segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Adamir Gerson Respondendo a Ícaro Leal Alves


Icaro Leal Alves estranho Gerson é recortar um parte da realidade (a atuação de Lênin na história etc.) e negar todo o resto; o Partido bolchevique, a classe operária, os camponeses armados pelo exercito, a catastrofe economica e humana da primeira guerra mundial, a falta de maturidade politica da burguesia russa, etc. vc dizer "sem o "messias" Lenin não haveria revolução" e o seu messias diz "sem teoria revolucionária não há revolução" ou "só um partido de vangaurda pode desempenhar o papel de combatente de vanguarda",

------------------

Ícaro, certamente que todas estas questões elencadas foram sim preparação para a revolução. Sem as quais não teria havido revolução. As condições objetivas que foram reunidas PARA QUE PUDESSE ACONTECER A REVOLUÇÃO.

Mas, se formos tomar isto ao pé da letra pressupõe que a revolução com Lênin ou sem Lênin teria ocorrido, porque as premissas para a sua ocorrência tinham sido dadas. Ora, se este fatalismo fosse verdade a revolução teria acontecido em todos os países do mundo. Porque em todos eles estas condições objetivas, em maior ou menor grau, vieram a estar presente. 
E, no entanto, nem em todos os países do mundo a revolução triunfou.

No caso da revolução russa, não obstante toda a sua preparação, aspectos pessoais foram fundamentais para que a revolução triunfasse. Já dei o exemplo do acordo de Brest-Litov que bastasse a revolução estar em outra mão que não a mão do Lênin e ali ela teria sido destruída. Com certeza matemática.

Então houve sim a presença messiânica no triunfo da revolução.

E tenho explicado essa presença messiânica como repetição de uma outra presença messiânica, a de Moisés no Egito. Por todos os ângulos de análise toda a ação de Lênin foram repetições das ações de Moisés. Moisés, por ter tomado o lado de seus irmãos escravos, fugiu ao exílio. Mas voltou, arrancou o povo das masmorras do Egito, e o guiou para a terra de Canaã, a terra da promessa, lugar que tempos antes Abraão creu seria o lugar de descanso de sua descendência oprimida.

Ora, por tudo isto passou Lênin. Por ter tomado o lado dos oprimidos, Lênin teve de ir ao exílio. Mas voltou, fez a revolução e passou a guiar o povo liberto na direção do socialismo, para o lugar que tempos antes Marx creu seria o lugar de descanso dos trabalhadores oprimidos pelo capitalismo.

No caso hebreu, quando o povo escapou e já ia longe, então Faraó se arrependeu, dizendo: O que é que fizemos, despedindo Israel de trabalhar como escravos para nós? De modo que narra o Livro Sagrado que Faraó reuniu seu povo, aprontou as suas forças militares, e foi atrás dele para o trazer de volta à casa dos escravos.

E quando o povo olhou para trás e viu as forças de Faraó então ficaram muito amedrontados. Ficaram numa situação difícil, pois, deveras, à sua frente estava o mar e atrás vinham as forças de Faraó. Foi então que se deu a intervenção de Deus partindo as águas do mar. E o povo o atravessou em solo seco, e as forças de Faraó que entraram atrás deles no mar pereceram afundadas pelas águas do mar.

Ora, isto veio a ocorrer no caso da revolução. Quando os revolucionários fizeram a revolução e já iam longe, pois o governo revolucionário  já tinha desapropriado todas as riquezas dos poderosos, então as nações imperialistas se acordaram. E passaram a aprontar as suas forças militares para intervir na Rússia e esmagar a revolução, e trazer o povo russo de volta à casa dos escravos.

E os revolucionários se viram numa situação difícil, pois por um lado estavam enfrentando as forças da contra-revolução interna e agora surgem do outro extremo a invasão das nações imperialistas. Quatorze nações imperialistas invadiram a Rússia naquele ano de 1918, segundo os livros de História, mas segundo Paulo Francis de Nova Yorque foram vinte e uma nações covardes, como ele mesmo as chamou.

