depois, Adamir Gerson se viu em apuros. Sem dinheiro, só com a passagem de volta, mesmo assim decidiu ficar em Brasília a espera de tal político. Tendo procurado os albergues da cidade, e não encontrado vaga, então perambulou pela cidade a procura de um cantinho. E finalmente encontrou num terreno baldio, ao lado do diretório do PDT, um barraco abandonado que poucos dias antes tinha sido incendiado por vândalos. Dormindo naquele barraco, por cima de uma tábua, a noite foi surpreendido por uma multidão de ratos pretos que passeavam por debaixo da tábua e por cima dele. Naquele instante então se lembrou de Francisco de Assis que moribundo, no leito de morte, dividia a sua cama com ratazanas. E foram dez dias que ele passou dormindo naquele barraco, nem tanto incomodado pelos ratos, mas muito mais porque naquele terreno baldio todas as noites chegavam carros trazendo prostitutas para seus programas. Dez dias que ele passou em Brasília, religiosamente todos os dias comendo um bandejão que pagava por ele três reais, pois, deveras, um pessoal do PDT, discípulos de Leonel Brizola, vendo a sua situação fez uma vaquinha e angariou para ele trinta reais. Foi com aquele dinheiro que ele se sustentou enquanto esteve em Brasília.

Tendo entregado o material nas mãos do tal político, então Adamir Gerson retornou para a sua cidade no Estado de São Paulo. E sucedeu, assim que chegou, sintonizando a esmo o seu rádio eis que ouviu um locutor dizer, na Rádio Cultura de Santo Anastácio, que na quarta-feira próxima iria haver na Igreja matriz da cidade uma missa ecumênica.

Porque foi forte nele a presença do espírito de Javé, que o impelia, eis que no dia seguinte, quarta-feira, Adamir Gerson se achava ocupando um banco da Igreja matriz de Santo Anastácio, cidade que se localiza cerca de quarenta quilômetros de Presidente Prudente.

O que sucede é que quando os ponteiros dos relógios se aproximavam das 20 horas eis que todos na Igreja se levantaram e começaram a olhar para trás, para a porta de entrada da Igreja. E Adamir Gerson também se levantou e começou a olhar para ver o que era. E eis que viu entrar na Igreja três jovens, cada um levando alçado um cartaz que juntos formavam a palavra paz. E logo atrás dos jovens eis que viu entrar três sacerdotes, e o ministro Sidnei, que estava no altar com o microfone na mão e fora o locutor que anunciara na Rádio local a missa ecumênica, declinou os seus nomes. E eis que eram pastores Ari e Benedito, da Igreja Luterana e Assembléia de Deus respectivamente. E os dois ministros de Deus entraram na Igreja matriz de Santo Anastácio ladeando Monsenhor José Antônio.

A missa Adamir Gerson não pode assistir porque na Rodoviária ficou sabendo que a última Circular partia de Santo Anastácio para Presidente Prudente às 20:30 horas. Embora houvesse ônibus que iam passar mais tarde, todavia eram de carreira, e a passagem era o dobro da Circular, Tendo apenas o dinheiro da Circular então não pode assistir a missa. Mas, nos dois dias seguintes, pôde ouvir depoimentos dos dois homens de Deus, pois o Ministro Sidnei trouxe-os para o seu programa na Rádio Cultura, num dia Pastor Ari e no dia seguinte Pastor Benedito.

E pelo depoimento dos dois homens de Deus então Adamir Gerson pode saber que a missa não somente esteticamente foi muito bela – pois Pastor Benedito, além do corpo ajudador próximo, também levou consigo o Coral da Igreja, que, com os seus hinos tradicionais, encheu aquele lugar divino ainda mais de canto divino – também foi muito proveitoso. Pois, deveras, os dois homens de Deus, pastores Ari e Benedito, não se cansaram de dizer que uma experiência como aquela não podia sofrer corte de continuidade, mas tinham de continuar; pois revelavam para a sociedade que os cristãos podem e devem se unir, como condição para ajudar na construção de uma sociedade justa e fraterna.