E, no entanto, um ano depois todas as nações que invadiram a Rússia – Turquia, Japão, Polônia, Inglaterra, França, Estados Unidos –  foram derrotadas. Nem uma única se deixou sobrar em território revolucionário

Veja Êxodo 14.26-31: Finalmente, Javé disse a Moisés: Estende tua mão sobre o mar, para que as águas voltem sobre os egípcios, sobre seus carros de guerra e sobre seus cavalarianos. Moisés estendeu imediatamente a mão sobre o mar, e, ao amanhecer, o mar começou a voltar ao seu estado normal. Nesse ínterim, os egípcios fugiam do seu encontro com ele, mas Javé desembaraçou-se dos egípcios no meio do mar. E as águas voltavam. Por fim cobriam os carros de guerra e os cavalarianos, pertencentes a todas as forças militares de Faraó e que haviam entrado no mar atrás deles. Nem mesmo um só deles se deixou sobrar.

Vejamos. O que é o PARA QUE AS ÁGUAS VOLTEM SOBRE OS EGÍPCIOS? Certamente que estas águas foram a força da revolução através do seu proletário. A força dos proletários se voltou contra as nações imperialistas intervencionistas. Foi verdadeiramente um dilúvio que caiu sobre as forças opressoras.

Moisés estendeu imediatamente a mão sobre o mar... Isto foi a pronta reação de Lênin ao anúncio de que as forças imperialistas tinham entrado na guerra... E ao amanhecer o mar começou a voltar ao seu estado normal... Um ano depois pela derrota das forças intervencionistas e internas então tudo começou a voltar ao seu estado normal...

E as águas voltavam... por fim cobriam os carros de guerra e os cavalarianos... Ora, estas águas que voltavam e cobriam os carros de guerra e os cavalarianos certamente que eram as águas da revolução... cobrindo todas as forças militares dos opressores...

Nem mesmo um só deles se deixou sobrar... Nem uma única daquelas quatorze nações, segundo os livros de História, e vinte e uma nações, segundo Paulo Francis, se deixou sobrar no território revolucionário... Todas elas foram derrotadas...

Ícaro: vamos analisar agora Êxodo 14.25: “(...) e os egípcios começaram a dizer: Fujamos de qualquer contato com Israel, porque Javé certamente está lutando por eles contra os egípcios.
Ora, as nações imperialistas enviavam tropas militares para combater na Rússia contra os bolcheviques, e o que sucedia é que estas tropas militares, entrando em contato com os bolcheviques, propagandistas bolcheviques se adiantavam e dirigiam discursos á estas tropas militares esclarecendo a eles o real caráter da revolução proletária na Rússia. E muitos destes soldados abandonavam as hostes dos opressores e se passavam para o lado dos bolcheviques e passavam a lutar ao lado deles.

E foi justamente isto que meteu medo nas nações imperialistas. Com medo de que a soldadesca fosse contagiada pelos ideais da revolução e voltassem para seus países e fizessem ali a revolução, então eles decidiram fugir da guerra... Exatamente como diz a Palavra de Deus... Fujamos de qualquer contato com os comunistas pois as massas populares estão lutando por eles contra nós...

Vamos analisar agora Êxodo 14.24 e 25: E sucedeu, durante a vigília da madrugada, que Javé começou a olhar para o acampamento dos egípcios, desde a coluna de fogo e de nuvem, e passou a lançar o acampamento dos egípcios em confusão.  E ele desprendia as rodas dos seus carros, de modo que os dirigiam com dificuldade; e os egípcios passaram a dizer: FUJAMOS DE QUALQUER CONTATO COM ISRAEL, PORQUE JAVÉ CERTAMENTE ESTÁ LUTANDO POR ELES CONTRA OS EGÍPCIOS.

Ora, por ocasião da vitória bolchevique dois jornalistas entraram em disputa: dado a lógica que apontava para o massacre dos bolcheviques, um jornalista disse que só o tempo iria explicar como os bolcheviques saíram vitoriosos duma guerra onde qualquer lógica apontava para a sua inevitável derrota. Este jornalista intuía um mistério na vitória bolchevique; suspeitava de que teria havido uma intervenção transcendente a seu favor. Mas outro jornalista, certamente que materialista, respondeu dizendo que não havia nenhum mistério na vitória bolchevique e que ela se explicava unicamente pela desunião havida nas forças invasoras e opressoras. Eles não se entendiam entre si, e não só cada general russo da contra-revolução interna já se preparava para ser ele o novo ditador da Rússia, como as nações intervencionistas cada qual delas já fazia planos em ficar com a maior parte do território russo. Com a maior parte do botim de guerra.

Foi a falta de união nas hostes das forças opressoras que as levou à derrota? A aguda confusão que se instalou no meio delas a responsável pela sua derrota?
Mas, veja o texto bíblico... E Javé passou a lançar o acampamento dos egípcios em confusão... E ele desprendia as rodas dos seus carros de guerra, de modo que os dirigiam com dificuldade...

Ora, uma das nações invasoras, a França, enviou uma força naval para combater na Rússia... E quando chegaram perto eles se rebelaram... E se negaram a prosseguir... E OS DIRIGIAM COM DIFICULDADE... As hostes opressoras estavam tendo dificuldades em conduzir a guerra...

Vejamos agora Êxodo 15.9: O inimigo disse: Perseguirei! Alcançarei! Repartirei os despojos! Minha alma se encherá deles! Puxarei da minha espada! Minha mão os desalojará!

Ora, estas palavras se encaixam perfeitamente nas hostes opressoras. Elas realmente disseram: Vamos perseguir os bolcheviques! Vamos alcançar os bolcheviques! Vamos repartir os despojos da guerra entre nós! Nossa alma se encherá dos bolcheviques! Vamos puxar da nossa espada contra os bolcheviques! Nossa mão vai desalojar os bolcheviques.

Mas, vem a sequência do cântico que eles cantaram naquele dia de vitória: SOPRASTE COM O TEU FÔLEGO, O MAR OS COBRIU; AFUNDARAM COMO CHUMBO EM ÁGUAS MAJESTOSAS. QUEM ENTRE OS DEUSES É SEMELHANTRE A TI, Ó JÁVÉ? QUEM É SEMELHANTE A TI, MOSTRANDO-SE PODEROSO EM SANTIDADE? AQUELE A SER TEMIDO COM CÂNTICOS DE LOUVOR, AQUELE QUE FAZ MARAVILHAS?

Portanto: Ícaro: peço que olhe a questão com atenção. Quem fez na Rússia a revolução só pode ter sido Deus, e o seu instrumento foi mesmo Lênin. Esta verdade precisa ser dada a conhecer. Os religiosos cristãos têm de ouvi-la. Porque a direita soprou nos seus ouvidos que Deus lutou contra o comunismo a favor deles. Papas e pastores disseminaram esta mentira. E é uma mentira que precisamos desmascará-la. A luta de Deus tem sido através do comunismo e das forças que lutaram e lutam contra o imperialismo e o capitalismo.

Veja Êxodo 15.20: E Miriã, a profetiza, irmã de Arão, passou a tomar um pandeiro na mão; e todas as mulheres começaram a sair com ela com pandeiros e em danças. E Miriã respondia aos homens: Cantai a Javé, pois ele ficou grandemente enaltecido. Lançou no mar o cavalo e seu cavaleiro.

O que é isso? Certamente que são todas as igrejas, todas as denominações religiosas, que ouvindo a verdade então irá se acordar que Deus realmente esteve com os bolcheviques. Já não tem mais nada que ver com as hostes dos opressores.

Temos de fazer o trabalho. Hoje creio que somos apenas três ou quatro marxistas que podem ser o início de um novo movimento revolucionário sobre a terra, Lúcio Espírito Santo, Adamir Gerson, Giovanik Tarcilof e Ícaro Leal Alves. Mas podemos sim crescer. Temos tudo para crescer. E o caminho agora para o seu crescimento é fazermos crescer a comunidade SOCIALISMO CELESTIAL. Muitos irão se conscientizar que este é O CAMINHO ÚNICO para as forças de esquerda se levantar. Não há outro caminho. Por certo que muitos que militam no PCO, no PSTU, no PC do B, no PCB, no PSOL e especialmente os revolucionários que por falta de opção permanecem no PT, virão para o nosso lado. Temos de trabalhar. É o nosso trabalho, e nenhum outro, quem realmente irá colocar fim ao domínio dos opressores, porque aquele mesmo Deus que afundou nas águas do Mar Vermelho as forças opressoras naquele ano de 1918 é Ele quem está conosco, para nos dar a vitória, crescimento, alegria e alegria sem fim.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ... Com o Égo enfraquecido pelas desigualdades Socio, Politica e Econômica provindas da ignorancia e os bombardeios midiáticos, com sujestões de poder ilusório... faz com que os proletários sintam-se presos ao feitiço Capetalista, sem poder intelectual de reação...

    ResponderExcluir