Porque Adamir Gerson foi a Santo Anastácio a presenciar aquelas imagens, representantes dos três ramos do cristianismo ocidental entrando juntos na Igreja matriz de Santo Anastácio? Foi ali unicamente por ir ou porque levado pelo próprio Deus? Afinal, bastasse que naqueles segundos em que sintonizou a Rádio Cultura e ouviu o anúncio do Ministro Sidnei, sim, bastasse que naqueles segundos não o tivesse sintonizado e esta revelação não estaria vindo à tona agora.

Ora, sabemos que a Palavra de Deus diz de forma peremptória sobre um tempo em que a Terra passaria a estar sob o domínio político de Jesus Cristo (Apocalipse 11.15-18). E é muito certo que Jesus fará o seu domínio através do povo cristão. Mas, com o povo cristão dividido, Jesus fará o seu domínio? Ou ele, seguindo as pisadas de Ciro, que derrubou os muros de divisão que havia entre medos e persas, que impedia deles se unirem contra um inimigo comum, Babilônia, ora, Jesus como Ciro Maior, não cuidaria em fazer o mesmo com seus filhos católicos, protestantes e pentecostais? Derrubando entre eles os muros de inimizade e eles, agora simplesmente cristãos, tomando posição para se unir ao povo socialista, e, então, pela sua força de união conquistar Babilônia, a Grande, pacificamente, unicamente pelo poder persuasivo da Palavra de Deus, libertar do seu jugo toda a humanidade com toda a humanidade, liberta do domínio imperialista, retornando livre para o Paraíso de Deus? Para o Jardim do Éden, lugar de onde foi expulsa por causa da desobediência?

Ora, é certo que as imagens de pastores Ari e Benedito entrando na Igreja matriz de Santo Anastácio ladeando Monsenhor José Antônio representam a maturidade dos cristãos, que é como a maturidade Daquele que não obstante não haver tratos entre judeus e samaritanos, todavia ele transitava entre todos e tinha diálogo com todos. E a maturidade que levou pastores Ari e Benedito entrarem na Igreja matriz de Santo Anastácio ladeando Monsenhor José Antônio é a mesma maturidade que faz Pastor Benedito e Monsenhor José Antônio entrarem na Igreja Luterana ladeando Pastor Ari e faz Pastor Ari e Monsenhor José Antônio entrarem na Igreja Assembléia de Deus ladeando Pastor Benedito. Basta que haja o sopro divino e o chamado Daquele que se deixou morrer na cruz para que todos os muros de divisão fossem derrubados.

Porque mesmo Adamir Gerson, tendo passado dez anos, está trazendo à lembrança aquela missa ecumênica que presenciou naquele ano de 2002 na cidade de Santo Anastácio? Não é que o próprio Deus está se mobilizando para formar a sua poderosa força política, e assim, e somente assim, resgatar os pobres do seu sofrimento? Porque a força política que aí está não se presta a isto, se prestando muito mais a conservar todo esse estado de coisas? E o tem conservado porque o povo de Deus tem estado como os escravos hebreus no Egito, que no lugar de se unirem e lutar contra o rei do Egito, saindo do país e indo para o lugar que Deus lhe reservou, ao contrário, o que faziam era brigar entre si? Questões menores impediam de ver a questão maior? Mas que, todavia, ao avistá-la na chegada de Moisés eis então esse quadro belíssimo que o Livro do Êxodo nos legou, centenas de milhares de corpos deixando as masmorras do Egito e, livres, tomando o rumo da terra da promessa?

Que os cristãos segurem agora nas mãos um do outro e juntos oremos a oração que Jesus nos ensinou: Pai nosso que está no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feito a tua vontade, assim como é no céu que assim também seja na terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário